Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/11/2021 às 06h17min - Atualizada em 15/11/2021 às 06h57min

Confira os principais easter eggs e referências em Eternos

Filme faz referências a outros filmes da Marvel, Star Wars e até heróis da DC

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Marvel Studios / Reprodução: Google
No último dia 4, foi lançado o filme Eternos, da Marvel. Dirigido por Chloé Zhao, ele conta a história de um grupo de seres imortais que tem como objetivo derrotar os Deviantes, criaturas obscuras e violentas.

Além de introduzir essa nova equipe de super-heróis no universo das telonas, o longa também a liga a outros eventos e personagens já existentes no UCM (Universo Cinematográfico da Marvel), fazendo várias referências a eles. Porém, os easter eggs de Eternos não param por aí, havendo no filme referências aos quadrinhos, a questões históricas, ao universo de Star Wars e até a heróis da DC Comics, entre outras.
Confira, a seguir, alguns desses easter eggs e referências que você pode ter perdido em Eternos:
 
[Atenção: essa lista contém spoilers!]
 
Outros filmes da Marvel

 
Eternos conta com muitas referências a outros filmes, elementos e personagens do UCM. Uma delas ocorre quando Dane Whitman (Kit Harrington) descobre sobre os poderes de Sersi (Gemma Chan) e pensa que ela é uma feiticeira, como o Doutor Estranho, ficando inclusive decepcionado quando descobre que esse não é o caso.

Outra referência a personagens já existentes no UCM acontece quando Kingo (Kumail Nanjiani) fala que conhece Thor, mas que o Deus do Trovão não atende mais às suas ligações desde que se tornou um herói famoso. Além disso, há uma cena no filme na qual Ikaris (Richard Madden) está no abrigo criado por Phastos (Brian Tyree Henry) e brinca que o local deve ser tão perfeito que a mesa deve até ser feita de Vibranium (metal encontrado em Wakanda, terra natal do Pantera Negra).

Mas talvez o easter egg relacionado ao UCM mais importante em Eternos seja quando é mencionada a guerra dos Vingadores contra Thanos e o porquê de o grupo de imortais não terem ajudado na luta. Como explicado por Sersi na cena, os Eternos só interferem em problemas que envolvam os Deviantes.

 
Heróis da DC
 
Por mais inacreditável que pareça, o novo longa da Marvel também faz referências aos heróis da concorrência – a DC Comics. Um dos momentos do filme nos quais isso ocorre é quando o filho de Phastos, Jack, pensa que Ikaris é o Superman por conta das semelhanças entre os dois heróis. Nessa cena, o garoto diz a Ikaris que o viu “com capa e soltando laser pelos olhos” na TV e o personagem de Richard Madden comenta, ofendido, que não usa capa.

 
Além disso, em outro momento do longa, o personagem Gilgamesh (Don Lee) compara Karun (Harish Patel), o gerente de Kingo (Kumail Nanjiani), ao mordomo do Batman, Alfred.
 
Star Wars

 
Considerando que a diretora Chloé Zhao é muito fã de Star Wars, não é uma grande surpresa que Eternos tenha um easter egg ligado à franquia. Na cena que mostra o quarto do filho de Phastos, é possível ver que o garoto tem vários pôsteres e outros objetos ligados ao universo criado por George Lucas.
 
BTS
Até mesmo o grupo de k-pop BTS é citado em Eternos. Em certo momento do longa, Kingo aparece em Bollywood e menciona que os integrantes do grupo sul-coreano fariam uma participação em seu próximo filme. Além disso, a cena logo após essa menção conta com a música “Friends”, do BTS, como trilha sonora.
 
A coleção de Makkari

 
Uma das personagens do filme, Makkari (Lauren Ridloff), é uma colecionadora de artefatos históricos. Assim, quando a coleção dela é mostrada é possível ver vários itens conhecidos, como a espada Excalibur, do Rei Arthur, a Tábua de Esmeralda e o Santo Graal.
 
Eros

 
As cenas pós-créditos de Eternos também trazem alguns easter eggs. Na primeira delas, o público é apresentado a um personagem já conhecido nos quadrinhos da Marvel Eros, o irmão (e rival) de Thanos.

Interpretado por Harry Styles, o personagem se oferece para ajudar os heróis na sua jornada para encontrar outros Eternos e avisá-los sobre os verdadeiros planos dos Celestiais. Apesar de sua participação no longa ter sido pequena, Eros ainda deve aparecer em outras produções da Marvel no futuro.
 
O Cavaleiro Negro

 
A segunda cena pós-créditos de Eternos também traz referências, dessa vez sobre o personagem de Kit Harington. Apesar de, no filme, ser apresentado apenas como Dane Whitman, o personagem deve aparecer como sua identidade heroica, o Cavaleiro Negro, em produções futuras da Marvel, o que é praticamente confirmado justamente na segunda cena pós-crédito.

Nela, a espada de ébano (a arma do Cavaleiro Negro nas HQs) aparece na mansão de Dane.  Ele não chega a tocar na espada, mas ouve um som saindo dela ao se aproximar – uma voz, já confirmada como sendo do personagem Blade, o Caçador de Vampiros, que será vivido por Mahershala Ali no UCM.

Referências:

CANHISARES, M. Os principais easter eggs e referências de Eternos. Omelete, 05 de nov. 2021. Disponível em: . Acesso em: 08 de nov. 2021.

FIAUX, G. Eternos: 27 easter-eggs e referências no filme da Marvel. Legião dos Heróis, 07 de nov. 2021. Disponível em: . Acesso em: 08 de nov. 2021.

RODRIGUES, H. Eternos | Confira 22 easter-eggs e referências que você perdeu no filme. Estação Nerd, 06 de nov. 2021. Disponível em: . Acesso em: 08 de nov. 2021.


 
 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »