Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/07/2021 às 21h31min - Atualizada em 09/07/2021 às 10h06min

Violet Evergarden e nossa busca pelo "eu te amo!"

O anime Violet Evergarden serve como pano de fundo para debater acerca do real significado da frase "eu te amo!" e suas variantes

Hellen Almeida - Edição por Brenda Freire
Anime: Violet Evergarden// Reprodução: Pinterest

“Eu te amo!”, alguma outra fala gera mais comoção no coração de alguém do que essa? O sorriso que se abre instantaneamente, o peito que se enche de alegria genuína e as famosas “borboletas no estômago". Todavia, já parou para questionar seu verdadeiro significado?

 

É justamente isto que Violet - protagonista da animação Violet Evergarden - busca em sua jornada: o significado da fala “Eu te amo”. Para tal, em uma sociedade pós-guerra  - onde a mesma foi utilizada como “arma” de luta - Violet se torna autômata de auto memória e percorre o mundo, conhecendo diversos indivíduos e seus significados pessoais para o termo “amor”. Se interessou pelo anime? Então clique aqui para saber mais.

 

“Eu te amo” e o significado social

 

Quando essas palavras são ditas, muito se pensa no amor romântico: aquele entre duas pessoas que normalmente planejam unir suas vidas para sempre em uma relação duradoura e estável. Todavia,  de acordo com o site “Significados”, o sentido da fala que move essa matéria é:

 
“Eu te amo'' é uma expressão usada por aqueles que querem demonstrar o seu amor, afeto e carinho por alguém com significado especial. Por isso, muitas vezes é dita entre amigos ou familiares e não somente entre os casais..” afirma a plataforma.
 

Logo, pode-se deduzir que esse sentimento não se restringe ao romance, muitas das vezes retratados nas obras literárias, cinematográficas e afins. 

 

Amor vs. Paixão: mesmo sentimento?

 

Contudo, há outro termo que por sua semelhança com o amor pode ser confundido: a paixão. Muitos confundem esses sentimentos, sentem paixão, mas afirmam com todas as suas forças que é amor. Afinal, são a mesma coisa? 

 

Para responder esta indagação, três pessoas foram convidadas a apresentarem suas opiniões respectivamente, os graduandos em jornalismo: Karina Santos - que já colaborou conosco nesta matéria - Pedro Siqueira e a estudante de zootecnia, Karen Freitas:

“Na minha visão, amor e paixão são coisas opostas que se complementam [...] Acredito que a principal diferença entre os dois seja que o amor é uma decisão e a paixão é um sentimento onde você não para de pensar na pessoa e quer incluí-la em tudo. Já amar é quando você decide passar todos os dias da sua vida, enquanto der certo, sendo companheiro e melhor amigo daquela pessoa.”
“Ao meu ver, paixão é um sentimento cego e frágil. O amor verdadeiro, por sua vez, é sólido.
“Acredito que o amor seja algo abstrato e completamente indefinível [...] penso que a paixão está presente no amor em forma de admiração, mas nem sempre o amor está presente na paixão [...] No amor às vezes nem sabemos exatamente o motivo de amarmos alguém. Já a paixão é algo momentâneo, sendo normalmente despertado por alguma característica da pessoa.” Finalizam

Amor e suas variáveis

 

A junção dessas três palavras possuem significados e demonstrações diversas: Amor romântico: amar um parceiro(a) com o(a) qual pretende partilhar sua vida daquele momento em diante, pois a mesma sem ele(a) já não tem tanto sentido.

 

Há ainda o amor familiar: aquele onde nos preocupamos e desejamos o bem daqueles que estão conosco desde nossos primeiros instantes de vida: pai, mãe, irmãos, avós, avôs, primos etc. Normalmente é associado a comidas afetivas: aquele prato que apenas aquela pessoa sabe fazer e estará sempre em sua memória. Para saber mais, clique aqui.

 

Como uma vez afirmou Shakespeare: “Amigos são a família que nos permitiram escolher”, logo, a amizade - verdadeira e saudável - também é um amor, aquele onde nos conectamos com uma pessoa na infância e adolescência por um interesse em comum. Aquelas pessoas com as quais sabe que pode contar para risadas, confidências e tristezas.

 

E por fim, não se pode esquecer de um que apresenta suma importância: o amor próprio: aprender a se amar, identificar suas qualidades, defeitos e virtudes.

“Eu te amo!”

 

Afinal, qual é a resposta? O amor tem suas distinções e conceitos divergentes para cada indivíduo, como podemos ver aqui. No decorrer de sua caminhada Violet vai acrescentando mais pontos sobre a real relevância dessa frase, e talvez como Violet, estamos fazendo o mesmo.

 

E para você: Qual o significado de “Eu te amo”? Deixe nos comentários!

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »