Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/11/2021 às 10h42min - Atualizada em 11/11/2021 às 10h19min

Em algum do lugar do norte da Itália: os lindos cenários do filme “Me chame pelo seu nome"

Lívia Cecon - Editado por Matheus Da Fonseca
Armie Hammer e Timothée Chalamet em "Me Chame Pelo Seu Nome" (Reprodução papel pop)

O romance de 2017, ambientado em 1983, teve como cenário o norte da Itália para contar a história de amor entre um adolescente de 17 anos vivendo na Itália (Elio Perlman-Timothée Chalamet), e o assistente acadêmico Oliver (Armie Hammer) durante as férias de verão, na região da Lombardia.

Crema 
  

As primeiras cenas do filme se passam na casa da família de Elio, em uma típica vila italiana do século XVII cercada pela natureza e com muito espaço ao ar livre. A propriedade usada para as gravações se chama Vila Albergoni, nos arredores de Crema, província de Cremona com cerca de 32.913 habitantes. A pequena e charmosa cidade representa bem a essência italiana, com muitas basílicas e catedrais espalhadas, antigos mercados, monumentos históricos e praças, como a praça central “Piazza del Duomo” e o “Arco de Torrazzo”.


A cidade fica a uma hora de carro/trem de Milão. Da estação Milano Centrale, é preciso viajar até Treviglio e fazer a conexão até Crema.
 


Pandino


Seguindo para mais uma linda locação, chegamos a cidade de Pandino, a 30 km da capital Milão. A cidadela se destaca pela arquitetura do século XIV em construções como a do famoso Castelo Visconti, cuja visitação é permitida com hora marcada. Outro destaque de Pandino é o memorial dedicado à Primeira Guerra Mundial na Piazza Vittorio Emanuele II. A região também oferece uma gastronomia de renome e bons hotéis.




 

Sirmione

 

O próximo destino talvez seja o ponto alto do filme: Sirmione. A pequena península situada em um braço de terra sobre o maior lago da Itália, o Lago di Garda, é bastante antiga, com registros de primeiros vestígios humanos nos séculos 5 e 6 a.C. O lugar  guarda praias de água cristalina, ruínas romanas e as águas termais, podendo chegar a temperaturas de até 70º. O Castello Scaligero também é parada obrigatória para  quem for visitar Sirmione, cuja torre de 37 metros proporciona uma linda vista do lago, além de um charmoso centro histórico. Outra dica é experimentar o delicioso gelato italiano.

A península fica a uma hora e meia de carro de Milão e os aeroportos mais próximos são os de Milão, Verona e Veneza.

 


Bergamo

 

Já no final do filme, Elio e Oliver viajam para Bergamo, cidade medieval aos pés dos Alpes. A província de Bérgamo está localizada a cerca de 32 km de Milão (ao sul) e da Suíça (ao norte) e é conhecida por sua beleza natural de tirar o fôlego. Algumas atrações locais mostradas são a Basilica di Santa Maria Maggiore e o Duomo di Bergamo. Outra dica é um pouco mais afastada do centro: as Cataratas Serio, com 315 metros de altura, é a maior cachoeira da Itália e a segunda maior da Europa. 

De carro ou de trem, o trajeto entre Milão e Bérgamo leva pouco mais de uma hora.




 

Referências:

 

Ligero, Bárbara. “Os cenários italianos do filme “Me chame pelo seu nome”. 27/07/2018. VIAGEM E TURISMO. Disponível em: <https://viagemeturismo.abril.com.br/blog/piacere-italia/os-cenarios-italianos-do-filme-me-chame-pelo-seu-nome/

 

Qual viagem. “Sirmione: descubra a charmosa cidade medieval do Lago de Garda”. 09/03/2018. QUAL VIAGEM. Disponível em: <http://www.qualviagem.com.br/sirmione-descubra-a-charmosa-cidade-medieval-do-lago-de-garda/

 

TripAdvisor. “O que fazer: Crema”. TRIPADVISOR 

Disponível em: <https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g1131344-Activities-Crema_Province_of_Cremona_Lombardy.html


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »