Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/09/2021 às 22h51min - Atualizada em 21/09/2021 às 23h37min

Unsighted: jogo de desenvolvedoras brasileiras será lançado esse mês

Com narrativa representativa, o jogo estará disponível para PC, Nintendo Switch, PS4, PS5 e Xbox One.

Giuliana Holiscki - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Studio Pixel Pink/ Reprodução: O Megascópio.

Após seu anúncio em abril desse ano, o jogo Unsighted será lançado oficialmente no final do mês. Publicado pela Humble Games e desenvolvido por meio da Studio Pixel Punk, o game é de produção brasileira e promete trazer representatividade para quem joga.
 
Seu primeiro trailer foi mostrado durante a E3 2021 e, no mês de junho, disponibilizou uma demo na Steam dando aos jogadores a oportunidade de experienciar o game.

 

 
Tanto Tiani Pixel, quanto Fernanda Dias são as desenvolvedoras e fazem parte da comunidade LGBTQIA+, portanto sentiram a necessidade de trazer a representatividade dessa comunidade para o meio dos games.
 
O jogo é um metroidvania 2D inspirado em The Legend of Zelda e Metroid. A história conta a jornada de Alma, uma android lésbica e negra que precisará recuperar suas memórias e explorar Arcadia em busca de Anima, uma fonte de energia que dá consciência a criaturas autônomas no planeta. Assim, não se tornariam máquinas de matar involuntariamente, denominados Unsighteds.
 
Graças as armas e upgrades que Alma irá sofrer ao decorrer do jogo, será possível derrotar seus inimigos para alcançar seu objetivo e salvar seus amigos. Segundo Tiani em entrevista ao portal IGN Brasil, há mais de uma forma de superar os obstáculos nas diferentes telas do jogo, mais de um item possibilitará ultrapassar a mesma passagem. "Em Unsighted, também tentamos dar aos jogadores mais liberdade e fazer com que mais de um item possa ser usado para atravessar o mesmo obstáculo, se o jogador for criativo na forma com que experimenta suas habilidades. Geralmente existe mais de uma forma de conseguir tal habilidade. Em certos momentos, o jogo te incentiva a pensar desse jeito”, explica.
 


 

Além disso, puzzles também estão presentes no jogo como forma de alcançar lugares mais altos, encontrar segredos, e ganhar novas habilidade. Assim como em The Legend of Zelda, empurrar e arrastar pilares/estátuas são necessários no jogo forçando o jogares a utilizarem a lógica para continuar.
 
Em Unsighted, o tempo também é importante e deve ser administrado. Perder muito tempo em um determinado local, pode trazer consequências. Segundo sua descrição, demorar pode fazer com que NPCs importantes virem Unsighteds antes mesmo de encontra-los.
 
Por outro lado, para facilitar durante os combates, Unsighted possui um sistema de cura, como uma espécie de poção. Ao derrotar inimigos, gradualmente, uma seringa irá se encher. Com isso, ao sofrer um golpe que diminua drasticamente o HP, a seringa cheia permitirá recuperar a vitalidade. Dessa forma, o jogo incentiva a busca por adversários em troca de vida.

 

 
"A história é sobre androides que se amam, mas precisam passar por muita coisa para serem felizes, o que é bem parecido com o mundo real, para quem tem essa vivência", diz Tiani a IGN Brasil. De acordo com as desenvolvedoras, o jogo possui mensagens que pretendem passar para os jogadores, e esperam que a maioria do público entenda, mas preferem não dizer, pois seria um spoiler.
 
Alegam também que, por ser um jogo desenvolvido por mulheres trans, recebem julgamentos, pois deveria ser algo “bonitinho”, e moralmente correto, sem o uso de violência ou de armas. Também contestam o fato de que Unsighted, geralmente, é enquadrado como “diversidade”, mas que gostariam de competir e serem igualadas com jogos de categorias tradicionais.
 
Após seu lançamento, o jogo será incluído no catálogo da Xbox Game Pass, e estará disponível tanto para PC, quanto para consoles como Nintendo Switch, PS4, PS5 e Xbox One.

 



REFERÊNCIAS:
 
RODRIGUES, R. UNSIGHTED: indie brasileiro chega ao Switch em 2021. NINTENDO BLAST. 25 de jun. de 2021. Disponível em: . Acesso em 13 de set. de 2021.
 
FERREIRA, V. Jogo brasileiro UNSIGHTED sai em 30 de setembro para PC e consoles. THE ENEMY. 16 de set. de 2021. Disponível em < https://www.theenemy.com.br/pc/unsighted-jogo-brasileiro-lancamento-xbox-game-pass >. Acesso em: 20 de set. de 2021.
 
YONEZAWA, B. Unsighted: Metroidvania brasileiro promete ter toque especial. IGN BRASIL. 22 de jun. de 2021. Disponível em: < https://br.ign.com/unsighted/90491/feature/unsighted-metroidvania-brasileiro-promete-ter-toque-especial >. Acesso em: 13 de set. de 2021.
 
REDAÇÃO. UNIGHTER: jogo brasileiro será lançado no fim do mês. SBT. 19 de set. de 2021. Disponível em: < https://www.sbt.com.br/variedades/sbt-games/fiquepordentro/180583-unsighted-jogo-brasileiro-sera-lancado-no-fim-do-mes >. Acesso em: 20 de set. de 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »