Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/07/2021 às 14h16min - Atualizada em 31/07/2021 às 13h12min

Resenha| In The Heights e a busca pelos sonhos

Em um bairro de Nova York o ritmo e a música latina guiam os sonhos

Samantha Garcez - Editado por Ana Terra

In the Heights” acompanha alguns dias de uma comunidade latina no bairro Washinton Heights, em Nova York. A versão cinematográfica do musical da Broadway de Lin-Manuel Miranda (Hamilton), que ganhou 4 Tony Awards, inclusive o de melhor musical demorou para chegar, o primeiro anúncio de adaptação aconteceu no final de 2008, pela Universal. No entanto, em 2011 o projeto foi cancelado, após diversas negociações, a adaptação finalmente foi confirmada, em junho de 2019 com Jon M. Chu (Podres de Ricos) na direção do longa.
 
O enredo conta as histórias de Usnavi (Anthony Ramos), Vanessa (Melissa Barrera) e Nina (Leslie Grace) em busca dos seus sonhos. O protagonista Usnavi começa o filme contando para um grupo de crianças sobre o bairro, seus moradores e seus sonhos. Ele sonha em voltar para a República Dominicana, seu país de origem e reabrir o bar da família “El Sueñito”, apaixonado por Vanessa, a manicure do salão de Daniela (Daphne Rubin-Vega) que tem o sonho de ser uma designer de moda no centro da cidade. Já Nina, que sempre tirou notas boas, sonha alcançar as expectativas ao ir para uma faculdade renomada.


Um sonho pode ser uma fantasia ou um objetivo, uma forma de escapar da realidade ou de reafirmar o que pode acontecer. E o filme consegue demonstrar todos esses significados. Misturando a fantasia com a realidade, os números musicais constroem um cenário lindo para o filme. Os efeitos visuais combinam animações e trocas de perspectivas para criar ambientes coloridos e energizantes.

“O importante é que todos nós tínhamos um sueñito (pequeno sonho). E para realizar nossos sonhos tínhamos que ralar”.

Para Usnavi, voltar à República Dominicana é uma forma de conservar e manter suas raízes, origens e identidade, ele sonha em reencontrar-se ao retornar a terra de seus pais. O mesmo sentimento é sentido por Nina ao retornar para Washington Heights, na comunidade latina do bairro ela sente acolhimento e pertencimento. Já Sonny (Gregory Diaz IV) primo de Usnavi, é um Dreamer não somente no sentido literal da palavra.

Assim são chamados os filhos de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos em referência à lei Dream Act (acrônimo para Development, Relief, and Education for Alien Minors Act, que se traduz como “Lei de Desenvolvimento, Alívio e Educação para Menores Estrangeiros”, criado em 2012 durante a gestão de Barack Obama. Para regularizar temporariamente imigrantes em situação ilegal que chegaram aos Estados Unidos quando eram menores de idade, o programa evita a deportação imediata, mas não garante residência permanente tampouco cidadania futura.

Dessa forma, os imigrantes levados quando crianças para os Estados Unidos, passaram a ser chamados de "Dreamers" (sonhadores) em referência à lei, mas também, porque sonham com uma vida melhor nos EUA do que em seus países de origem. Muitos deles foram levados ao território americano pelos seus pais quando ainda eram muito pequenos e, por isso, não conhecem outra realidade que não seja a vida lá. Esse é o caso do personagem Sonny.

A história e as músicas trazem para o filme uma energia cativante capaz de emocionar os espectadores sabendo equilibrar os sorrisos e as lágrimas perfeitamente com os altos e baixos dos personagens. As músicas são viciantes e misturam vários estilos, mas o ponto alto do filme é a forma como as mensagens sobre questões sociais que os personagens vivem como imigração, xenofobia, isolamento, solidão e representatividade são passadas pelas canções.

O grande destaque é sem dúvidas, a sequência musical “Paciencia y Fe”, que conta as reminiscências do exílio e o processo de adaptação de Abuela Claudia (Olga Merediz). Perto do fim de sua vida, ela recorda sua emigração de Cuba nos anos 1940. Em suas memórias ela se lembra das dificuldades que acompanharam ela e sua família, mas como se mantiveram resilientes, com paciência e fé.

O bairro Washington Heights representa não somente uma localização, mas funciona também como um personagem na história, representando a identidade daquelas pessoas, a cultura, e, acima de tudo – a sua união. O enredo aborda gentrificação, a mudança do salão de Daniela por conta dos altos preços de aluguel, a lavanderia cobrando muito mais do que os moradores comuns podem pagar, e até mesmo o empresário bem-sucedido do bairro, Kevin Rosário (Jimmy Smiths), com problemas na questão financeira. O Blackout é uma metáfora bem utilizada para o apagão cultural e perda da identidade latina do bairro.

Assim, o filme reflete o orgulho e transmite seriedade para os assuntos abordados sem cansar o espectador. Desenvolvendo as dificuldades individuais e as necessidades da comunidade que tem muito para falar, expor as injustiças criadas pela sociedade, lidar com racismo (a maneira como a personagem Nina passa a usar o cabelo natural a partir do momento em que volta para casa é simbolicamente muito importante), cantar sobre seus sonhos possíveis e impossíveis, prova que a arte – a música, o cinema, a moda, o teatro - é um reflexo da nossa sociedade e são meios de criar em nos um olhar humano, diverso e inclusivo.

In The Heights é uma produção energizante, que cativa desde a primeira cena, com excelentes músicas e números de dança, bem como um enredo que conversa com todos os públicos e pode agradar até aqueles mais céticos com musicais.
 
Afinal todos temos um sueñito.

“São os pequenos detalhes que dizem ao mundo que não somos invisíveis”.

Referências:
'Dreamers': Trump acaba com proteção a 800 mil filhos de imigrantes ilegais.05 de setembro de 2017. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/dreamers-trump-acaba-com-protecao-800-mil-filhos-de-imigrantes-ilegais-21787118#:~:text=Os%20Dreamers%20s%C3%A3o%20chamados%20assim%20porque%20sonham%20com,de%20800%20mil%20pessoas%20estavam%20sob%20o%20>. Acesso em: 30 de julho de 2021.
Daca? Dreamers? Entenda quem são os jovens imigrantes na mira de Trump. O Globo. Disponível: <https://oglobo.globo.com/mundo/daca-dreamers-entenda-quem-sao-os-jovens-imigrantes-na-mira-de-trump-21786965>. Acesso em: 30 de julho de 2021.
O que é o Daca, e como sua suspensão por Trump afeta 750 mil jovens imigrantes nos EUA. BBC News Brasil.6 setembro 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41174409>. Acesso em: 30 de julho de 2021.
RETORTA, Inês. In The Heights: Herança Latina E Sonhos Ao Ritmo Da Música. The Golden Take, 2021. Disponível Em: <https://www.thegoldentake.com/in-the-heights-critica-filme/>. Acesso em: 30 de julho de 2021.
SANTIAGO, Luiz. CRÍTICA | EM UM BAIRRO DE NOVA YORK. PLANO CRÍTICO, 2021.Disponível em: <https://www.planocritico.com/critica-em-um-bairro-de-nova-york/>. Acesso em: 30 de julho de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »