Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/07/2021 às 21h52min - Atualizada em 09/07/2021 às 21h50min

Ao infinito e além: Estados Unidos e China disputam para conquistar Marte

O planeta tem sido o atual foco das pesquisas intergaláticas

Tamires Batista de Jesus - Editado por Manoel Paulo
O nome Marte vem da mitologia grega que era um deus guerreiro e militar. Imagem de Mark Garlick; Reprodução: Getty Images;
Marte é o quarto planeta do sistema solar, também conhecido pelo nome de Planeta Vermelho por conter óxido de ferro na sua superfície que o faz ter uma cor avermelhada. Foi descoberto pela equipe do astrônomo Roberto Orosei, pesquisador da Universidade de Bolonha, que o planeta possuía água na sua composição por conter um lago embaixo de uma camada de gelo. Gerando o interesse de empresas como a SpaceX e órgãos governamentais como a Administração Nacional da Aeronáutica NASA e a Agência Espacial Chinesa (CNSA).

Até o momento, somente três países conseguiram pousar em Marte, são eles a União Soviética (1971), os Estados Unidos (1976) e a China (2020). Semelhante à Guerra Fria, onde a lua era um local estratégico para disputa de supremacia tecnológica entre os governos soviético e americano, explorar Marte representa uma vantagem na corrida espacial das potências econômicas atuais os Estados Unidos e China. 

A sonda mais recente lançada pelos Estados Unidos se chama Perseverance (Perseverança, em português) seu lançamento foi em 30 de julho de 2020 e sua aterrissagem na superfície de Marte ocorreu em 18 de fevereiro de 2021. O lançamento faz parte da missão Mars 2020 da NASA, que também enviou o helicóptero Ingenuity (Ingenuidade, em tradução livre). Um dos objetivos do rover é estudar a geologia do planeta vermelho, procurando sinais de vida no planeta e coletando amostras de pedras e detritos para estudo.



Em 23 de julho, a Administração Espacial Nacional da China lançou o rover Zhurong que faz parte da missão Tianwen-1. Ele foi lançado pelo foguete Long March 5 do centro de lançamento espacial Wenchang, em Hainan. O aparato é composto por um radar de penetração do solo, detector de campos magnéticos, instrumento meteorológico, espectrógrafo infravermelho com indução a laser e uma câmera multiespectral. Esse é o primeiro lançamento do país.
 
Por uma publicação no Twitter da Xinhua, agência de notícias oficial do governo da República Popular da China, são divulgadas imagens realizadas pelo rover na superfície marciana. “O rover marciano Zhurong da China viajou mais de 300 metros na superfície do planeta vermelho e enviou para Terra algumas imagens sobre as rochas, areia e poeira marcianas”.

Há 60 anos o solo de Marte é estudado. O planeta também faz parte do imaginário popular associando-lhe um lugar de vida extraterrestre.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »