Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/11/2021 às 11h55min - Atualizada em 13/11/2021 às 11h36min

Fenômeno dos animes conquistam fãs de todas as idades

Mercado geek e sua criatividade no empreendimento atualmente no Brasil

Fernanda Alves - Editado por Ana Terra
Quem nunca acordou cedo quando criança para assistir Dragon Ball na TV e ajudar Son Goku a realizar a genki dama? Isso mesmo muitas pessoas na infância tiveram o prazer de estar ajudando seu herói favorito a salvar o planeta Terra das garras de vilões de outra dimensão. Como sabemos as crianças crescem e criam interesse em outros assuntos. No entanto, ainda há pessoas que gostam e admiram as animações. Existe um termo para identificar essa comunidade, um vocábulo conhecido como otaku. Palavra japonesa que ganhou força e modificação do seu significado no Brasil, para os brasileiros otaku se designa para fãs da cultura japonesa. Mas no Japão qualquer pessoa que se interesse por algum outro assunto pode ser comparada com um otaku.

No caso do estudante de pedagogia José Rodrigo (24), explica que seu primeiro contato com animes foi em uma programação de TV aberta e Dragon Ball foi o primeiro que assistiu e quando adulto resolveu procurar outros animes. A maioria dos pais critica seus filhos por assistir “desenhos". "Meus pais são de boa em relação a isso, nunca me criticaram ou algo do tipo”, disse Rodrigo. A magia e o encantamento que esse universo oferece e está por trás de cada traço desenhado delicadamente pelos magakás, que buscam trazer cenas incríveis e inesquecíveis. Que proporcionam diversas emoções em seus espectadores, também procuram trazer ensinamentos distintos. “É incrível a emoção que sentimos em cada história, em cada cena, as trilhas sonoras maravilhosas, com os animes aprendi mais sobre amor, lealdade, amizade, e sobre nunca desistir dos meus sonhos. Todo mundo deveria assistir animes”, afirmar José Rodrigo.

 
Mahō shōjo
Gênero voltado ao público feminino, seus personagens principais são garotas mágicas que ajudam a salvar o mundo de seres malvados de outro universo. Sailor Moon é um anime popular nos anos 90 e até no presente momento faz sucesso, com a popularidade da novel surgiu outros animes com a mesma temática e intuitos diferentes. Como é o caso de Puella magi madoka mágica, popularmente conhecido como Madoka Mágica. Necessariamente para uma personagem se transformar em uma guerreira, primeiro aparece criaturas em formas de gatos e entregam objetos mágicos de transformação. Luna e Ártemis (Sailor moon) encontram suas respectivas garotas e oferecem broches que a tornam guerreiras Sailor, que lutam pelo amor e a justiça. Cada sailor tem um planeta protetor e a marca do anime são roupas semelhantes aos uniformes dos marinheiros.

Kyubey (Madoka mágica) incentiva as meninas a serem uma garota mágica, para derrota as bruxas e no seu final tem uma grande surpresa e sacrifício. De acordo com a plataforma de pesquisa Google Trends, maho shoujo ganha maior alcance no estado do Amazonas. Entre os meses de junho (2020) e março (2021) o percentual de vezes que foi pesquisado cresceu de 46 para 95 o volume de buscas da palavra. A determinação, amizade, carinho, companheirismo e ensinando a nunca desistir dos seus sonhos. Usagi e Madoka nos ensinam que uma simples garotinha de ensino fundamental pode ser uma grande guerreira, correndo sempre em buscar do seu objetivo.

 
Mercado Geek
O comércio geek é voltado para o público intitulado geek e nerd de todas as idades, contendo produtos de variados personagens sendo eles de animes, jogos e entre outros. De acordo com o site Promoview os títulos do momento no mercado geek são: Star Wars, Marvel, DC Comics e Pókemon. No entanto. como explica o sócio da loja Gabinete de Curiosidades, Wilson Estevanovic (41), já existia uma loja retro voltada para o público mais velho. Com intuito de vender produtos como discos de vinil, vitrola e entre outros, mas em 2019 mudou o nicho da loja para geek e nerd.

A criatividade do mercado vem conquistando nerds de todas as idades, com produtos variados sendo eles action figures, colares, chaveiros, camisas e entre outros. Eles buscam trazer um pouco de cada personagem para junto dos fãs. A faixa etária de idade dos consumidores que procuram a loja, “entorno de 12 a 40 anos”, afirmar Wilson. A informação mostra que a idade não importa quando gostamos de algo. Os artigos mais procurados da lojinha são itens como “figures action de animes e jogos como Naruto e God of war. Atualmente o que mais procuram são os fãs de Naruto”, disse Wilson Estevanovic.

Referências:

Garotas mágicas ( mahõ shoujo). Fantastipédia. Disponível em: <https://fantasia.fandom.com/pt/wiki/Garotas_M%C3%A1gicas_(Mahou_Shoujo)>. Acesso em: 13 de julho de 2021.
Google trends, numero de vezes que a palavra mahou shoujo foi pesquisada. Google trends.com.br,2021. Disponivel em: <https://www.promoview.com.br/categoria/varejo/mercado-geek-esta-em-alta-no-brasil.html>. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
Promoview, mercado geek está em alta no Brasil. Promoview.com.br, 2019. Disponível em: <https://www.promoview.com.br/categoria/varejo/mercado-geek-esta-em-alta-no-brasil.html>. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »