Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/08/2021 às 19h32min - Atualizada em 23/08/2021 às 14h41min

Centro Cultural Banco do Brasil inaugura ambiente virtual sobre patrimônio de seus museus e história das edificações

O projeto disponibiliza audioguias, visitas virtuais e materiais educativos sobre a herança cultural dos CCBBs e seus arredores, tudo online e gratuito

Virginia Oliveira - revisado por Jonathan Rosa
Estudante utilizando o recurso de visita virtual ao CCBB. (Foto/ Reprodução: CCBB Educativo)

Na última terça-feira (17), foi lançado o site Patrimônio e Memória, iniciativa do CCBB Educativo, braço pedagógico do Centro Cultural do Banco do Brasil. A plataforma está disponível de maneira totalmente gratuita e, a princípio, possui informações históricas e detalhadas sobre as quatro unidades do CCBB em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ambientes digitais como esse têm sido aposta de vários segmentos que buscam adaptação à realidade pandêmica atual, já que medidas de distanciamento social são exigidas em todo território nacional. O gerente de comunicação da sede do CCBB em São Paulo, Matheus Santiago, diz que a proposta é deixar o usuário livre para navegar como quiser. “Este novo espaço tem como objetivo proporcionar nova experiência ao visitante do CCBB. Ao acessá-lo, o público terá controle para visualizar todo o conteúdo do website, de forma que cada um poderá construir seu próprio roteiro de navegação”, declara Santiago.

O conteúdo do site é apresentado em artigos, imagens, vídeos e também audioguias que abordam aspectos da arquitetura dos edifícios dos Centros, os conceitos e inspirações por trás de cada construção e o contexto social em que foram concebidos. Essa diversidade de formatos proporciona mais acessibilidade no aprendizado das histórias. Além disso, o público consegue fazer uma espécie de turismo virtual para conhecer mais as cidades onde estão localizados os CCBBs.

O coordenador de programação do CCBB Educativo, Mateus Mesquita, explica um pouco mais sobre a concepção deste projeto. "Desde o início, o tema do patrimônio sempre foi algo muito presente nas proposições realizadas no Programa CCBB Educativo. Somos inspirados por cada CCBB, por seus edifícios históricos e suas coleções, que nos trazem histórias e nos provocam reflexões importantes, a partir desses bens preservados de nossa cultura. Em pesquisas, visitas, conversas e apresentações, o patrimônio cultural é um assunto muito presente em nossas ações.”

Mesquita também ressalta que o compilado de informações promove uma aproximação dos cidadãos com sua própria cultura e a importância de preservação das heranças históricas. “Em todos esses encontros, buscamos desmistificar, aproximar essa discussão a todos os públicos, procurando trazer reflexões que discutam do sentido dos monumentos à beleza dos modos de fazer”, destaca.

Apesar do site já estar no ar, a plataforma será abastecida com diferentes materiais futuramente. Na aba “Lugar de Criação", que por hora se encontra inacabada, por exemplo, serão disponibilizadas atividades para o público infantil e suas famílias, algo que seja mais interativo e que gere engajamento nas crianças. Também há possibilidade de agendar excursões onlines, um serviço educativo que ajuda instituições de ensino, alunos e organizações não governamentais.  Para tal, basta entrar no site e ver as informações de contato na seção "Visitas agendadas on-line".

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »