Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/09/2021 às 18h33min - Atualizada em 19/09/2021 às 19h07min

Conheça o Anima Mundi

O maior festival de animação da América Latina e o segundo maior do mundo

Vivian Ribeiro - Editado por Fernanda Simplício
Fonte / Reprodução/ Google
Assim como os eventos e premiações de cinema, as animações também possuem suas próprias premiações e eventos. O Anima Mundi é o maior Festival Internacional de Animação da América Latina e o segundo maior do mundo. Ele é realizado no Brasil, inicialmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, mas foi se espalhando para outras cidades do país em uma versão reduzida. Diversos países participam e exibem seus curtas, filmes, entre outros.  
 
Sua primeira edição foi em 1993, quando Cesar Coelho, Lea Zagury, Marcos Magalhães e Aída Queiroz decidiram criar um evento onde animações do mundo todo fossem exibidos e novos talentos descobertos e conhecidos, começando de forma pequena e crescendo com o passar dos anos. Desde então, todo ano há uma nova edição, como a Comic Con, o festival é uma grande convenção de animações de diversos gêneros, contendo também oficinas. Contando com mais de 100 mil animações já criadas durante a execução das várias edições. Além de diversos filmes que já foram exibidos. Os fãs e amantes do gênero podem participar de duas formas. Uma gratuita, que dá acesso à algumas atividades que são propostas no evento. E de forma paga, sendo possível se juntar a outras atividades, dependendo de qual seja a atividade escolhida, os ingressos podem variar de preço.  

Há, também, o Anima Fórum, que é destinado exclusivamente para os animadores e todos que fazem parte ativamente como força de trabalho nesse universo. Conversas, palestras, entre outros, com atuantes da área são o ponto alto dessa ramificação do Anima Mundi. É possível, ainda, aumentar a lista de contatos na área, devido ao grande número de profissionais reunidos.  
 
Premiações 
Não há limite de animações que podem ser inscritas para concorrer as premiações. Porém, só podem ser inscritas uma vez, não são permitidas que repitam as animações em edições seguintes. Entre as categorias existem as competitivas e não competitivas. Curta-metragem, Curta-metragem Brasileiro, Curta-metragem Infantil, Portfólio, Longa-metragem, Longa-metragem Infantil, Galeria, Curta de Estudante. Curta-metragem Documentário e Realidade Virtual, sendo as duas últimas as mais recentes, implantadas na edição de 2019, são as que competem por algum prêmio. 
 
Fazem das não competitivas: Animação em Curso, Futuro Animador, Panorama Internacional, Olho Neles! e Mostras e Retrospectivas. O curta que vence o Grande Prêmio Anima Mundi, é considerado bom o suficiente para ser escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA e concorrer ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de animação


 
Algumas das que já foram indicadas ao Oscar foram as animações O Menino e o Mundo (2016) e A Ganha-Pão (2018). 


Um dos premiados do Anima Mundi foi o criador de A Era do Gelo e Rio, Carlos Saldanha. Ele foi umas das revelações do festival e seu apego foi tanto que a partir de 2018 ele começou a ajudar financeiramente dois prêmios.  
 
A crise 
As edições obtinham patrocínio de empresas, que financiavam as oficinas e prêmios, mas, em 2018 isso mudou. Não ouve patrocínio para a edição de 2019, pois a Petrobras, que arcava com a maior parte dos gastos, parou de apoiar projetos culturais, e a chance de não ter uma edição naquele ano foi grande. Porém, foi criado um financiamento coletivo para adquirir o dinheiro necessário. Com a colaboração de diversos animadores e fãs foram arrecadados mais de R$400 mil e foi possível a realização, cortando alguns dos projetos que foram propostos e não conseguiram verba suficiente para irem adiante. No entanto, em 2020 não foi possível fazer a mesma coisa e foi o primeiro ano, desde sua criação, que o festival não foi realizado. O fim do festival pode ter sido selado por falta de verbas para continuar.  
 
REFERÊNCIAS:
MARCHI, 
Guilia. Anima Mundi: o maior festival de animação da América Latina. Revolution now, 29 de maio de 2019. Disponível em: < https://revolutionnow.com.br/anima-mundi-o-maior-festival-de-animacao-da-america-latina/>. Acesso em: 14 de set. de 2021. 
ZARUR, Camila. O futuro desanimador do Anima Mundi. O Globo, 17 de jan de 2020. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/epoca/cultura/o-futuro-desanimador-do-anima-mundi-24194889>. Acesso em: 18 de set de 2021 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »