Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/10/2021 às 12h27min - Atualizada em 20/10/2021 às 12h23min

A confusão envolvendo Jesy Nelson, Little Mix, Nicki Minaj e o blackfishing

No lançamento de seu primeiro clipe solo, Jesy Nelson sofreu duras críticas relacionadas a suspeita prática de blackfishing

Carol Sales - editado por Luhê Ramos
Jesy Nelson e Nicki Minaj no clipe de Boyz. | Foto: divulgação.
A inglesa Jesy Nelson deixou o grupo Little Mix em dezembro de 2020. Alegando que precisava se afastar para cuidar de sua saúde mental, ela recebeu um grande apoio dos fãs, que ficaram comovidos com a decisão. No entanto, um ano depois, o sentimento de muitos mudaria em relação à cantora.

No dia 8 de outubro de 2021, ela lançou Boyz, seu primeiro single solo com participação da rapper Nicki Minaj. Contudo, surgiu uma polêmica vendo o clipe: Jesy, que é branca, aparecia com a pele mais escura do que Nicki, que é de fato negra. Isso ampliou um debate em relação a Jesy estar fazendo blackfishing há algum tempo.

O que é blackfishing?

O termo é derivado do inglês catfishing, que significa impostor. Logo, blackfishing consiste em pessoas brancas que mudam sua aparência, usando de artifícios como bronzeamento excessivo para escurecer a pele, por exemplo, para conseguir a estética negra.

Ele ganhou destaque em 2018, quando a jornalista Wanna Thompson falou sobre o assunto no Twitter. Para a CNN, ela explicou que “em vez de valorizar a cultura como espectador, há a necessidade de possuí-la, de participar dela sem querer a experiência plena da negritude e da discriminação sistêmica que vem com ela”.

Pera, a Jesy é branca?

Essa foi uma pergunta feita, em forma de espanto, por muitos ao redor do mundo. Desde o início do Little Mix – grupo formado no programa inglês The X Factor - Jesy Nelson já mostrava que fazia uso de bronzeamento artificial.

Isso se tornou tão frequente que muitos achavam que ela era mestiça, ou até mesmo negra. No entanto, é possível perceber que ela é, de fato, branca. Um exemplo disso é em um vídeo, onde ela está abraçada com Leigh-Anne Pinnock, sua ex-colega de banda que é negra. Além disso, ela afirmou em entrevista para a Vulture que "estava muito ciente" que era uma mulher britânica branca e nunca disse que não era.

Contudo, o bronzeamento excessivo se tornou um problema. De acordo com a intérprete de Boyz, nunca a haviam alertado sobre o blackfishing que estaria fazendo até sair do Little Mix. Mas o tabloide inglês The Sun trouxe que Leigh-Anne tentou aconselhar Jesy a não fazê-lo, pois escurecer demais sua pele, sendo uma mulher branca, seria ofensivo. Porém, ela não teria “dado ouvidos”.

A live polêmica de Jesy e Nicki e os ataques a Leigh-Anne

Para promover o single Boyz, as duas realizaram uma live na segunda feira (11). No entanto, surgiu uma polêmica. Pouco antes, vazou uma suposta conversa do influenciador inglês NoHun, com uma resposta de Leigh-Anne a uma enquete feita por ele – se deveria criar passos de dança para a música de Nelson. Na tela gravada, a integrante do Little Mix diz: “Não. Faça um vídeo falando de como ela fez blackfishing ao invés disso. Ela nos bloqueou, nos cortou da vida dela [se referindo a todas as integrantes do Little Mix]. Ela é uma pessoa horrível.”

Baseado nisso, Minaj jogou indireta para Leigh-Anne, a acusando de estar com inveja da carreira solo de Jesy. “Você estava no grupo dela e não falou nada por 10 anos. Se você quer uma carreira solo garota, apenas diga. Você não precisa atacar outra pessoa. [...] Essa pessoa tem que usar um grande nariz de palhaço vermelho porque é um palhaço”. Os ataques se estenderam para o Twitter, com mais indiretas da rapper. Vale lembrar que Nicki fez um feat com o Little Mix na música Woman Like Me, ainda com Nelson no grupo.


Pinnock ganhou um enorme apoio dos fãs do Little Mix após a live de Nelson e Minaj. Eles se mobilizaram para dar streams e comprar I Love You, música do terceiro álbum do grupo - Get Weird - que é a favorita da cantora. I Love You subiu 173 posições no iTunes Mundial, chegando ao Top 10. Além disso, alcançou o #1 em alguns países, incluindo o Brasil.

“Eu sei do meu caráter”, Leigh-Anne discursa emocionada em seu aniversário

No último sábado (16), a cantora celebrou seus 30 anos com uma festa. Ela fez um discurso para seus convidados, e um trecho foi associado à confusão envolvendo os ataques de Minaj. Ele continha o seguinte: “Estou fazendo 30 anos. Eu sei do meu caráter, vocês sabem do meu caráter, qualquer um que me conheça sabe do meu caráter e é só com isso que me importo”, disse.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »