Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/09/2021 às 12h35min - Atualizada em 18/09/2021 às 11h47min

Turma da Mônica | Amizade, diversidade, influência e importância para a cultura brasileira

Turma da Mônica, desde 1970 influenciando positivamente a população brasileira

Nataly Leoni - Editado por Ana Terra

De vestido vermelho, olhos grandes acompanhados pelos proeminentes dentes da frente, um temperamento difícil e para completar um coelho de pelúcia azul chamado sansão, que mete medo em qualquer um, Mônica se tornou um dos personagens mais emblemáticos da cultura brasileira, ela e sua turma influenciaram e ainda influenciam gerações pelo Brasil. Com as revistinhas, o desenho animado, e os filmes, a Turma da Mônica é presença garantida na vida dos brasileiros desde antes mesmo do lançamento do primeiro gibi, em 1970. Com o tempo, a turma foi crescendo em quantidade e ganhando spin-offs, como a Turma da Mônica Teen e a Turma da Mônica Jovem, feitas no estilo mangá.

A turminha aparece de início apenas em tirinhas de jornais e uma década depois, em maio de 1970, o criador Maurício de Souza lança o primeiro gibi. O nome que havia batizado sua obra ainda era um pouco diferente, "Mônica e sua turma” nasce e com suas primeiras ilustrações os personagens se mostram também um pouco diferentes de como conhecemos hoje, dava-se ali o pontapé inicial para a narração dessa história de amizade que marcou gerações. E desde o seu surgimento, essa turminha tão querida tem contribuído em diversos aspectos para a cultura brasileira.

As aventuras de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão juntamente com os mais de 400 personagens, que fazem parte do universo da turma, geralmente começam a fazer parte da vida das crianças desde muito cedo. O incentivo para a iniciação de um hábito de leitura nessa fase da vida é imprescindível e os gibis da Turma acabam se tornando uma porta de entrada para o desenvolvimento de um prazer pela leitura, sendo essa a história de muitos brasileiros que, quando adultos vêem na literatura uma forma de viajar, uma válvula de escape que foi incentivada pela vontade de descobrir o que a Mônica faria com o Cebolinha no próximo gibi se ele a irritasse novamente.

Essas histórias também têm um importante papel na exposição de valores humanos. Mônica, a personagem, é embaixadora da Unicef (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância) desde novembro de 2007, por ser um exemplo de força e liderança, trazendo consigo uma forte mensagem de empoderamento feminino capaz de inspirar muitas meninas mostrando que elas podem expressar sua força, podem sim tomar lideranças, e serem quem elas realmente são sem medo de julgamentos.

Além de trazer uma imensa diversidade de cores, regiões, classes sociais e sotaques entre os personagens, que é acompanhada por uma afetuosa imagem de amizade e respeito entre todos eles, fazendo com que as crianças e adolescentes possam se sentir representadas lendo ou assistindo os desenhos.

A proteção ao nosso meio ambiente também é um assunto recorrente nas revistinhas da turma, elas mostram o valor que a floresta amazônica, os animais nativos em risco de extinção, e outros biomas de extrema importância tem para a biodiversidade da fauna e da flora brasileiras, ensinando a relevância e despertando o interesse das crianças para as questões ambientais não só no Brasil mas em todo o planeta que estão cada vez mais preocupantes. Mônica sempre reúne seus amigos e luta pelo meio ambiente como a verdadeira heroína que é, e formar esse pensamento de protecionismo para com o planeta nas fases iniciais pode causar um grande impacto, criando um indivíduo mais consciente dessas problemáticas.

Campanhas em prol de diversas causas relacionadas à criança no Brasil também são constantemente estreladas pela turminha, algumas delas em parceria com a própria Unicef. Os direitos da criança são discutidos de forma didática e divertida em uma página em todas as edições mensais do gibi, entre os direitos evidenciados estão o direito à educação, ao leite materno, além de chamar atenção para a inclusão de crianças com deficiência e o combate ao racismo. Gibis especiais também são lançados com o objetivo de concientizar e ensinar as crianças sobre o trabalho infantil e violência. A exemplo disso, em abril de 2021 a campanha "Importância da vacinação” para a vacinação infantil contra a gripe, do Instituto Butantan em parceria com Maurício de Souza, foi lançada e 326 mil alunos da rede municipal de São Paulo receberam gibis que tratam do assunto, em uma tentativa de conscientizar as famílias das crianças.

A Turma da Mônica tem uma influência inquestionável na cultura brasileira, mas não se limita apenas ao Brasil, suas aventuras estão quebrando barreiras e ganhando o mundo com episódios do desenho animado sendo transmitidos em programas infantis japoneses, evidenciando a importância das histórias para a formação infantil e levando diversos aspectos da cultura a conhecimento mundial. Os gibis e os divertidos episódios dos desenhos acabam acompanhando e ajudando na formação da maior parte dos indivíduos, o que faz da Turma da Mônica uma parte essencial da cultura brasileira, seja na infância, na adolescência, com o seguimento teen e na juventude com o segmento jovem adulto, sempre agregando valores e chamando atenção para questões sociais fundamentais no país e no mundo de uma forma didática e divertida que apenas Maurício de Souza é capaz de fazer.

 

REFERÊNCIAS: 

GODOY, João. Cinco coisas que a Turma da Mônica nos ensinou. Blog Leiturinha, 3 de dez. de 2017. Disponível em: <https://leiturinha.com.br/blog/cinco-coisas-que-turma-da-monica-nos-ensinou/>. Acesso em: 17 de set. de 2021.

Redação. Primeira revista da Turma da Mônica era publicada há 50 anos. UFMG, 27 de mai. de 2020. Disponível em:  <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/primeira-revista-da-turma-da-monica-era-publicada-ha-50-anos#:~:text=Cinquenta%20anos%20atr%C3%A1s%2C%20em%20maio,exclusiva%3A%20A%20Turma%20da%20M%C3%B4nica>. Acesso em: 17 de set. de 2021.

Redação. Turma da Mônica e Butantan lançam campanha de vacinação contra a gripe com distribuição de gibis nas escolas de SP. G1, 14 de abr. de 2021.  Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/04/14/turma-da-monica-e-butantan-lancam-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-com-distribuicao-de-gibis-nas-escolas-de-sp.ghtml>. Acesso em: 17 de set. de 2021.
Unicef. Mônica: Embaixadora do UNICEF no Brasil desde 2007. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/monica#:~:text=H%C3%A1%20mais%20de%20cinco%20d%C3%A9cadas,ambiente%2C%20entre%20outros%20assuntos%20importantes.>. Acesso em: 17 de set. de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »