Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/07/2021 às 12h00min - Atualizada em 12/07/2021 às 19h04min

A Marvel e suas inovações

Raila Costa - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Disney/Marvel . Reprodução: Google

Fundada na década de 30 por Martin Goodman, a Marvel era apenas uma empresa que fazia história em quadrinhos. Sendo os seus primeiros personagens a serem criados, Tocha Humana que entrava em combustão quando tinha contato com o ar - e  Namor - uma espécie de príncipe submarino. O surgimento desse novo universo de super-heróis e vilões, conquistou os leitores e dessa forma, deixou uma abertura para inserir outros personagens nesse universo elaborado pela Marvel, e posteriormente tendo a colaboração de Stan Lee.

 

Mas foi no ano de 2008, que a Marvel revolucionou o cinema com um novo estilo de filmes do gênero de super-heróis, o seu primeiro filme de uma nova era, Homem de Ferro, dando início a fase 1, contendo seis filmes nesta fase. É significativo lembrar, que os filmes da Marvel eram divididos em três fases, a segunda e a terceira tinham também a presença de séries, diferentemente da primeira. Sendo assim, a última  é concluída com o filme Vingadores: Ultimato, no ano de 2019. Mas como por trás de tudo há um planejamento, ao concluir as fases, o último filme deixou entrada para séries. Essa inovação poderia explorar mais as características particulares dos personagens, que não foram usufruídos ou não foi dado o  destaque necessário de suas habilidades.  

 

Por conseguinte, gerou muita expectativa por partes dos espectadores que ficaram e ainda estão no aguardo dessas séries no streaming da Disney+, que neste ano de 2021, realizaram a ampliação dessas histórias além de procurar manter conexões nas suas produções para que assim seja possível ter referências de uma história  dentro de outras através de ganchos. Para que dessa forma, seja  viável a criação de um universo cinematográfico. Como foi o caso da WandaVision, que estreou em janeiro deste ano - dando início a fase 4 dessa nova era -, Falcão e o Soldado Invernal, em 19 de março, Loki, que está fazendo grande sucesso entre os fãs do universo da Marvel. Além disso, outras séries cuja data de estreia ainda não foram divulgadas. Como: Cavaleiro da Lua, Ms. Marvel, Gavião Arqueiro, She Hulk, Invasão Secreta, dentre outros.

 

 Esta estratégia de trabalhar a história desses heróis e vilões em uma perspectiva mais humana, de maneira que mostre seus sentimentos e motivação para tais atitudes, são abordadas nas séries, o que de certa maneira nos aproxima mais dos protagonistas, por entender os seus motivos e o que consequentemente leva-os a agir de tal maneira. Dessa forma, gera um grau de empatia maior entre o público e o personagem. Faz  com que o telespectador sinta a necessidade de acompanhar o desenvolvimento do protagonista, além disso o carisma, humor e easter eggs são bem desenvolvidos durante a narrativa, fórmula perfeita para cativar o público.   


 

REFERÊNCIAS:
NERD ALL STAR. A origem da Marvel | especial 80 anos. YOUTUBE, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pxJPx5Zic-E>. Acesso em: 09 de jul. 2021

FIAUX, Gus. 10 inovações e tendências que o universo cinematográfico da Marvel popularizou!. Legião dos Heróis, 2016. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-inovacoes-e-tendencias-que-o-universo-cinematografico-da-marvel-popularizou.html#list-item-2>. Acesso em: 10 de jul. 2021.

PETRY, Gabriela. Disney+: as 11 séries da Marvel mais esperadas no streaming. Tecmundo, 2021. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/211630-disney-11-series-marvel-esperadas-streaming.htm>. Acesso em: 10 de jul. 2021.

OMELETEVE. Séries imperdíveis da Marvel em 2021. Youtube, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0RifskjDeNk>. Acesso em: 08 de jul. 2021.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »