Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/07/2021 às 16h44min - Atualizada em 09/07/2021 às 11h57min

Muito além da estética: tatuar é expressão

"Eternizar algo de importância para alguém, em forma da arte da tatuagem" é a missão de Kaio Pablo

Fernando Azevêdo - Edição por Brenda Freire
Reprodução: Unsplash


A busca por um significado move o mais íntimo do ser humano. De perguntas filosóficas profundas a mistérios básicos do cotidiano, é sempre bom ter o sentido das coisas desvendado. As tatuagens cumprem um importante papel dentro desse mundo dos significados, pois eternizar uma marca no corpo pode também ser uma forma de lembrar que história ela conta e o que ela expressa.

 

A importância do ato de tatuar acompanha as pessoas desde a antiguidade, mas não se sabe ao certo sua origem. Diversas sociedades atribuíram significados particulares ao ato, marcando no corpo, mas também no tempo e no espaço, manifestações culturais delas mesmas. 

 

Hoje, mesmo sem respostas concretas ao porquê do uso das tatuagens, compreende-se que elas são uma possibilidade de expressão subjetiva. Antes associadas a grupos específicos - surfistas e punks, por exemplo -, hoje mais pessoas buscam representar alguma coisa em seus corpos.

 

A tatuagem é livre. Ela pode ter apenas um valor estético. A beleza dos traços, facilitada pelo emprego de inúmeras técnicas e estilos de tattoos, às vezes é o que mais importa. Porém, pode ir muito além disso, carregando muita expressividade. É nesse sentido que fala o tatuador Kaio Pablo, 35 anos. "Com certeza, [a tatuagem] expressa. Claro que existe muito a questão apenas da estética, mas a grande maioria dos clientes procuram fazer algo que tenha significado na vida deles", diz.

 

O estudante João Daniel, de 21 anos, está entre aqueles que usam a tatuagem como forma de expressão, para expressar um significado maior. "Acredito que as minhas tatuagens significam para mim mais do que palavras ou símbolos, porque cada uma tem seu significado ao pé da letra e tem um significado pessoal para mim", relata. 

 

"Acho que as tatuagens pra mim são uma forma de eternizar coisas que fazem parte da sua personalidade naquele momento", diz João.

O jovem já fez três tatuagens e cada uma têm um sentido. Dentre elas, há o trecho de uma música: "Legends, de Juice WRLD. Sou muito fã dele e quando ele morreu foi um choque para mim, aí fiz a tatuagem para homenagear ele".

 

  

Kaio tatua há quase 6 anos. Procurando algo novo para sua vida, entre 2013 e 2014, ele acabou chegando ao mundo da tatuagem. Um colega do clube de motociclistas comentou sobre ele desenhar bem e o incentivou a investir na tatuagem. Desde então, Kaio foi estudando, viu que tinha um futuro nesse mundo e se especializou. O que começou como uma "brincadeira", agora é a renda principal dele.

 

 

"Paciência, mais respeito, menos julgamento" é um dos principais ensinamentos que a tatuagem trouxe para Kaio. Ele gosta de tatuagens que tenham significado, tanto as dele - momentos bons, momentos ruins, coisas ligadas ao motociclismo, à família e aos negócios - como as dos clientes. Certas coisas merecem ser eternizadas. 
 

"Tatuar para mim é uma forma de poder eternizar na pele dos clientes momentos, fases, atitudes, amores, sentimentos. Enfim, de uma certa forma poder eternizar algo de importância para alguém, em forma da tatuagem", diz Kaio.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »