Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/07/2021 às 09h44min - Atualizada em 11/07/2021 às 10h17min

O que são BLs e por onde começar

Ana Carolina Dacioli - Editado por Fernanda Simplicio

BL, é uma sigla para o termo Boys Love, que na tradução literal significa Amor de garotos, que são representações de relacionamentos homoafetivos entre dois homens, em diversos formatos midiáticos, como filmes, livros, séries e outros. O termo é mais utilizado em produções asiáticas do gênero, que geralmente, tem como público alvo, garotas, na fase da adolescência, e tem se popularizado cada vez mais com a disseminação da cultura asiática aqui no ocidente. Mangás, animes, jogos, kpop e os famosos, dramas, popularizados como doramas, que vem sendo cada vez mais assistidos, com as produções e distribuições através de streamings. 

 

Esse gênero não é novo, já que ele vem sendo consumido em países da Ásia, como Japão e, principalmente, na Tailândia, um dos maiores mercados do gênero, hoje em dia. Existem algumas discordâncias, pois para alguns, BL, Yaoi e Shōnen-ai são vários termos para a mesma coisa, romance entre homens, que pode ser leve e inocente, Shōnem-ai, ou mais eróticos, Yaoi.

 

Tendo surgido, no Japão, por volta dos anos 60, BL, abreviação de boys love - termo que só foi adotado por publicações japonesas do gênero nos anos 90 -, é um nome diferente para o gênero Yaoi,  que são mangás, inicialmente, criado para e por mulheres, que foram revolucionários para a época, trazendo histórias com um teor sexual maior do que mangás shoujo - gênero voltado para o público feminino -, além de abordar temas sobre sexualidade e gênero. Logo, o gênero foi se espalhando pelos outros países da Ásia, e acabou chegando no ocidente, com publicações em inglês feitas a partir de 2003, na América do Norte.

 

Na TV, foram produzidos filmes e novelas, e hoje, um dos países que mais produz dramas do gênero e que já tem um mercado consolidado é a Tailândia, com mais de 80 produções só em 2020. Até mesmo na China, onde a representação de cenas de romance entre homens é proibida, existem diversos dramas muitos conhecidos pelo público que já é fã do gênero. A Coreia do Sul também tem aumentado o número de produção do gênero, começando a exploração dos BLs e da representação de Homossexuais como personagens principais. Outros países como Taiwan e Filipinas também possuem produções do gênero.

 

Assim como, nos mangás, dorama BLs, possuem diversas classificações indicativas e subgêneros, alguns de teor mais erótico, violentos, com representação de relacionamentos extremamente, tóxicos e abusivos, e outros bem romanticos e melodramáticos.

Agora, que o conceito está mais claro, confira algumas recomendações, para explorar mais o gênero:

 

Wish you: Your melody in my heart

 

Ficha Técnica: Desejo A você: Sua melodia do meu coração | título original: WISH YOU: 나의 마음속 너의 멜로디 | Episodios: 8 | Ano: 2020 | Classificação indicativa: + 13 | Disponível no Viki

 

Kang In Soo é um cantor apaixonado pela música e que se apresenta nas ruas. Apoiado por seus amigos, In Soo espera um dia viver da música, mas fazer isso não é fácil. Recusando-se a desistir de seus sonhos, In Soo continua tocando e seu melhor amigo, Min Sung grava tudo e posta no YouTube.

 

Yoon Sang Yi que trabalha em uma grande gravadora,  está sempre em busca de novos talentos, quando acaba vendo os vídeos e as apresentações de In Soo e se tornou um dos seus maiores fãs. Convencido de que In Soo pode se dar bem, ele recomenda que o jovem artista se junte ao projeto de novos artistas de sua empresa, In Soo aceita a oferta e logo se muda para a residência da empresa com Sang Yi.

 

À medida que os dois vivem e trabalham juntos, os sentimentos começam a florescer. Infelizmente, à medida que seus sentimentos aumentam, obstáculos e conflitos começam a surgir. Será que In Soo conseguirá realizar seu sonho de viver da música? Mesmo com as dificuldades, o amor entre os dois vai florescer?


 

Love by Chance


 

Ficha Técnica: Amor por acaso | título original: บังเอิญรัก | Episódios: 25 (2 temporadas) | Ano: 2018 - 2020 | Classificação indicativa: + 18 | Disponível no Viki

 

Pete é um garoto tímido que precisa se adaptar a uma nova faculdade, por ser rico e belo, as pessoas tendem a se relacionar com ele por interesse, por isso, ele é sempre tímido e fechado. Um dia ele conhece, Ae, um calouro na faculdade de engenharia, atleta do time de futebol, que sempre ajuda a todos, sem esperar nada em troca e ele ajuda Pete, que está sendo chantageado por um ex-namorado.

 

Pete começa a desenvolver sentimentos por Ae, principalmente, por sua natureza gentil e boa, mas ele tem medo de se relacionar, devido aos traumas do passado e ele decide apenas manter um boa amizade com o mesmo. No entanto, com tempo e paciência, o relacionamento deles começa a crescer e eles se tornam mais próximos do que qualquer um deles poderia ter imaginado.

 

Com a segunda temporada de 13 episódios, Amor por Acaso: uma chance de amar, o casal Tin e Can, deixaram de ser secundários, se tornando os protagonistas e tendo sua história reescrita. Tin cresceu com riquezas e privilégios, sempre cercado de pessoas que o usavam, ele acaba crescendo arrogante e desconfiado. Até que ele conhece Can, um garoto confiante e bondoso, após alguns atritos, Tin e Can se tornam amigos. Logo, Tin começa a perceber que seus sentimentos vão além dos de amizade, ele terá coragem para confessar seus sentimentos, e Can sente o mesmo?


 

Addicted Heroin

 

Ficha Técnica: Viciado | título original:上瘾 | Episódios: 15 | Ano: 2016 | Classificação indicativa: + 18 | Disponível no Viki

 

Baseado no romance ‘Are you Addicted?’ de Chai Ji Dan, o drama  acompanha Bai Luo Yin, que desde criança vive com seu pai divorciado e sua avó doente. Quando completou 16 anos, ele descobre que sua mãe biológica se casou novamente, com um oficial militar de alto escalão, e ele agora também tem um meio irmão, Gu Hai, que perdeu a mãe e guarda rancor de seu pai.

 

Por obra do destino, os meio-irmãos são colocados na mesma classe no ensino médio, não se dando bem de início, mas logo, o sentimento deles começa a mudar.


 

Pornographer

 

Ficha Técnica: O Romancista | título original:ポルノグラファー | Episódios: 6 | Ano: 2018 | Classificação indicativa: + 18 | Disponível no Viki

 

Kuzumi Haruhiko é um estudante universitário, que um dia causou um acidente de bicicleta, que fez com que o escritor Kijima Rio machucasse o braço. Kuzumi não tem seguro ou dinheiro para pagar pelos ferimentos do escritor, então Kijima pede a Kuzumi para transcrever algumas de suas histórias. 

 

Kuzumi fica surpreso ao saber que são histórias eróticas, mas continua a ajudar o escritor mesmo com coisas não relacionadas à escrita, porém seus sentimentos e desejos parecem crescer a cada dia, mesmo ele não sabendo nada sobre Kijima.

 

O drama ganhou 2 sequências, um curta e um longa metragem, acompanhando os acontecimentos após a conclusão da primeira temporada.

Além disso, o drama ganhou um prelúdio de 6 episódios, chamado Mood Indigo, que conta mais sobre o passado de Kijima, durante a época da escola. 


 

Outros dramas como The Untamed (2019), Color Rush (2020), Tharntype (2019), Together With Me (2017), Life on the Line (2020) e Long Time no See (2020), também estão entre os mais populares em diversas listas, como o My Drama List, e são dramas para assistir ou ficar de olho, já que nem todos estão disponíveis nos serviços de streaming do Brasil.



 

REFERÊNCIAS: 

 

NUNES, D. Novo gênero de K-drama? Conheça 4"K-Bls" para se apaixonar. Koreapost, 2021. Disponível em <https://www.koreapost.com.br/colunas/coreia-na-tv/a-nova-febre-dos-k-dramas-4-bl-web-dramas-para-voce-se-apaixonar/> Acesso em 05 de jul. de 2021

 

[LISTA] 10 BLs tailandeses que você precisa conhecer. Koreain, 2020. Disponível em <https://revistakoreain.com.br/2020/06/lista-10-bls-tailandeses-que-voce-precisa-conhecer/?noamp=available#:~:text=BL%20%C3%A9%20uma%20sigla%20para,hist%C3%B3rias%20protagonizadas%20por%20personagens%20gays.>  Acesso em 05 de jul. de 2021.

 

LISTA | Indicações de séries BLs e LGBT+ asiáticos para iniciantes. Central BoysLove, 2020. Disponível em <https://www.centralboyslove.com/2020/12/lista-indicacoes-de-series-bls-e-lgbt.html?m=1> Acesso em 05 de jul. de 2021.

 

Fernando. Doramas BL Japoneses: Indicação de BLs do Japão e Onde Assistir. Global Geek, 2021. Disponível em <https://www.globalgeek.com.br/doramas-bl-japoneses-lista-indicacao-de-bls-do-japao/amp/> Acesso em 05 de jul. 2021.

 

MITCHELL, A. The complex phenomenon of Boy Love dramas.  I-D, 2020. Disponível <https://i-d.vice.com/amp/en_uk/article/5dzyqd/the-complex-phenomenon-of-boy-love-dramas> Acesso em 05 de jul. 2021.

 

6 Korean BL Dramas To Get Your Heart Racing. Soompi, 2021. Disponível em <https://www.soompi.com/article/1465470wpp/6-korean-bl-dramas-to-get-your-heart-racing> Acesso em 05 de jul. 2021.

 

YAOI. In: Wikipedia. Disponível em <https://en.m.wikipedia.org/wiki/Yaoi>. Acesso em: 07 de jul. 2021

 

FERNANDO. BL: Guia definitivo do universo Boys Love! Parte 1: Significado e Origem. Global Geek, 2020. Disponível em <https://www.globalgeek.com.br/bl-guia-definitivo-boys-love-o-que-e/amp/> Acesso em 07 de jul. 2021


Estes são os melhores dramas Thai BOY LOVE. Kpop Lat, 2021. Disponível em <https://kpoplat.com/2021/02/12/estes-sao-os-melhores-dramas-thai-boy-love/amp/> Acesso em 07 de jul. 2021

 

CABRAL, JM. Boys Love Series: The Hype and What To Watch. Nerd Daily, 2020. Disponível em <https://thenerddaily.com/boys-love-series/> Acesso em 07 de jul. 2021

 

The Evolution of “Boys’ Love” Culture: Can BL Spark Social Change?. Nippon, 2020. Disponível <https://www.nippon.com/en/in-depth/d00607/> Acesso em 07 de jul. 2021


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »