Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/07/2021 às 16h11min - Atualizada em 27/07/2021 às 14h37min

Andressa Alves marca, e Brasil vence Zâmbia no futebol feminino

Apesar do baixo rendimento, seleção se classifica e enfrenta o Canadá pelas quartas de final

Aliny Bueno - labdicasjornalismo.com
Com time misto, Brasil vence mais uma e avança para as quartas de final. Foto: Ayaka Naioto /AFP
A seleção feminina de futebol venceu a Zâmbia pelo placar de 1 a 0, com gol de Adriana Alves e garantiu a vaga nas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio 2020. Com novidades na escalação, por opção da técnica Pia Sundhage em poupar as jogadoras para a sequência da competição, apesar da vitória, o Brasil não obteve bom desempenho e não conseguiu impor superioridade à equipe aficana, após sofrer pressão física adversária durante toda a partida. 

A classificação para a próxima fase veio após o Brasil ocupar o segundo lugar do Grupo F, com sete pontos (duas vitórias e um empate). A seleção enfrentará o Canadá, que também ficou na segunda posição do Grupo E, mas com cinco pontos (uma vitória e dois empates). Após o resultado, a seleção da Zâmbia deixa as Olimpíadas com apenas um ponto conquistado em três jogos. 

1º TEMPO

A primeira etapa do jogo foi bastante disputada fisicamente. A equipe da Zâmbia tinha como proposta  um jogo mais pegado e o contra-ataque como estratégias. No entanto, Barbra Banda, sua principal jogadora, pouco arriscou e não levou perigo à goleira Bárbara. Aos três minutos, a primeira chance brasileira. Em cobrança de falta, Andressa Alves levantou a bola na área e na sobra, Rafaelle arriscou chute de letra, mas Nali defendeu. Em resposta no contra-ataque, Banda recebeu, driblou duas adversáras e chutou, mas Bárbara espalmou e no rebote, mandou a bola pela linha de fundo.

Aos 8', Ludmilla recebeu lançamento e disputou contra a camisa três, Lushomo Mweemba e a goleira Nali, mas foi derrubada na entrada da área e não conseguiu finalizar a jogada. O lance marcou a expulsão da zagueira africana após análise do VAR e substituição da goleira depois do choque com a atacante. O jogo ficou parado por cinco minutos e, em cobrança de falta, Adriana Alves bateu no canto esquerdo e abriu o placar para o Brasil.

A seleção brasileira tinha dificuldades para armar as jogadas e a camisa dez, Marta, uma das poucas titulares mantidas para esta partida, não manteve o rendimento dos últimos confrontos. Pelo outro lado, a Zâmbia não teve criatividade nos lances ofensivos e jogou no erro adversário. 

Em mais um lance que causou paralisação, Bia Zaneratto e Kundananji se chocaram em disputa pelo alto em lance de ataque da Zâmbia. A atacante brasileira levou a pior e deixou o campo. Com mais um desfalque importante, o Brasil não implacava na partida. A árbitra Yoshimi Yamashita deu 14' de acréscimos, e aos 51', Rafaelle cabeceou com perigo no canto direito em mais uma chance. Aos 57', Andressa Alves arriscou chute forte, mas parou no travessão da meta adversária. Com o desgaste físico imposto pelas adversárias e apesar de ter uma a mais em campo, o Brasil não ampliou a vantagem para a volta do intervalo. 
 
2º TEMPO

Pia Sundhage realizou duas alterações para a volta do Brasil. Formiga e Marta deram lugar para Júlia Bianchi e Duda e, com oito reservas em campo, o time continuou com dificuldades nas finalizações e cometeu muitos erros de passes.  Aos 6', Ludmilla rcebeu pela direita e após finalizar, a bola parou nas mãos de Musole. A chance do empate aconteceu aos 19', em cobrança de falta com Banda, mas a bola passou por cima do travessão. 

A partida tinha pouca criatividade das duas equipes. O nível técnico da Zâmbia era muito abaixo do Brasil e as jogadoras impulsionaram marcação mais forte nas adversárias. O Brasil, não tinha ritmo de jogo e, a falta de entrosamento entre as jogadoras e confiança pela disputa nas jogadas, gerou erros para o time com lances reais de gol desperdiçados. A zagueira Poliana ainda deixou o gramado machucada, após disputa com a adversária.  Sem grandes atuações e sentindo a ausência das titulares, a seleção brasileira conquistou a segunda vitória e se classifica para a fase mata-mata.

Após o apito final, Andressa Alves falou sobre a atuação do Brasil. "A gente errou bastante e as ocasiões que tivemos não finalizamos em gol", comentou. Destaque da partida e dona do único gol, a atacante ressaltou a importância da preparação para o confronto direto nas quartas de final. "Agora é descansar e estudar o que fizemos de ruim e de bom, porque não podemos errar nas quartas", afirmou Andressa. 

PRÓXIMOS CONFRONTOS

A próxima fase é mata-mata e quem perder estará fora das Olimpíadas de Tóquio 2020. O Brasil enfrentará a seleção do Canadá, na sexta-feira (30), às às 5h(no horário de Brasília; 17h local), em Miyagi, em partida válida pelas quartas de final da competição. 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »