Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/08/2021 às 23h18min - Atualizada em 21/08/2021 às 23h07min

Fim do Premier Acess; Scarlett Johansson pode ter feito Disney repensar as suas estratégias

Lançamentos chegarão ao Disney+ após 45 dias

Maximiano Sousa - Editado por Ana Terra
Scarlett Johansson, no dia 29 de julho, entrou com uma ação contra a Disney, após o lançamento do filme Viúva Negra no serviço de streaming Disney+. Alegando uma quebra de contrato, a atriz afirmou que o acordo feito garantia estreia exclusivamente nos cinemas, já que boa parte do seu pagamento seria derivado do desempenho de sua bilheteria, além de não ter sido procurada para uma negociação referente a estreia simultânea no streaming.
Reprodução: Disney+

Reprodução: Disney+


Após todo esse tumulto, no dia 12 de agosto, a empresa anunciou o fim do “Premier Acess”, ferramenta que cobrava uma taxa adicional e garantia acesso aos lançamentos da Disney. O sistema havia sido criado durante a pandemia, já que o acesso às salas de cinema estava restritamente limitado.
 
É bastante fácil relacionar o processo de Scarlet com a decisão da empresa em repensar as suas estratégias, já que a ação da atriz movimentou a indústria e fez com que outros atores decidissem ir contra os grandes estúdios em busca de seus direitos. Porém, é improvável que esse seja o único motivo por trás do encerramento do programa.
 
A retomada das redes de cinema já está acontecendo em vários países ao redor do mundo, portanto, era de esperar que o foco no lançamento voltasse as telonas. O que deve ter acontecido foi uma pressa para acabar com o acesso antecipado via streaming, já que os próximos lançamentos poderiam ser afetados por processos futuros.
 
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é a próxima grande estreia da Marvel e será lançado mundialmente no dia 3 de setembro. O filme fará sua estreia exclusivamente nos cinemas e só chegará ao Disney Plus 45 dias depois, sem cobranças extras. De acordo com as palavras do CEO da Disney, Bob Chapek, o longa será um teste para encorajar as pessoas irem ao cinema e medir o percentual esperado para a estreia, sem que o streaming fique com uma janela tão distante. A sua fala também dá a entender que a estratégia pode ser novamente alterada, apesar do fim do Premier Acess.

REFERÊNCIAS:
SOUSA, Maximiano. Marvel: Scarlett Johansson processa Disney após o lançamento de Viúva Negra. Nerd Cult News, 2021. Disponível em: <
https://www.nerdcultnews.com/post/marvel-scarlett-johansson-processa-disney-apos-o-lan%C3%A7amento-de-viuva-negra>. 
Acesso em: 29 de julho de 2021.
DEMARTINE, Felipe. Disney anuncia fim do Premier Access e novo esquema de lançamentos no Disney+. Canal Tech, 2021. Disponivel em: <
https://canaltech.com.br/entretenimento/disney-anuncia-fim-do-premier-access-e-novo-esquema-de-lancamentos-no-disney-192635/>. 
Acesso em: 16 de agosto de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »