Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/11/2021 às 11h21min - Atualizada em 15/11/2021 às 11h49min

Resenha | Erkenci Kus, uma história de amor inspiradora

Com 51 episódios de duas horas, cheios de diversão e romance, a produção vai do entretenimento ao vício

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte : Gold Film / Reprodução : IMDb

A comédia romântica turca, Erkenci Kus (O Pássaro Madrugador) — também conhecida pelo título em inglês, Day Dreamer —, conquistou o coração do público internacional após as cenas apaixonantes, cativantes e coloridas do par romântico principal da narrativa se popularizarem nas redes sociais.

 

Produzida pelo estúdio Gold Film e televisionada pela primeira vez em junho de 2018 pela Star TV aos sábados, Erkenci Kus continua sendo bem recepcionada pelos fãs, que alimentam esperanças por uma segunda temporada mesmo depois de dois anos da exibição do 51° e último capítulo da novela. 

 


Em março de 2019, os atores que assumiram os papéis dos protagonistas, Can Yaman e Demet Özdemir, receberam pela Murex d'Or, respectivamente, os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz. Antes disso, ambos receberam também, o prêmio de Melhor Casal de Comédia Romântica pela fundação Engelsiz Yaşam Merkezi, que elegeu a novela como a Melhor Comédia Romântica, em janeiro do mesmo ano. 

 

A produção — licenciada para a Espanha, Estados Unidos, Europa, Itália e Oriente Médio —, foi reprisada na Turquia pela emissora Star TV, que recentemente, liberou gratuitamente a novela no site da empresa. A versão dublada para o espanhol também encontra-se disponível no YouTube, pelo canal Pájaro Soñador. Já a tradução para o português fica por conta dos fãs, que legendam e compartilham os episódios em grupos do Telegram e em fóruns online. 

 


SINOPSE

A jovem sonhadora, Sanem Aydin, trabalha no ponto comercial da família, localizado no bairro onde mora. Seu maior desejo é tornar-se escritora, publicar um romance e viver na Ilha Galápagos em um futuro próximo. 

 

No entanto, seus planos são interrompidos por seus pais, que lhe preparam um casamento arranjado. Para fazê-los mudar de ideia, Sanem se candidata a uma vaga de emprego na agência em que sua irmã, Leyla Aydin, trabalha. 

 


Graças a boa reputação da irmã na empresa, Sanem é contratada imediatamente. E, no primeiro dia de trabalho, é convocada a comparecer a um teatro, local onde vai ocorrer uma festa em comemoração aos 40 anos da agência. Ao chegar lá, Sanem se perde, e em uma parte escura do local, é surpreendida por um rapaz, que lhe beija por engano.

 

Confusa com a situação, Sanem foge sem antes ver o rosto de quem a beijou. Dali em diante, a jovem se compromete a descobrir quem é o homem misterioso, ao qual ela passa a chamar de Albatroz

 

Assista o vídeo-trailer da novela na íntegra:


A TRAJETÓRIA DA FÊNIX E DO ALBATROZ

O primeiro episódio de Erkenci Kus é despretensioso. Mas, prende a atenção. Em primeiro lugar, pelo mistério envolto do Albatroz, e segundamente, pelo envolvimento de Sanem nas armações de Emre Divit, um dos chefes da agência. 

 

Tais armadilhas, chantagens e mentiras da dupla, tornam a narrativa instigante até o 25° episódio da novela. Daí em diante, o enfoque é dado ao casal, que nesta fase, entram em um ciclo de intrigas e desencontros que torna o ritmo de desenvolvimento da história lenta. 

 


O processo de evolução do romance de Sanem e Albatroz (Can Divit) foi um ponto tão bem observado pelos telespectadores, que a roteirista da novela, Aslı Zengin, foi substituída por Banu Zengin Tak durante as gravações. Porém, a mudança não correspondeu às expectativas do público, principalmente, tratando-se das reviravoltas que a história ganha nos capítulos finais. 

 

A insatisfação dos amantes de Erkenci Kus com o final que se deu a novela justifica as esperanças existentes sobre uma segunda temporada. No entanto, visto a forma em que o roteiro se desenvolveu, e também, a falta de pronunciamento da emissora sobre isso até o momento, torna-se difícil acreditar que seja possível ter uma continuação para o romance do casal Canem.

 


UM VÔO SEM VOLTA

Apesar das cenas românticas de tirar o fôlego, torna-se necessário pontuar que Can e Sanem, em dado momento, enfrentam durante o relacionamento, um momento de crise, motivado por ciúme, controle e mentiras. Porém, na fase final, é possível acompanhar, mesmo que de forma superficial, o processo de conscientização de ambos com relação aos seus erros. 

 

Logo, Erkenci Kus retrata um romance onde o casal passa por uma trajetória de amadurecimento, que se dá a partir da construção de um elo de confiança e respeito entre os personagens, que conseguem encontrar um meio de conciliar as diferenças para viverem juntos.

 

 

Já a quantidade de episódios — 51 capítulos de duas horas ou 161 capítulos de 45 minutos —, pode assustar em um primeiro momento. Contudo, ao render-se a comédia, ao romance e a belíssima fotografia, tem-se grandes chances do entretenimento se tornar um vício. Por isso, fica o alerta para aproveitar a novela com moderação.

 

Por fim, Erkenci Kus é divertida, envolvente e leve. Possui uma trilha sonora memorável. Traz, também, referências culturais e literárias inspiradoras, que renovam o espírito positivo que fez falta nos tempos de pandemia. 

 

REFERÊNCIAS:

ALEGRE, Vilma. Los protagonistas de 'Pájaro soñador', premiados en Líbano. Diez Minutos, 4 de mar. de 2019. Disponível em: < https://www.diezminutos.es/telenovela/a27066014/can-yaman-demet-ozdemir-erkenci-kus-premios-murexdor-libano/ >. Acesso em: 10 de nov. de 2021.

 

CORREA, Angela. Série turca vira febre entre brasileiros, que assistem à trama mesmo sem legenda. Metro World News, 19 de jun. de 2019. Disponível em: < https://www.metroworldnews.com.br/entretenimento/2019/06/19/erkenci-kus-serie-turca-febre.html >. Acesso em: 10 de nov. de 2021.

 

FASSINA, Andréa. Febre na Europa, série turca faz sucesso com história de amo. Só Notícia Boa, 27 de mai. de 2021. Disponível em: < https://www.sonoticiaboa.com.br/2021/05/27/febre-europa-serie-turca-faz-sucesso-historia-amor/ >. Acesso em: 10 de nov. de 2021.

 

GARCIA, Giovana. Erkenci Kus - A melhor série turca. Giovanna Garcia, 28 de nov. de 2018. Disponível em: < https://giovanagarcia.wordpress.com/2018/11/28/erkenci-kus-a-melhor-serie-turca/ >. Acesso em: 10 de nov. de 2021.

 

MAZINHA. Erkenci Kus - Pássaro Madrugador. Manuscrito Literário, 11 de jan. de 2021. Disponível em: < http://manuscritoliterario.com.br/erkenci-kus-passaro-madrugador-dizi-serie-turca/ >. Acesso em: 10 de nov. de 2021.

 

TAIS. Erkenci Kuş: A novela turca que está encantando o Brasil!. Leitora Fashion, 23 de fev. de 2019. Disponível em: < http://www.leitorafashion.com.br/2019/02/a-novela-turca-que-esta-encantando-o.html?m=1 >. Acesso em: 9 de nov. de 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »