Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/11/2021 às 16h44min - Atualizada em 13/11/2021 às 12h12min

Morbius | Filme do vampiro anti-herói ganha novo trailer com referências ao MCU

Confira 6 easter eggs que comprovam a união entre Sony e Marvel!

Ivan Fercós - Editado por Ana Terra
Sony Pictures lançou um novo trailer do filme Morbius, a qual se baseia em um conhecido vilão do Homem-Aranha, o doutor Michael Morbius, que será interpretado por Jared Leto. No vídeo podemos ver partes da origem da história, como também várias referências soltas e conexões com os estúdios Marvel.



O filme se concentra no Dr. Michael Morbius, um cientista com uma rara doença no sangue, que busca desesperadamente uma cura para ele e outras pessoas que sofrem com o mesmo. Em um perigoso tratamento que envolvem morcegos, aparentemente ele encontra a cura, mas o experimento o transformará lentamente em um vampiro, com habilidades super-humanas e com uma sede insaciável por beber sangue.

Morbius pode ser tanto vilão como um herói, e neste filme veremos como a linha entre esses dois extremos dialogam de forma tênue, além de descobrirmos a qual caminho ele vai escolher, o do bem ou mal.

O filme é dirigido por Daniel Espinosa, com roteiro de Matt Sazama e Burk Shrapless. O elenco é composto por: Matt Smith (Doctor Who) como Loxias Crown, Adria Arjona (Good Omens) como Martine - a esposa de Morbius, e Jared Harris (The Terror) como seu mentor. Também Al Madrigal, Tyrese Gibson e Michael Keaton, que revive o personagem Adrian Toomes, ou como é mais conhecido, o Abrute do filme Homem-Aranha: De volta ao lar.

 

Referências ao Homem-Aranha e Venom

Sobre o universo da Sony e Marvel que parece que não para de crescer. O trailer de Morbius nos confirma que o filme tem muitas conexões com Homem-Aranha, Venom e o MCU. Ainda não é possível especificar de forma exata, haja vista que existem referências tanto para as tramas de Toby Maguire, como de Andrew Garfield e Tom Holland.
 
Todos esses cruzamentos e referências parecem especialmente importantes, dadas as disputas da Sony e da Disney sobre os direitos do Homem-Aranha e sua galeria de desonestos. A Sony detém a licença do Homem-Aranha - mesmo sendo um personagem da Marvel - mas o estúdio tem um acordo com a Disney para co-produzir filmes do Homem-Aranha. O acordo permite que o Homem-Aranha da Sony faça parte do MCU. Os dois estúdios se separaram brevemente em 2019, depois de não chegarem a um acordo sobre questões contratuais. No entanto, após um apelo relatado do ator do Homem-Aranha Tom Holland, a Sony e a Disney concordaram em um contrato que mantinha o universo do Homem-Aranha e o MCU conectados.

Vamos detalhá-las uma por uma:

Oscorp



A primeira que aparece é em uma das cenas aéreas que nos mostram a cidade de Nova Iorque. Nela podemos ver o edifício Oscorp, que embora não é o mesmo dos filmes, o logo da companhia é igual ao que vemos no filme dirigido por Marc Webb em O Espetacular Homem-Aranha 2, onde o nosso herói aracnídeo é interpretado por Andrew Garfield.
 
Daily Bugle



Esta é uma das grandes, porque vem com mais de uma referência por frame. Nessa cena, Michael Morbius aparece lendo as notícias no jornal Daily Bugle, que como bem sabemos, é dirigido por J.J Jameson, um icônico personagem da saga do Homem-Aranha, protagonizada por Toby Maguire, que também aparece nos filmes de Venom. Olhando bem as notícias que existem na parte superior, podemos chegar a ler que fala de Rhino e Gata Negra.
 
Ambos os personagens aparecem no segundo filme do Espetacular Homem-Aranha. Rhino, interpretado por Paul Giamatti, é um dos vilões - um mafioso russo com um traje mecânico enorme de rinoceronte. Gata Negra, por outro lado, não apareceu diretamente, mas vimos a Felicia Hardy (Felicity Jones) como assistente de Harry Osborn. É ela quem no futuro vai se tornar na mais conhecida anti-heroína do universo aracnídeo.

San Francisco




Nesta cena, o agente Rodríquez, interpretado por Al Madrigar, diz a Tyrese Gibson (Simon Stroud, na trama), que “não houve nada como isso desde São Francisco”. É nessa cidade que ocorreram os eventos de ambos os filmes da franquia de Venom, embora não sabemos ao que se refere o trailer, mas suponhamos haver uma relação ao ocorrido em Venom: tempo de carnificina.

Grafiti Homem-Aranha



A cena em que aparece Jared Leto na rua ou em uma espécie de beco, vemos na parede um grafith do Homem-Aranha, que pela pintura faz referência ao aracnídeo de Toby Maguire. No entanto, por cima do desenho está escrito assassino, isso sem dúvida está relacionado a Tom Holland, ou aos eventos que ocorreram em Homem-Aranha: longe de casa, com Mysterio e o que podemos chegar a ver na sequência do filme da franquia, o Sem Volta Para Casa.
 

O Abutre



Não existe muito que esclarecer nesta cena. É uma referência direta já que vimos a Michael Keaton, quem interpreta ao abutre em Homem-Aranha: De volta para casa, que diz a Morbius que eles deveriam manter contato.

Venom

Por último, temos outra referência direta na cena final do trailer, onde Morbius, é questionado “quem é você”, e ele responde “sou Venom”. Depois esclarece ao sujeito caindo no chão que estava brincando e corrige dizendo, “Dr. Michael Morbius, a seu dispor”.
 
Com estas referências podemos assegurar que a expansão dos mundos de Sony e Marvel é maior que esperamos. Recordemos que não estamos muito longe da estreia de Homem-Aranha: sem volta para casa, onde veremos mais do spiderverso e talvez teremos mais esclarecimentos quantos mais cabos estão soltos por aí.
 
Embora a estreia de Morbius estava anunciado para este ano, o filme teve vários atrasos devido à pandemia, e na hora de escolher que lançaria primeiro, a Sony priorizou a segunda parte de Venom. Por sorte não existe muito por esperar, já que Morbius vai estar disponível nos cinemas em janeiro de 2022.

REFERÊNCIAS:
IGLESIAS, Agustina. Morbius: las conexiones que tiene la nueva peli de Sony con Spider-Man y Venom. Cultura Geek, 2 de nov. em 2021. Disponível em: <https://culturageek.com.ar/morbiusreferencias-al-mcu-y-venom/>. Acesso em: 8 de novembro de 2021.
JORDAN, Peter. Trailer de Morbius Mostra Andrew, Tobey, Venom E Abutre - Análise COMPLETA! Ei Nerd, 2 de nov. de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=w4TPS1k6SRA>. Acesso em: 8 de novembro de 2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »