Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2021 às 16h21min - Atualizada em 29/08/2021 às 16h06min

Manchester United anuncia retorno de Cristiano Ronaldo

O atacante português volta ao time inglês após 12 anos de sua saída

Julia Robita Torres - labdicasjornalismo.com
Cristiano Ronaldo em sua primeira passagem pelo Manchester United (Foto: Reprodução/Lance)
O Manchester United surpreendeu o mundo do futebol ao anunciar a contratação de Cristiano Ronaldo, vindo da Juventus, na última sexta-feira (27). O jogador, que já atuou pelo clube entre os anos de 2003 e 2009, retorna após 12 anos de sua saída. Pelo clube inglês, o atacante conquistou diversos títulos e também premiações individuais, como a sua primeira bola de ouro da carreira.

Para trazer o ídolo de volta, o Manchester United teve que vencer a concorrência do rival Manchester City. Segundo a imprensa, o time de Guardiola era o destino mais provável para o atacante, porém esse panorama mudou quando os Red Devils entraram na disputa. O anúncio oficial da transferência aconteceu no mesmo dia em que veio a público o interesse do United e gerou grande repercussão nas redes sociais.

A saída da Juventus

A Juventus contratou Cristiano Ronaldo junto ao Real Madrid em 2018, numa negociação de cerca de 117 milhões de euros. O atacante vinha de três conquistas consecutivas da Champions League pelo clube espanhol e tinha a conhecida intenção de voltar a ser campeão da competição e protagonista em mais um grande time europeu. 

Apesar de ter conquistado quatro títulos pelo clube, dos bons números  e de ter sido o  artilheiro do time na última temporada, ele não conseguiu seu objetivo principal de conquistar a competição continental. O fim da passagem pelo clube italiano aconteceu após muito desgaste. O atacante português participou da pré-temporada e da primeira partida da equipe no Campeonato Italiano deste ano; começou no banco de reservas.

A saída do jogador foi comunicada na quinta-feira (26) em entrevista coletiva do técnico Massimiliano Allegri, que revelou a conversa que teve e o desejo do atleta de se transferir para um novo clube: “Cristiano Ronaldo me disse ontem que queria sair da Juventus, é por isso que ele não participou do treino desta manhã e não está relacionado para o jogo contra o Empoli. Tomou sua decisão, irá para um novo clube após três anos aqui. Faz parte da vida.” disse.

História no Manchester United

A trajetória de Cristiano Ronaldo no Manchester United começou em 2003. Aos 18 anos, o português saiu do vindo do Sporting, de Lisboa,.para o clube inglês. A negociação aconteceu na janela de transferências da temporada 03/04, e o português era a grande aposta do técnico Alex Ferguson, que já o acompanhava de longe há alguns meses. O United teve de vencer a concorrência de vários outros clubes, como Barcelona e Arsenal, pelo jovem atacante que viria para ajudar a repor a saída de David Beckham, então ídolo do clube que se transferiu para o Real Madrid naquele ano.

Ainda muito jovem, o gajo não teve um começo avassalador nos Reds e precisou conquistar seu espaço ao longo do tempo. Cristiano teve uma primeira temporada discreta, mas nos minutos em campo demonstrava talento e grande margem para evolução. Entre os seus principais diferenciais estavam a velocidade, explosão e capacidade de dribles no um contra um, mas apesar disso ainda lhe faltava experiência para tomar decisões melhores em campo.

O primeiro título do atacante português pelo clube aconteceu no mesmo ano de sua contratação, uma Copa da Inglaterra, mas o protagonismo nas conquistas viria dois anos depois, na temporada 05/06. Junto ao também jovem atacante Wayne Rooney, com quem fez uma parceria de sucesso e deixou o nome marcado na história do time. Nesse momento já era possível observar melhores números em finalizações e participações em gol.

A melhor temporada de Cristiano pelo clube se deu em 2007/2008 quando marcou 42 gols em 49 jogos e ajudou o time a conquistar mais uma Premier League, a segunda em sequência, além de uma Champions League, ao vencer Chelsea na final. Nesse mesmo ano ele conquistou pela primeira vez o prêmio de melhor jogador do mundo. Na temporada seguinte, conquistou novamente a Premier League e se despediu dos Red Devils rumo ao Real Madrid. 

Em sua primeira passagem pelo clube, Cristiano Ronaldo atuou por 292 jogos, marcou 118 gols e conquistou 9 títulos. O seu retorno é visto como uma elevação em qualidade e competitividade para a equipe e foi comemorado pelos novos e antigos companheiros de clube. O técnico Solskjaer, com quem chegou a jogar, também mostrou grande expectativa: “É emocionante. Ele é um vencedor e traz algo completamente diferente. Ele vai dar um impulso a todos. Joguei com ele, grande jogador, um ser humano de topo, um profissional de topo.” disse o técnico em entrevista para a TV oficial do Manchester United.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »