Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/07/2021 às 00h19min - Atualizada em 24/07/2021 às 01h08min

Betty | Conhecendo a série da HBO

Série acompanha mulheres no mundo do skate

Ana Carolina Dacioli - Editado por Fernanda Simplicio

Com a chegada do HBO Max no Brasil, os cinéfilos e telespectadores dispostos a maratonar receberam diversas novidades de filmes, séries e programas. O catálogo do vasto em crescimento, pode esconder algumas joias, e uma delas é a série Betty, que acompanha um grupo de garotas no mundo do Skate.

 

Betty é uma série de 12 episódios, - até o momento - dividida em 2 temporadas, baseadas no filme Skate Kitchen (2018), da também criadora da série, Crystal Moselle e chegou ao Brasil pelo streaming HBO Max.

 

Para contextualizar, o termo “Betty”, de acordo com a própria criadora da série, “é um termo depreciativo que evoluiu de "uma garota que andava de skate e para uma garota que andava com caras do skate", disse ela em um clipe da HBO. Mas como foi dito por ela no vídeo e pelo elenco em outras entrevistas, elas estão usando o termo, dando a ele um novo significado e tomando para si.

 

Veja o trailer de Betty:


 

A série acompanha um grupo de cinco garotas pela cidade de Nova Iorque, lutando por mais espaço e respeito no mundo do skate, lidando com assédio, sexualidade, amor e a busca pela identidade. Camille (Rachelle Vinberg) é uma garota que adora andar de skate, ela conquistou o seu lugar e faz parte do grupo de meninos que andam de skate. Kirt (Nina Moran) uma garota que ama garotas - literalmente -, e sua amiga Janay (Dede Lovelace), estão tentando criar um espaço só para garotas andarem de skate, em meio a diversos garotos. Honeybear (Kabrina Adams) é uma documentarista, que curte fazer filmagens de pessoas andando de skate. Em algum ponto elas conhecem Indigo (Ajani Russel), que acaba entrando para o grupo e ajudando com a ‘sessão das garotas’, na pista de skate.

 

A primeira temporada de Betty reescreve a história já contada em Skate Kitchen. Na série, Kirt, Janay e Honeybear se juntam para ajudar Camille a achar sua bolsa roubada,  durante a busca, as garotas acabam conhecendo Indigo e todas se aproximam. O grupo começa uma cruzada para abrir espaço, em meio a diversos homens, para que as mulheres possam andar de skate com segurança e respeito. Na temporada, Betty, aborda discussões importantes, de maneira leve, sobre assédio e abuso sexual, machismo dentro do skate, privilegios e representatividade.

 

A segunda temporada -  filmada durante a pandemia - , se passa no verão e outono 2020 nos Estados Unidos, com as bettys, buscando um novo lugar para andar de skate e lidando com outras consequências do Covid-19.  Camille se torna embaixadora e teme perder sua autenticidade, ao trabalhar com uma marca. Kirt entra em uma jornada de autodescoberta, se torna guru de um grupo de garotos e tenta ensiná-los sobre as mulheres. Janay precisa buscar um novo espaço para os skatistas usarem durante o inverno e para seu tio alimentar os necessitados . Indigo precisa lidar com a vida adulta e o mundo dos sugar daddy. Honeybear continua aprendendo sobre relacionamento e sua sexualidade.

 

Na segunda temporada de Betty, o grupo precisa lidar com a pandemia do Covid-19 e suas consequências, o movimento Black Lives Matter, saúde mental e conflitos amorosos.

 

Essa é uma das poucas séries que traz o universo do skate para a TV, focado em mulheres e suas vivências no meio. Além de trazer uma representação realista, já que as personalidades das Bettys, são baseadas nas atrizes e em suas experiências no mundo do Skate. Betty é uma série que transparece representatividade e aborda discussões importantes, divulga a cultura do skate, com intuito incentivar outras garotas a praticar o esporte.

 

A primeira e a segunda temporada de Betty estão disponíveis no streaming da HBO Max.

 

REFERÊNCIAS: 

 

Keller, J. Stream It Or Skip It: ‘Betty’ On HBO, Where A Group Of Female Skateboarders Navigate A Male-Dominated Culture. Decider. Publicado em 7 de mai. de 2020. Disponível em https://www.google.com/amp/s/decider.com/2020/05/07/betty-hbo-stream-it-or-skip-it/amp/  Acesso em 19 de jul. de 2021.

 

Guiduci, I. 6 motivos para maratonar Betty, série da HBO sobre mulheres skatistas [LISTA]. Rolling Stone. Publicado em 20 de jun. de 2021. Disponível em https://rollingstone.uol.com.br/amp/noticia/6-motivos-para-maratonar-betty-serie-da-hbo-sobre-mulheres-skatistas-lista/  Acesso em 19 de jul. de 2021.

 

Betty. IMDB. Disponível em https://m.imdb.com/title/tt10814438/?ref_=tt_ov_inf  Acesso em 19 de jul. de 2021.

 

Jacob, P. Betty: série da HBO foca na representatividade feminina no skate. Glamour. Publicado em 30 de jun. de 2021. Disponível em https://revistaglamour.globo.com/amp/Lifestyle/Cultura/noticia/2021/06/betty-serie-da-hbo-foca-na-representatividade-feminina-no-skate.html  Acesso em 19 de jul. de 2021.

 

Chaney, J. Betty Rolls Through a Vibrant, Visceral Pandemic-Era New York. Vulture. Publicado em 10 de jun. de 2021. Disponivel em https://www.vulture.com/amp/article/betty-season-2-review-hbo-series.html Acesso em 19 de jul. de 2021.

 

Silva, N. Betty: a série que retrata empoderamento feminino através do skate. Claudia. Publicada em 29 de junho de 2021. Disponivel em https://claudia.abril.com.br/cultura/serie-betty-hbo/amp/ 

Acesso em 19 de julho de 2021.

 

Betty: Uma conversa com Crystal Moselle, diretora da série que chega para a segunda temporada. Vogue. Publicada em 9 de jul. de 2021. Disponivel em https://vogue.globo.com/amp/lifestyle/cultura/Series/noticia/2021/07/betty-serie-hbo.html 

Acesso em 19 de jul. de 2021.

 

Framke, C. 'Betty' on HBO: TV Review. Variety. Publicado em 17 de abr. de 2020. Disponivel em https://variety.com/2020/tv/reviews/betty-hbo-review-skate-kitchen-1234586014/amp/ 

Acesso em 19 de jul. de 2021.

 

Yamato, J. 'Skate Kitchen' or die: Meet the NYC all-women collective empowering and inspiring with their own big screen skate sesh. LA Times. Publicado em 23 de ago. de 2018. Diponivel em https://www.google.com/amp/s/www.latimes.com/entertainment/movies/la-et-mn-skate-kitchen-movie-20180823-story.html%3f_amp=true  Acesso em 19 de jul de 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »