27/09/2021 às 20h36min - Atualizada em 27/09/2021 às 19h50min

Dia 26 de setembro: A luta da pessoa surda

A data é um marco para os surdos há 164 anos

Sabrina Ribeiro - editado por Luhê Ramos
Fonte: Site Freepik.

Desde 1857, o 26 de setembro tornou-se um marco nas vidas das pessoas surdas brasileiras. Isto porque o primeiro instituto bilíngue para surdos no Brasil, o INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, localizado no Rio de Janeiro, foi fundado no mesmo dia. O período é visto como motivo de festividade por todo o país.

Segundo Samara Almeida, Intérprete de Libras, a data representa momentos de manifestações e lutas. É o período em que a comunidade une-se em prol de uma só causa: a conquista de direitos. Todos os anos ocorrem passeatas em todas as regiões, devido a pandemia. No último e neste ano, os eventos acontecem em formato online.

Além do dia nacional do surdo, durante todo o mês de setembro há comemorações marcantes para a comunidade, como o dia 23 – Dia Internacional das Línguas de Sinais e dia 30 – Dia do Tradutor e Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Desta forma, foi escolhido como o mês representativo das lutas pelos direitos da pessoa surda no Brasil.

Para Cleide Barbosa, Presidente do Instituto Transformar - INTRA, instituto de atendimento e apoio a comunidade surda na região do Cariri, interior do Ceará, “a reflexão que fica para nós, que fazemos parte da comunidade, é a seguinte: Sabemos que a luta é cotidiana, ela não é mensal e não é anual. Temos a consciência de que tivemos muitos avanços, isso é notório”.

A Presidente comenta ainda, “sabemos que muitos direitos ainda estão sendo negados às pessoas surdas, o direito à comunicação em sua língua, o direito à inclusão social, o direito à inclusão educacional, entre outros. Não precisamos apenas de um dia de luta, mas sim, de todos os dias”.

A Lei 11. 729, criada em 29 de outubro de 2008 e decretada em Congresso Nacional, institui o dia 26 de setembro como dia oficial do surdo no Brasil. A Lei proporciona visibilidade a pessoa surda enquanto sujeito ativo dentro da sociedade.

Sugestões de eventos na semana do surdo:

28/09 a 01/10
Evento: Vivenciando o dia da pessoa surda. Organização: Faculdade Integrada CETE.
Faça sua inscrição!

28/09

Evento: Dia do Surdo: (des) Construindo Concepções e Histórias. Organizado por: Universidade do Estado do Pará.
Faça sua inscrição!

29/09
Evento: Círculo Dialógico: Educação de Surdos - Dificuldades e perspectivas. Organizado por: PET Educação Interdisciplinar da Universidade Federal de Rondonópolis.

Faça sua inscrição!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »