Os anos 90, com certeza, trouxeram maravilhas para a indústria do entretenimento, e quem é mais velho lembra do sentimento de rivalidade entre a Nintendo e Sega, duas gigantes dos games. Mario, da Nintendo, até então era o personagem líder, mas isso tudo mudou quando Sonic apareceu para tirar sua liderança. Em 1991, “Sonic the Hedgehog” estreou, e 30 anos depois, o ouriço azul continua marcando gerações. Neste texto trazemos alguns dos aspectos mais marcantes da franquia.
O Sucesso do Ouriço
Exclusivo de Mega Drive, ou Sega Genesis (como era conhecido nos EUA), “Sonic the Hedgehog" ganhou um sucesso instantâneo fazendo exatamente o oposto de seu rival Mario. Com fases mais abertas do que o usual dos jogos da época, Sonic ofereceu diversas formas diferentes de finalizar as fases. Outro aspecto é o toque diferenciado em trechos que poderiam ser explorados para cima ou para baixo, com passagens secretas e caminhos alternativos.
A velocidade do personagem também se tornava um diferencial para alcançar o sucesso. Ela acabava se tornando um desafio interessante para os novos jogadores que nunca tiveram experiências como a que o Sonic estava apresentando. Thiago Rodrigues (28), fã do game desde de criança, conta que era, por vezes, frustrante, mas ao mesmo tempo viciante. “Por vezes era muito difícil comandar o personagem, principalmente por conta que eu não estava acostumado com a velocidade e os mapas diversificados, mas depois que pegava o jeito, não conseguia parar de jogar”, afirma.
A evolução do Ouriço (Primeira fase)
Com 30 anos de vida, a franquia Sonic carrega muitos títulos. O primeiro foi o icônico “Sonic the Hedgehog” que já havíamos mencionado no tópico anterior. O jogo foi um sucesso, o que acabou garantindo a sequência.
O jogo seguinte da franquia chegou um ano depois, e trouxe novidades, como um novo companheiro, a raposa-piloto braço direito do Sonic, Miles "Tails” Prower. Além dele, Sonic the Hedgehog 02, foi o primeiro a trazer o modo multiplayer versus, com competições para ver quem terminava a fase primeiro ou pegava mais anéis.
Os jogos seguintes continuaram a trazer inovações, como foi com o Sonic the Hedgehog CD, que trazia uma nova tecnologia, a SEGA estava se mostrando bastante empolgada. Além do melhoramento técnico, o jogador poderia viajar no tempo, dando a oportunidade de escolher entre três linhas: Passado, presente e futuro. A franquia continuou lançando muitos outros títulos, trazendo personagens para adicionar as aventuras, como foi o Knuckles, em 1994, Amy, que tinha uma marreta (1998); Big, um gato pescador (1998) e o E-102 Gamma (1998), um robô que podia atirar nas coisas.
A era moderna do Ouriço (Segunda fase)
A “primeira” fase da franquia foi um sucesso estrondoso e querendo alcançar outros objetivos, a SEGA começou a abrir os games para outras plataformas (Wii U, Xbox, entre outros) fora dos consoles exclusivos da empresa. Foi assim que outros títulos começaram a chegar no mercado. Infelizmente alguns não foram bem recebidos, como foi o caso de “Sonic the Hedgehog” (edição especial de 15 anos). O resultado foi um jogo cheio de problemas técnicos, controles imprecisos, câmera ruim, uma história densa demais para o personagem – com direito a Sonic sendo beijado por uma humana.
Os jogos seguintes trouxeram boas fases, elevando a moral do ouriço com os fãs. Bons gráficos, ambientes no espaço e novas jogabilidades marcavam alguns títulos como, Sonic Colors - 2010; Sonic The Hedgehog 4 – 2010; Sonic Lost World – 2013.
Até então, tudo estava indo bem, mesmo não sendo fácil pra Sega traduzir o estilo de jogo simples do Sonic dos anos 90 para as novas gerações e suas exigências, mas o trabalho estava sendo feito. Infelizmente a moral do ouriço caiu novamente com o lançamento de Sonic Boom: Rise of Lyric – 2014. Esse foi um jogo feito para ser lançado junto com a série de TV, e a ideia era dar uma cara mais “ocidental” para a franquia japonesa. O jogo era de plataforma 3D e trazia novamente jogabilidade com personagens diferentes - Sonic, Tails, Knuckels e Amy, com foco em combate e exploração, e poucas partes de velocidade, coisa que os fãs já haviam reclamado. Muitos glitches, e bug’s marcaram esse título, fazendo o ser reconhecido por muitos como o pior jogo da franquia.
Depois dessa bomba, a SEGA ficou 3 anos sem lançar nada novo. Mas, felizmente, essa pausa fez muito bem à empresa, pois em 2017, o excelente Sonic Mania chegava para acalmar o coração dos fãs. O novo título trazia de volta às raízes do personagem.
O curioso desse jogo é que ele foi feito por dois fãs, que chamaram a atenção da Sega. O visual e a jogabilidade são os clássicos dos anos 90, mas refinados para a geração atual.
O sucesso do Ouriço além dos games
Já sabemos que Sonic não consegue ficar parado, e com o sucesso da franquia, o ouriço saiu dos games e partiu direto para a tv. Aumentando ainda mais o universo do “borrão- azul", as séries animadas contaram com várias temporadas entre os anos de 1993 á 2019, passando desde animações, curtas e filmes.
Em 2020, Sonic: O filme, em live action, reanimou os fãs da franquia - mesmo sendo embalado por várias polémicas. O filme traz nomes como Jim Carrey, como Robotnik.
30 anos do Ouriço e novidades
Claro que o aniversário da franquia não poderia passar em branco e para celebrar, a Sega anunciou algumas novidades em uma live especial dedicada ao Sonic. Entre as revelações, os destaques ficam para a confirmação oficial da coletânea ‘Sonic Origins’, que trará os clássicos da era 2D dos anos 1990 da franquia para vários consoles, e um novo jogo produzido pelo Sonic Team, que será lançado em 2022 para PlayStation (PS5) e Xbox Series S/X. Além disso, o evento trouxe mais novidades sobre ‘Sonic Prime’, a animação do ouriço na Netflix, e o anúncio da remasterização de ‘Sonic Colors’, jogo de Nintendo Wii lançado em 2010, para Xbox Series, Xbox One, PS4, Switch e PC.
Referências:
MARTINI, Kika. EVOLUÇÃO DO SONIC - ERA MODERNA (PARTE 2). Tecmundo. Dezembro, 2021. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/voxel/especiais/178679-evolucao-do-sonic-era-moderna-parte-2-.htm>. Acesso em: 24 de julho, 2021.
PINHEIRO, Jéssica. ALÉM DAS TELONAS: CONHEÇA AS VARIADAS SÉRIES ANIMADAS DE SONIC THE HEDGEHOG. The Enemy. Fevereiro, 2021. Disponível em: <https://www.theenemy.com.br/retro/sonic-o-filme-adaptacoes-animes-series-animadas#item-list-1>. Acesso em: 24 de julho, 2021.
SONIC: 30 ANOS DA ESTREIA QUE REVOLUCIONOU OS GAMES. Olhar Digital. 2021. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2021/06/23/games-e-consoles/sonic-30-anos-da-estreia-que-revolucionou-os-games/>. Acesso em: 24 de julho, 2021.