Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/11/2021 às 21h35min - Atualizada em 03/11/2021 às 20h56min

Os melhores lugares do Brasil para quem quer viver uma experiência de turismo ecológico

Todas as cinco regiões do país têm oportunidades para viagens sustentáveis

Liz Tamane - Editada por Victória Silva
Turismo ecológico no Brasil / Fonte: https://blog.nascenteazul.com.br/
O turismo ecológico é um ramo do turismo que incentiva viagens sustentáveis, promovendo o contato direto das pessoas com a natureza e educando-as sobre a importância da preservação da mesma.  Trilhas, mares, rios, lagoas, dunas e montanhas são algumas das paisagens que esse tipo de viagem proporciona.

Por ter uma natureza extensa e diversificada o território brasileiro se tornou fértil para o crescimento do ecoturismo nacional. É possível programar uma experiência sustentável em qualquer uma das cinco regiões do país.
  1. Chapa Diamantina (Nordeste)
Localizada no coração do estado da Bahia a Chapada Diamantina é um lugar ideal para quem está em busca de uma experiência sustentável e de puro contato com a natureza. A região de serras protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina possui um número de atrações tão alto que seria preciso mais de um mês para conhecer tudo.

É importante pesquisar as possibilidades de passeios que a Chapada oferece antes de ir para lá. Se possível, inclua na sua lista de atrações: Gruta da Lapa Doce (Lençóis), Gruta do Poço Encantado (Itaetê), Cachoeira da Fumaça (Vale do Capão).

No Parque, existem muitas trilhas bem sinalizadas que podem ser feitas sem guias turísticos. Algumas experiências só podem acontecer com os guias, que otimizam a vivência e dão mais segurança durante o trajeto. 

  1. Bonito (Centro-oeste)
A cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, é outro local para pôr na lista de viagens sustentáveis. Parques de cachoeiras, cavernas e rios não faltam, pesquise quais passeios se adequam mais ao seu perfil com antecedência, para não se perder com na extensa variedade de opções que a cidade possui.

Entre as principais atrações: Gruta do Lago Azul, Navegar no Rio Sucuri, Flutuar no Aquário Natural e no Rio da Prata. Se você curte sair do óbvio, há opções diferenciadas como a Lagoa Misteriosa ou fazer rapel na caverna alagada Abismo Anhumas. 

  1. Amazônia (Norte)
Segundo o Instituto do Homem e do Meio Ambiente (Imazon), a Amazônia corresponde a 59% do território brasileiro e a 67% das florestas tropicais do mundo. Conhecer a Amazônia é estar em contato direto com uma experiência de ecoturismo.

Uma boa opção é se hospedar em hotéis ou pousadas sustentáveis, conhecidos como “hotéis de selva”, que ficam entre a floresta e a  cidade. Para quem busca uma imersão mais intensa com a natureza e com o estilo de vida local, é legal se hospedar em alguma comunidade ribeirinha.

A Amazônia possui muitos atrativos, contando com alguns patrimônios  naturais -Parque Nacional de Anavilhanas, o Parque Nacional do Jaú, o Parque Ecológico do Lago Janauari- , o encontro das águas do rio Solimões e do rio Negro, passeios como nado com botos, safári fotográfico, andar de barco, etc.

  1. Ilha Grande (Sudeste)
Localizada na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, Ilha Grande é a queridinha dos cariocas e paulistas. Praias paradisíacas, cachoeiras cristalinas e muito verde e montanhas é o que se encontra por lá.

É recomendável se hospedar na Vila do Abraão, onde fica a melhor infraestrutura da ilha. Apesar da praia da vila do Abraão não ser tão atraente, é de lá que saem os barcos que vão te levar para lugares incríveis. Destinos como Praia de Lopes Mendes, Praia do Aventureiro, Praia de Dois Rios, Lagoa Azul e Lagoa Verde são os preferidos dos turistas.

             
  1. Foz do Iguaçu (Sul)
Por conta das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza (2007 a 2011), Foz do Iguaçu atrai turistas de todo canto do Brasil, e do mundo. A Mata Atlântica exuberante do lugar é uma vivência ecológica inesquecível.

Para se refrescar nas águas naturais uma boa opção de passeio é o Iguassu Secret Falls, em que você conhece dez cachoeiras, por meio de quatro trilhas de nível moderado. Outra atração é o Parque das Aves, com uma extensão de 16 hectares de Mata Atlântica, onde vivem mais de 140 espécies, que podem ser observadas de perto. Esses proporcionam momentos intensos de contato com a fauna e flora local.



Referências

Chapada Diamantina - Onde fica, Cidades e Atrativos. freeway.tur.br, 2020. Disponível em:  . Acesso em 02 de nov. 2021.

Bonito: o que fazer, passeios e como funciona o turismo na cidade. www.melhoresdestinos.com.br, 2021. Disponível em: . Acesso em 02
de nov. 2021.

10 experiências imperdíveis para viver na Floresta Amazônica, a maior do mundo. https://www.skyscanner.com.br/. Disponível em: <https://www.skyscanner.com.br/noticias/floresta-amazonica-experiencias-imperdiveis> . Acesso em 02 de nov. 2021.

Tudo sobre Ilha Grande, RJ - O que visitar, quando ir e onde ficar. ideiasnamala.com. Disponível em: <
https://ideiasnamala.com/ilha-grande/>. Acesso em 02 de nov. 2021.

O que fazer em Foz do Iguaçu: passeios imperdíveis na natureza. https://blog.parquedasaves.com.br/. Disponível em: <
https://blog.parquedasaves.com.br/2019/12/o-que-fazer-em-foz-do-iguacu/> . Acesso02 de nov. 2021.

Turismo ecológico no Brasil: tudo que você precisa saber. Nascente Azul, 2019. Disponível em: <
https://blog.nascenteazul.com.br/turismo-ecologico/> . Acesso em 02 de nov. 2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »