02/10/2021 às 21h39min - Atualizada em 01/10/2021 às 20h12min

Moda e maquiagem, uma relação que vai além das passarelas

Diferente do que muitos pensam, a moda influencia, e muito, nas tendências de maquiagens que vemos por aí

Débora Nascimento - Editado por Flávia Pereira
Versace (Reprodução Instagram / @voguemagazine)

Antes de mais nada, não é surpresa para ninguém que a moda e a maquiagem caminham juntas desde o início dos tempos. As mulheres sempre encararam os produtos de beleza como algo mais do que apenas deixá-las mais bonitas. Afinal, a maquiagem surgiu como uma forma de representação de personalidades, definição de status e até mesmo tendências no universo da beleza.
 

Desta forma, não há como negar que existe uma conexão entre as duas coisas. Até porque, moda não é apenas roupas, é muito mais do que isso. Para a designer de moda, Julia Pereira de 24 anos, a moda vai muito além do que está nas passarelas. “ A moda envolve um ecossistema é um universo gigante de liberdade de expressão. De você expressar quem você realmente quer ser…”, afirma. 

Ao contrário do que muitos pensam, as roupas impactam, e muito, nas tendências de maquiagem. Profissionais ao redor do mundo aproveitam eventos, como as Semanas de Moda, para lançar também tendências da maquiagem. Portanto, esta relação é ainda mais natural do que as pessoas imaginam. 

Aliás, foi assim que surgiu a ideia do delineado gráfico, por exemplo. Se nas passarelas, os designers lançam uma coleção colorida e baseada em figuras geométricas, certamente, o estilo das próximas tendências de maquiagem, seguirão esta linha. 

Bem como, esta relação pode ser observada na tendência recente do tie dye. Logo que as estampas multicoloridas voltaram à moda, as maquiagens se tornaram mais coloridas, de cores pastéis, às mais vibrantes.

Além da definição de tendências, não há como negar que esses conceitos se complementam. Assim, uma boa maquiagem pode mudar completamente o seu visual e ajudar a definir sua personalidade. “A maquiagem traz auto estima, e isso sem dúvidas agrega bastante em qualquer look. Uma make bem feita já é metade do caminho andado…”, pontuou a maquiadora, Paula Moraes de 28 anos. 

Tendências: da passarela para a vida real

Não há como negar que uma boa maquiagem nunca sai de moda. Inclusive, a principal prova disso é o delineado, que vem conquistando cada vez mais corações. Há variações do mais básico ao mais elaborado. A Semana de Moda de Paris trouxe novas possibilidades, que possivelmente, logo veremos por aí. 

O delineado duplo, apresentado no desfile da Dior, traz delicadeza e charme à maquiagem. Com a pontinha saindo apenas do canto externo do olho, e a linha d'água inferior é levemente marcada, criando o efeito de linhas duplas. 

 

Koche (Foto: Reprodução Instagram / @koche)

Koche (Foto: Reprodução Instagram / @koche)

Destaque para o delineado na coleção da Koche

Já no desfile da Koché, o delineado ganhou um formato bem reto e longo. Com o canto interno bem marcado, conquistando o efeito levemente esfumado nos cantos. 

Além dos delineados, os olhos marcados com sombras coloridas foram uma forte influência nos desfiles em Milão. Como a combinação azul e verde, usada pela cantora, Dua Lipa, para a Versace. 

Do mesmo modo, os lábios ombré e o batom vermelho, também vieram com força nos desfiles, além de muitas outras tendências. E vamos combinar, quem não ama uma tendência de maquiagem diferente? Seja nos olhos, na pele ou na boca, a influência existe. 

E não há como negar, que por mais excêntricas que pareçam as tendências, elas são bastante influenciáveis. Como para a estudante de Jornalismo, Emannuelly Gomes de 23 anos, que é apaixonada por maquiagens e sempre que possível, acompanha o que há de novo no mundo da moda . 

“Como tudo exposto nas passarelas, as tendências aparecem de forma acentuada para destacar a proposta, e muitas vezes vai de um extremo ao outro, ou básicas ou bem performáticas. Confesso que amo todos os estilos, e por mais conceituais que sejam, consigo extrair dessas tendências a essência…”, afirmou Emannuelly. 

Portanto, vendo todas essas tendências que saem das passarelas, chegando às ruas, a gente tem ainda mais certeza que há uma ligação - fortíssima - entre a moda e a maquiagem.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »