Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2021 às 14h41min - Atualizada em 17/07/2021 às 14h22min

Entenda o gênero Biopunk e a presença dele na cultura pop

Samantha Garcez - Editado por Ana Terra
A ficção científica aborda temas imaginativos ligados ao futuro, ciência e tecnologia e geralmente relaciona os impactos e consequências dos avanços humanos na sociedade. Com muitas possibilidades, as vertentes para a produção de sci-fi são diversas: da distopia cyberpunk Blade Runner (1982), adaptada do livro “Os androides sonham com ovelhas elétricas?” de Phillip K. Dick, as famosas Space Opera como Star Wars e Star Treck, além das viagens temporais, e invasões alienígenas.
 
Para Rod Serling, criador da série Twilight Zone “Fantasia é o impossível tornado provável, já a ficção científica é o improvável tornado possível”. Dessa forma, o subgênero biopunk vem se destacando nas produções recentes. Os universos biopunks falam de grandes corporações que não tem limites éticos e fazem pesquisas secretas para alteração do DNA, por isso é possível ter histórias de uma cobaia que fugiu do controle ou um terrível vírus que gerou uma mutação em toda a humanidade.
 
Deve-se notar que a linha entre o biopunk e o cyberpunk é muito tênue. Entretanto suas características são um pouco distintas. O cyberpunk foca na tecnologia da informação, já o biopunk busca na biologia e na engenharia genética sua principal fonte de inspiração. A problemática e suas aplicações no dia a dia, no entanto, é antiga: corrupção em busca de obtenção de lucro ou controle social. O Biopunk frequentemente explora temas de grupo de pessoas que enfrentam megacorporações ou governos totalitários e que muitas vezes são usados como bode expiatório em suas conspirações.
 
É interessante observar que o Biopunk surge como propaganda de uma vida melhor, com a promessa de que, ao expor o povo a experimentos o sucesso da raça humana estará garantido. Assim, o gênero funciona também como uma crítica para os avanços da ciência na humanidade.
 
Alguns exemplos de obras pop biopunks:
 
Jurassic Park

Reprodução: Universal Studios

Reprodução: Universal Studios


Na trama do filme, através de engenharia genética, uma equipe de cientistas conseguem clonar dinossauros, a partir do DNA extraído de insetos preservados em âmbar pré-histórico e trazê-los de volta a vida, criando assim um parque para que pessoas de todo o mundo pudessem observá-los. A história se concentra fortemente nos temas da ética científica, da arrogância do homem e da força da natureza que está além do nosso controle.
 
Orphan Black

Reprodução: BBC

Reprodução: BBC


Sarah Manning, uma órfã britânica com um histórico de delitos criminais, testemunha o suicídio de uma mulher e decide assumir a sua identidade, pois ela se parece exatamente como ela. Logo depois, Sarah descobre que a falecida é seu clone. É uma série sobre clonagem humana e, eventualmente, modificação genética, que explorou as consequências éticas disso e seus efeitos sobre questões de identidade pessoal.
 
Akira

Reprodução: TMS Entertainment

Reprodução: TMS Entertainment


O mangá Akira, de 1988, é escrito por Katsuhiro Otomo e tem a história ambientada em Neo-Tóquio, cidade reerguida após a destruição da metrópole japonesa em virtude da 3ª Guerra Mundial. Nesse contexto, a trama acompanha uma gangue de motoqueiros, especificamente os personagens Kaneda e Tetsuo, figuras rebeldes e com desconfiança dos rumos da política local e do mundo. Depois de sofrer um acidente de moto, Tetsuo é capturado pelo governo, que decide o usar como cobaia em um teste para a criação de humanos com poderes tele cinéticos que eventualmente serão utilizados como armas.
 
Resident Evil

Reprodução: Netflix

Reprodução: Netflix


A história da franquia Resident Evil começa quando cientistas descobrem o Vírus Progenitor, encontrado em plantas do continente africano. Anos depois, em 1968, é fundada a Umbrella Corporation, uma gigante da indústria farmacêutica que servia de fachada para experimentos com o Vírus Progenitor em humanos, animais e plantas. Conforme as pesquisas avançam uma arma biológica é criada: o T-Vírus, que tem a capacidade de transformar humanos em zumbis.
 
Frankenstein

Reprodução: Universal Studios

Reprodução: Universal Studios


O romance é considerado a primeira obra de ficção científica da história, e relata a história de Victor Frankenstein, um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. O resultado de sua experiência, um monstro que o próprio Frankenstein considera uma aberração, ganha consciência, vontade, desejo e medo.

REFERÊNCIAS:
Bio Punk. Disponível em: https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/BioPunk
BIOPUNK – UM TENEBROSO FUTURO. Disponível em: <https://algumascoisas13.blogspot.com/2018/02/biopunk-um-tenebroso-futuro.html>. Acesso em: 15 de julho de 2021.
Mundo Punk (18): O que é BIOPUNK e NANOPUNK. Disponível em: https://www.youtube.com/watchv=2W3ohjTu3tw&feature=youtu.be&t=66>. Acesso em: 15 de julho de 2021.
O QUE É BIOPUNK? – CANAL STEAMPUNK. Disponível em: https://youtu.be/KjU6a1qgluU?t=58>. Acesso em: 15 de julho de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »