Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/07/2021 às 08h03min - Atualizada em 12/07/2021 às 08h31min

Livros brasileiros de fantasia que você precisa conhecer

Valesca Isamara - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Guia55/ Reprodução: Google
Segundo dados da Nielsen (Centro de pesquisa americana), o segmento de fantasia foi o que mais cresceu no mercado editorial, com 61% de aumento no volume de vendas desde março de 2020. Antes mesmo da pesquisa, as editoras já haviam percebido uma turbinada em vários títulos. Pesquisas internas feitas por algumas delas indicam que as obras de fantasia estão sendo mais consumidas por adolescentes e os chamados jovens adultos (até 25 anos).

Embora o mercado editorial no Brasil oferece cada vez mais inúmeras possibilidades de leitura. Quando falamos de livros de fantasias ou ficção cientifica, o brasil não é o primeiro país que vem em nossa mente. Não somos grandes produtores ou consumidores de produções nacionais desse gênero. Porém, algumas produções brasileiras vêm se destacando. Por isso, resolvermos trazer uma lista com excelentes livros de autores brasileiros, para que possamos quebrar esse estereótipo e abrir espaço para nossa cultura, segue o fio.
 
  1. A Ordem Vermelha, de Felipe Castilho (2017)

 
A última região habitada do mundo, Untherak, é povoada por humanos, anões e gigantes, sinfos, kaorshs e gnolls. Nela, a deusa Una reina soberana, lembrando a todos a missão maior de suas vidas: servir a Ela sem questionamentos. No entanto, um pequeno grupo de rebeldes, liderado por uma figura misteriosa, está disposto a tudo para tirá-la do trono. Com essa fagulha de esperança, mais indivíduos se unem à causa e mostram a Una que seus dias talvez estejam contados.
 
  1. Sétimo, de André Vianco (2002)
 
Sétimo é continuação de Os Sete, uma das obras mais importantes do terror nacional. Assim como o primeiro volume, este livro revitaliza o mito dos vampiros, em uma atmosfera de medo, suspense e fantasia, levando ação e grandes batalhas para cenários urbanos reconhecíveis por qualquer leitor. Na trama, o último dos vampiros desperta e dá início a um reinado de terror entre humanos e criaturas das trevas sob sua liderança impiedosa. Sétimo, o vampiro-monstro, o único capaz de caminhar sob a luz do sol, cria um exército sombrio para vingar-se dos responsáveis pela sua maldição. Enquanto isso, Tiago, que caçou e combateu os mortos-vivos antes de tornar-se um deles, tenta se acostumar à sua nova vida noturna e conciliar sua condição odiosa e seu relacionamento com Eliana.

 
  1. O Castelo das Águias, de Ana Lúcia Merege (2012)
        

Localizado nas Terras Férteis de Athelgard, o Castelo das Águias é uma região habitada por homens e elfos, abrigando uma surpreendente Escola de Magia, onde os aprendizes devem se iniciar nas artes dos bardos e saltimbancos antes de qualquer encanto ou ritual. Anna de Bryke é uma jovem que aceita a responsabilidade de ser tornar a nova Mestra de Sagas do Castelo. Enquanto se adapta a nova vida, uma exigência do Conselho de Guerra das Terras Férteis põe em risco a vida e a liberdade das águias. Anna lutará para preservá-las, descobrindo uma teia de conspiração que envolve importantes magos do Castelo.
 
  1. Não pare, de Fml Pepper (2014)
Na história, a jovem Nina Scott, enfrenta constantemente mudanças de cidades em decorrência ao emprego de sua mãe e Nina passa a odiar ter que todo ano recomeçar em uma nova escola. Quando, pela primeira vez, aparece uma estabilidade e uma promessa de sua mãe a respeito de sua permanência em Nova York, Scott deduz que sua vida normal está por começar. Mas acaba, na verdade, descobrindo que não será bem assim.
Sempre envolvida em problemas e acidentes, Nina começa a notar que estranhos acontecimentos macabros e a morte estão sempre ao seu redor, fazendo-a questionar sua própria mente. Quando, então, respostas começam a aparecer, não são bem as que a jovem esperava.
 
  1. Labirinto de espelhos, de Barbara Negrão 
Em um romance vampírico, Labirinto de Espelhos conta a história de Eva e William. A narrativa traz o personagem principal como um vampiro centenário que sonha com Eva desde quando ela ainda era muito jovem, o que faz com que ele passe grande parte dos anos depois dos primeiros sonhos à sua procura e nos mostra a vida da jovem humana. Eva é uma garota comum que começa a sofrer quando seu melhor amigo desaparece sem deixar rastros.
Ambos embarcam em um romance cheio de conflitos e desafios, colocando em risco a vida de ambos e fazendo-a se envolver ainda mais em um mundo obscuro do qual não fazia ideia existir antes.

 


REFÊRENCIAS:
 
RAAD, C. Conheça cinco livros de fantasia brasileiros para ler na quarentena. FALA UNIVERSIDADES.  30 de ago. de 2020. Disponível em:  <https://falauniversidades.com.br/conheca-cinco-livros-de-fantasia-brasileiros-para-ler-na-quarentena/>. Acesso em: 10 de jul. de 2021.

BERTRAMI, L. 12 livros brasileiros de horror, ficção científica e fantasia que você não pode deixar de ler. NOTA TERAPIA. 15 de mai. de 2020. Disponível em: <https://notaterapia.com.br/2020/05/15/12-livros-brasileiros-de-horror-ficcao-cientifica-e-fantasia-que-voce-nao-pode-deixar-de-ler/> Acesso em: 10 de jul. de 2021.
 
Apanhadão: Procura por livros de fantasia disparam na pandemia PUBLISHNEWS. 05 de abr. de 2021. Disponível em: <https://www.publishnews.com.br/materias/2021/04/05/apanhadao-procura-por-livros-de-fantasia-disparam-na-pandemia> Acesso em 10 de jul. de 2021.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »