Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/09/2021 às 20h46min - Atualizada em 02/09/2021 às 17h56min

Projeto Guri prorroga inscrições até Setembro

Maior programa sociocultural brasileiro insere crianças e adolescentes no universo musical

Thainá Souza - revisado por Jonathan Rosa
O Projeto Guri oferece atividades de 1995. (Foto: Reprodução/ PV Productions)

As inscrições para novas turmas do Projeto Guri foram prorrogadas. O período de incrição que estava programado para finalizar em 20 de Agosto, foi extendido até o dia 24 de setembro. Oferecendo diversos cursos na área musical, o projeto é voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Basta estarem matriculados em escolas de ensino básico da rede pública e privada do estado de São Paulo.

Com aulas ministradas no contraturno escolar é possível encontrar cursos como: iniciação musical, canto coral, instrumentos de música popular (como violão e cavaquinho) e erudita (clarinete e violino). Além das aulas de instrumentos, também é possível estudar luteria e tecnologia em música.

O maior programa sociocultural brasileiro é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Governo do Estado de São Paulo e as ONGs Santa Marcelina Cultura (que administra os polos localizados na capital paulista e na Grande São Paulo) e a Sustenidos (que gere os polos do litoral e interior do estado). São mais de 340 polos em todo o Estado, inclusive na Fundação CASA.

Desde 1995 o Projeto Guri busca oferecer não apenas conhecimento das técnicas musicais, mas também apoio e experiências que possibilitem a transformação da realidade e a novas perspectivas aos integrantes.

Mixer Guri - Teaser. (Reprodução: Projeto Guri - YouTube) 


No decorrer dos anos os alunos puderam participar de diversos momentos marcantes como: subir ao palco com o cantor Roger Waters, ex-integrante da banda de rock Pink Floyd e recepcionar o Papa Bento XVI em São Paulo. Além de gravar discos com a participação de cantores como Arnaldo Antunes, Fernanda Takai e o rapper Rappin Hood.

Não é necessário ter nenhum conhecimento musical prévio para integrar uma das classes do projeto. O conteúdo das aulas abrange tanto teoria, onde os alunos aprendem a ler a partitura, se familiarizam com instrumentos, suas partes e nomes, quanto parte prática de tocar o instrumento escolhido.

O impacto de projetos culturais como o Guri pode transformar a vida dos participantes como diz Evellyn Fontes que foi aluna de uma das turmas de violino durante um ano:

“Creio que o Projeto Guri seja muito importante e que precise de mais incentivo. Na mesma sala de aula tinha uma pluralidade de pessoas, de diferentes níveis, idades e lugares. Projetos assim salvam as pessoas, mais do que nunca se deve investir na arte e na educação”.

As inscrições para as turmas do Projeto Guri podem ser feitas presencialmente em um dos 44 polos da cidade de São Paulo ou da região metropolitana. A criança ou adolescente deverá estar acompanhada pelo responsável, portando certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3x4 recente e comprovante de endereço para consulta.

Para os interessados residentes do interior ou litoral paulista a inscrição deve ser feita de forma online, através do link http://wae.projetoguri.org.br:8080/waeweb/servlet/hnwvcndrwdg?1,2021,2,1
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através dos canais abaixo:

(11) 3221-7326 (Capital e Grande São Paulo)
0800 702 5056 (Demais localidades)

[email protected] 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »