10/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 10/10/2021 às 00h01min

Caso Gabby Petito: morte da influencer estadunidense mobiliza redes sociais em busca de respostas

Buscas pelo ex-noivo da influencer continuam e mobilizam forças militares e internautas que não sabem de seu paradeiro

Marcus Martins - Editado por Júlio Sousa
Foto: Reprodução/Redes sociais

 

    Autoridades policiais dos Estados Unidos continuam as investigações para a resolução do caso da influencer Gabrielle Petito, mais conhecida como Gabby Petito, 22, após seu corpo ser encontrado em um parque nacional em Wyoming, oeste dos Estados Unidos, durante viagem que a jovem fazia com seu noivo, Brian Laundrie, 23.

 


O caso
 

    Para aproveitar o verão estadunidense, o casal decidiu partir em julho de van em uma viagem pela região oeste do país e aproveitar seus parques nacionais. O que parecia ser uma viagem de comemoração ao pedido de casamento em 2020, com direito a fotos pelos locais que passavam, se tornou uma história triste com a trágica e misteriosa morte da influencer.
 

    No Instagram, os dois costumavam registrar cliques de suas viagens pelos parques, sempre rodeados de belos lugares e fotos felizes. No Youtube, o casal compartilhou um vídeo intitulado “Beginning Our Van Life Journey” —  único vídeo do canal, sendo visto mais de 5 milhões de vezes —, onde compartilham vários momentos de suas viagens, lugares por onde passaram e suas rotinas.
 

Porém, antes de Gabby ter sido declarada como desaparecida, no dia 12 de agosto a polícia da cidade de Moab, região sul de Utah, recebeu uma ligação com a queixa de uma briga doméstica. 
 

Em 16 de setembro, a polícia de Moab divulgou uma filmagem feita através de uma câmera fixada na vestimenta dos policiais que abordaram o casal em seu carro em agosto. Nela, é possível ver Petito aos prantos, alegando que Laundrie a agrediu, segurando seu queixo com força, após uma agressão da parte dela. Após o interrogatório dos policiais — que durou cerca de uma hora —, os dois foram orientados a se separarem durante a noite para evitar maiores desentendimentos.


Desaparecimento
 

    Após Laundrie voltar para casa no dia 1 de setembro, a família de Gabby estranhou a falta da moça, que não se comunicava com a família desde agosto, o que não costumava acontecer. Após esperar por mais de 10 dias, a família da jovem então resolveu procurar a polícia, sendo declarada como desaparecida.
 

    Durante todo esse momento, Brian não respondia aos questionamentos acerca do paradeiro de Gabby feitos pela sua família, tendo desaparecido duas semanas depois, movimentando as buscas pela sua localização, já que até o momento ele não é tratado como acusado, e sim “pessoa de interesse”, termo utilizado para se referir a quem possa ter tido alguma relação com o fato em investigação, já que a todo momento ele estava com a jovem.
 

    A última postagem no Instagram da influencer foi de 25 de agosto, onde ela comemorou o Halloween, “Happy Halloween'', escreveu. Já no perfil de Brian, o último post é datado de 13 de agosto, posando em um dos parques que visitara em Moab.


O papel das redes sociais no caso

 

    Desde o desaparecimento da jovem, as redes sociais, como Instagram, Twitter e Youtube vêm tendo um papel importante nas buscas por informações que possibilitem a descoberta do paradeiro de seu noivo, saber o que de fato aconteceu e pedidos de justiça para o caso. Através das redes, usuários compartilham informações que auxiliam nos esforços das forças militares, como pistas com prováveis lugares por onde ele possa ter passado. Além do auxílio das redes sociais, canais de TV dos Estados Unidos também estão cobrindo o caso.

Descoberta do corpo


    Depois de buscas realizadas pelo FBI na região da última aparição do casal, o corpo de Gabby Petito foi encontrado no Parque Nacional Grand Teton, no estado de Wyoming. A informação foi concedida por meio de uma coletiva, realizada em 19 de setembro, onde o agente do FBI Charles Jones lamentou a descoberta, “Gostaria de expressar minhas mais sinceras e profundas condolências à família de Gabby”.
 

    Até o momento, polícias locais, juntamente com o FBI, continuam as buscas para encontrar Brian Laundrie, a fim de elucidar o caso. Enquanto nas redes sociais os pais e seguidores de Gabby Petito pedem por justiça.




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »