Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/08/2021 às 14h03min - Atualizada em 13/07/2021 às 14h26min

Tendência atemporal: Cílios volumosos retornam às passarelas com Marc Jacobs

Os cílios volumosos tiveram uma trajetória longa, é que pelo jeito está longe de acabar

Amanda Borges - Editado por Larissa Barros
Reprodução

Com uma visão bem artística dos tempos da pandemia, período no qual é necessário usar máscaras de proteção para cobrir parte do rosto, o estilista Marc Jacobs ousou ao apostar em cílios extremamente volumosos em seus modelos. O desfile de inverno 2021 foi bastante comentado, principalmente por usar os olhos para destacar nossa verdadeira identidade. Será que a moda pega novamente?

Os cílios postiços já são uma invenção bem antiga. De acordo com a jornalista Lauren Valentine, da revista Marie Claire, os seres humanos já se embelezavam e customizavam seus olhos no Antigo Egito, onde as mulheres do Oriente usavam uma pomada e cosméticos específicos para os olhos, chamado Kohl. Ele dava a ilusão de cílios maiores e eram usados para se proteger do sol do deserto. O mesmo acontecia também na Roma Antiga. As práticas parecidas com das mulheres do Egito eram seguidas, pois para elas, os cílios longos indicavam virtude. 

Mas antes de adentramos no resto da história, é preciso destacar que a invenção dos cílios postiços foi uma tortura principalmente para as mulheres que sempre precisaram passar por processos estéticos para se encaixar em algum padrão estético de sua época. 

Não se sabe ao certo quem foi o criador dos cílios postiços, porém alguns nomes são relevantes para entender o surgimento desse acessório. Na década de 1800, algumas técnicas para aumentar os cílios foram implementadas. Segundo um registro médico da univerisdade de Cornell, em 1882, o processo para a colocação dos cílios era indolor, entretanto, nessa técnica era usado cabelo humano e agulhas, o’que obviamente não deu nada certo. Ainda assim, muitos acreditam que na verdade a primeira técnica foi criada por uma mulher canadense chamada Anna Taylor em 1911.

 Mas é certo que sua popularidade só veio graças ao diretor de cinema D.W. Griffith, por usá-los em seu filme Intolerância de 1916, no qual segundo o jornal The New Yorker Times o diretor queria que os olhos da atriz Seena Owen parecessem maiores, quase como algo sobrenatural, e por isso o uso de cílios artificiais era necessário.



 Um tempo se passou e o cílios postiços começaram a aparecer cada vez mais entre atrizes de Hollywood não só dentro da tela, mas principalmente fora. Marilyn Monroe, Edie Sedgwick foram algumas delas. Mas com certeza o nome mais memorável de todos quando falamos de cílios volumosos, era o da inglesa Twiggy, considerada o rosto dos anos 60, e que movimentou muitas mulheres da época a ousarem com os olhos dramáticos.

 

 Apesar da decaída de seu uso nos anos 70 e 80, algumas famosas ainda foram fieis ao uso do acessório, como a atriz Shelley Duvall - que ficou famosa por seu papel no clássico filme de terror, Iluminado -  tinha um visual icônico e singular com cílios inferiores tão longos que lembravam as pernas de um arachnida.

Felizmente os tempos passaram, e as técnicas foram se aprimorando e se tornando mais seguras. Hoje em dia temos pessoas especializadas nesses procedimentos, os chamados designers de cílios, que trabalham com o procedimento de alongamento dos fios.

A design de cílios Érika Aragão, CEO do grupo Cílios Design, explica como esse procedimento se desenvolveu e tem se especializado cada vez mais, com o auxílio de profissionais de diversas áreas. “O alongamento de cílios quando é bem feito, ele respeita a integridade, o tamanho, e a espessura do fio. Ele dá um alongamento com base no tamanho do fio natural, respeitando o ciclo, fio por fio, e separando também aqueles fios que são menores, não aplicando em fios que são pequenos, sempre tendo um cuidado extra”, diz.

“Também é feita uma ficha de anamnese, para entender as necessidades da cliente, os riscos. Por exemplo, grávidas que nunca tiveram contato com extensão de cílios não podem fazer, como pessoas com síndrome do olho seco, e algumas pessoas que passaram por cirurgias recentes", responde Érika.

Na opinião da designer, a busca pelos cílios vem crescendo justamente pelo fato dos procedimentos estarem se especializando e sendo objeto de estudo. “Hoje em dia são feitos novos estudos na área, com químicos, biólogos, oftalmologistas que estudam sobre cílios, como também os tricologistas que são os especialistas em fio e pelo”, conclui a designer.

 Atualmente, por mais que o uso de maquiagens mais naturais tenha sido integrado novamente por muitas pessoas, tendências são sempre passageiras porém elas sempre voltam, e para alguns elas nunca saem de moda. Além é claro das drag queens, famosas como Kim Kardashian sempre utilizam os cílios mais avantajados, no seu instagram é possível ver sempre a empresária com cílios volumosos, algo que ela usa em seu visual desde o começo de sua carreira.

 A maquiagem natural nunca foi tão contemplada como ultimamente, mas com o advento de filtros do Instagram com cílios volumosos e por a moda ser cíclica, podemos considerar que os cílios volumosos realmente sejam uma forma de se sobressair em um momento pós-pandêmico e quem sabe talvez ser tendência novamente.

 Para o maquiador profissional Andrey Batista, a utilização de um visual mais natural não exclui o uso de algo mais “extravagante”, pois dependendo de seu contexto e de quem usa , o "natural'' e o “criativo” se transformam em sua subjetividade, podendo se confundir.

 “Veja a difusão tendência do batom como blush, por exemplo. Ao mesmo tempo que é uma proposta super natural, é uma maneira de usar um produto já muito conhecido de uma forma diferente” exemplifica Batista.

 Ele ainda acrescenta, “os cílios volumosos são um acessório interessante, que pode ajudar a construir tanto uma narrativa mais lúdica, mais vintage, mais dramática, ou mais transgressora, tudo depende do contexto”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »