19/07/2021 às 21h14min - Atualizada em 19/07/2021 às 21h48min

Heróis com deficiência e sua representação na sociedade

Valesca Isamara - labdicasjornalismo.com
Fonte: Wikipedia
Representatividade no mundo em que vivemos é importante. Muitos filmes, séries e programas de tv nos ajudam a compreender e conhecer o outro lado da moeda. Filmes que retratam casais LGBTQ+ e pessoas negras no poder crescem a cada dia mais. Porém, a outra classe que embora também seja predominante no nosso mundo, não possui tanta representatividade quanto merecem. Os PCD, pessoas com deficiência, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.

Embora os filmes com essa temática vêm crescendo, ainda há um longo caminho a ser percorrido em busca de representatividade. Um caminho que já está sendo traçado nos quadrinhos a algum tempo. Alguns heróis que conhecemos e amamos fazem parte desse grupo, heróis da Marvel e da Dc que até mesmo já ganharam seu espaço nas telas de cinema. Heróis responsáveis por trazer um novo olhar sobre essa condição.
 
  1. Demolidor
Muitos inimigos não acreditam – e, por incrível que pareça, muita gente questiona o peso dessa condição para o herói – mas o Demolidor é cego. Todos conhecem a história, seja pela série, seja pelos quadrinhos. O jovem Matt Murdock salvou um transeunte de um atropelamento e, assim, sofreu o acidente que tirou sua visão, mas lhe garantiu seus poderes.
O legal do Demolidor é como a cegueira de Murdock é tratada na história e na própria arte, servindo, inclusive, na criação do disfarce de sua identidade secreta. Com a cegueira, Matt consegue aguçar seus outros sentidos, o que o torna um concorrente a altura para qualquer vilão.
 
  1. Professor X
O Professor Xavier seria um representante clássico nos quadrinhos para as pessoas com deficiência, se a ideia fosse bem tratada. O que não é bem o caso.
O próprio, por conta de seus poderes, dispensa facilmente algumas das situações causadas pela paraplegia. Também, ele já saiu e voltou para a cadeira de rodas várias vezes ao longo dos anos, seguindo a vontade do roteirista e, no fim, não tendo uma explicação muito concreta sobre o porquê do problema.
A primeira história do cânone do personagem a tratar do caso conta que, em uma de suas viagens pré-X-Men, Charles encontrou o vilão alienígena Lucifer e foi ele quem lhe colocou na cadeira de rodas pela primeira vez.
 
  1. Gavião Arqueiro
Para quem só conhece o personagem dos cinemas – ou até para quem o acompanha apenas nas aventuras dos Vingadores nos quadrinhos - pode ser um choque quando a audição do Gavião Arqueiro permanece intacta no UCM. Mas, nas revistas, Clint é/foi surdo há algum tempo. A história é meio confusa.
O ponto principal aqui é em uma de suas aventuras nos anos 80, quando na tentativa de parar uma máquina de controle mental do vilão Fogo Cruzado, Barton explodiu uma de suas flechas sônicas próxima de seu ouvido, o que o deixou surdo. Ele permaneceu com a audição danificada, usando aparelhos, linguagem de sinais e leitura labial, até a saga “Heroes Reborn”, no final dos anos 90.
Muitos anos depois, na história de Matt Fraction e David Aja, o Gavião Arqueiro voltou à surdez quando um de seus vilões enfiou flechas no ouvido do herói, danificando seu tímpano. Toda essa história conta com um desenvolvimento fantástico, feito em linguagem de sinais. Atualmente, Clint usa aparelhos de audição com marca Stark.

 
  1. Echo
Vinda das revistas do Demolidor e começando sua carreira do lado errado, Maya Lopez, a Echo, nasceu surda. A primeiro momento, por não conseguir entender e responder propriamente quando pequena, a moça foi diagnosticada com algum tipo de distúrbio mental. Só depois de mostrar suas habilidades de reflexo fotográfico, replicando uma música em um recital de piano, é que o problema real da menina foi descoberto.
Por conta das ligações de seu pai com o crime, ela surge nos quadrinhos do Demolidor trabalhando para o Rei do Crime, pouco depois da morte da Karen Page. Durante suas histórias, a moça participou dos Novos Vingadores e se juntou ao Cavaleiro da Lua por algum tempo.
 
  1. Capitão Marvel Jr
O herói favorito do Rei do Rock, o Capitão Marvel Jr – ou Shazam Jr – também possuía um problema físico. Durante um ataque, antes de receber os poderes do Shazam, Freddy Freeman foi machucado gravemente, o que fez Billy Batson o levar para o mago Shazam em busca de cura.
Como resposta, o mago disse que não podia fazer muito quanto ao estado atual do garoto, mas garantiu uma porção de seu poder para ele, que se tornou o Capitão Marvel Jr. Porém, em sua forma normal, Freeman ficou com sequelas do ataque, com problemas em suas pernas, precisando usar muletas. Para uma história dos anos 40, esse ponto já era algo gigante.
 
  1. Misty Knight
 
Por fim, depois da alusão feita na série do Luke Cage, precisamos falar sobre o braço biônico da Misty Knight.
Nos quadrinhos, a personagem perdeu seu braço direito em uma explosão. Algum tempo depois, reconhecendo o ato heroico da moça, Tony Stark produziu seu braço biônico.
Ainda assim, ela não pôde retomar seu emprego como policial, tentando seguir sua carreira por outras vertentes.
 

Esses heróis nos ajudam a entender que nosso lugar pode ser onde bem quisermos, com a perca do movimento, da audição ou da fala, não perdemos a vida, apenas começamos a enxerga lá de outro modo. É importante para a criança em uma cadeira de rodas sentir que não está sozinha e que há um lugar no mundo para ela, assim como outras crianças e pessoas com deficiências. O proposito dos quadrinhos sempre foi fornecer um lar para quem recorresse, mostra que embora difícil, sempre existe pessoas dispostas a fazerem o bem.
 
Na nossa sociedade atual lidamos com o preconceito de todos os lados. Pessoas que se colocam acima das outras e não consegue enxergas nossas semelhanças, apenas as diferenças. Devemos acreditar que assim como os heróis, nós somos capazes de infinitas coisas, se lembrarmos de enxergar a luz no fim do túnel. 
 
 
REFERÊNCIAS

JANGARÉLLI, M. 10 heróis portadores de necessidades especiais da dc e da marvel! LEGIÃO DOS HERÓIS. Disponível em: <10 heróis portadores de necessidades especiais da DC e da Marvel! (legiaodosherois.com.br)> Acesso em: 17 de jul. de 2021.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Avanços e desafios no Brasil. REVISTA BRASIL. 03 de dez. de 2020. Disponível em: <https://radios.ebc.com.br/revista-brasil/2020/12/dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia-avancos-e-desafios-no-brasil> Acesso em: 17 de jul. de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »