Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/07/2021 às 10h53min - Atualizada em 15/07/2021 às 10h48min

80 anos de Ney Matogrosso marcados com chave de ouro

Obra biográfica sobre o artista será lançada em julho

Isabelle Gesualdo - Edição por Brenda Freire
Foto: Reprodução/ Jornal Correio

Ney Matogrosso foi um dos nomes que revolucionou a forma de fazer arte na década de 1970, tempo em que os tabus permeiavam a sociedade brasileira. O cantor foi integrante da banda Secos e Molhados e iniciou carreira solo em 1975 - período em que seu sucesso musical ficou evidenciado. Ney, com seu estilo excêntrico e performático, cativou milhares de brasileiros. 

 

Os shows de Ney Matogrosso transcendem uma performance singular, danças exóticas e maquiagens cênicas. O cantor teve o título de terceira melhor voz do Brasil, pela revista Rolling Stone, ficando atrás apenas de Tim Maia e Elis Regina. Além das suas notáveis músicas autorais, a carreira de Ney também ficou marcada pelas interpretações lúdicas que ele fez de grandes obras musicais. 

 

Neste ano o cantor completa 80 anos e uma semana antes da data comemorativa, no dia 23 de julho, será lançado um livro biográfico sobre ele. O jornalista Julio Maria passou cinco anos pesquisando sobre a vida de Ney Matogrosso e coletou aproximadamente 200 entrevistas, que resultou na obra biográfica. O livro transcreve de maneira pormenorizada toda a trajetória do cantor, desde sua adolescência no Mato Grosso do Sul. Há, ainda, relatos de um irmão de Ney que a família não tinha notícias.

 

"Leitura emocionante, Júlio Maria vai fundo no retrato do artista que marcou para sempre a vida brasileira. [...] O namoro com Cazuza, a força com que Ney assistiu à morte de tantos namorados e amigos pelo vírus da aids, as atuações em teatro na juventude e em cinema na maturidade, a dignidade e sabedoria de sua aproximação e chegada à velhice (que nele nunca parece combinar com esse nome), tudo no livro mostra um ser humano fascinante, que engrandece a percepção da nossa vida como sociedade.", comenta Caetano Veloso na apresentação do livro.

 

Mais informações

 

Nome do livro: Ney Matogrosso - A biografia 

Data de publicação: 23 de julho

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 512

Valor: R$ 89,90

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »