O conhecimento da formação social de um país é de extrema importância para a compreensão da construção de uma nação. É dessa maneira que o escritor brasileiro, Laurentino Barbosa imerge sua trilogia ‘Escravidão’ que ganhou espaço, em pouco tempo, nos corações de muitos leitores.
A trilogia de Laurentino adentra no histórico da população africana escravizada no Brasil, traçando os meios que levaram a essa realidade, com contestações e exibições de conceitos importantes. O autor constrói seus escritos por meio de uma linha do tempo e todas as edições se interligam. Em seu primeiro volume, lançado em 2019, foi feito com foco na África, contextualizando as capturas de escravos protagonizadas nessa nação, comandadas pelos portugueses. Além disso, o escritor apresenta realidades em outros cenários, como por exemplo na Grécia e Roma antigas. Vale destacar que, esse primeiro volume ganhou no ano passado, o Prêmio Jabuti - prêmio literário mais tradicional do Brasil.
"Se você quiser entender o Brasil em uma dimensão mais profunda, precisa estudar a escravidão. Tudo que fomos no passado, o que somos hoje e que nós gostaríamos de ser no futuro tem a ver com a escravidão"
É notório que a trilogia escrita por Laurentino veio para ganhar espaço nas estantes e no coração do público leitor, dessa forma, é importante destacar a previsão do lançamento do terceiro e último volume dessa saga. De acordo com Brazil Journal o lançamento será em 2022 e retratará a Lei Áurea, seus desdobramentos e heranças.
Obras de Laurentino Gomes: