Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/11/2021 às 12h28min - Atualizada em 17/11/2021 às 08h14min

A música lo-fi como aliada nos estudos e relaxamento

Conheça mais sobre esse estilo musical que tem sido aliado de muitos mundo afora

Carol Sales - editado por Luhê Ramos
Estudar ao som de música lo-fi tem ajudado no foco de muitos ao redor do mundo.
A música lo-fi tem sido aliada de muitos estudantes ao redor do mundo. | Foto: reprodução.

Uma boa música cai bem em vários momentos, seja fazendo faxina na casa, se exercitando na academia, etc. Mas ela pode servir também para ajudar a relaxar e estudar, e esse é precisamente o caso da música lo-fi.

 

Ela vem do inglês low-fidelity, que significa baixa fidelidade. Consiste originalmente em sons gravados com imperfeições por serem gravados em fita cassete. Eles geralmente não têm vocais, possuem referências do hip-hop, eletrônico, jazz e são melodias relaxantes.

 

Um dos responsáveis pela popularização do termo lo-fi é o DJ William Berger. Nos anos 1980, ele tinha um programa na rádio novaiorquina WFMU e só tocava músicas gravadas de modo caseiro em fitas k7 lo-fi.

 

Nos dias atuais, a referência à música de "baixa fidelidade" pode ser vista com o uso de elementos como chiados caseiros, sons de brinquedos, de chuva e afins. Esses elementos criam uma atmosfera musical que permite a quem escuta estudar ou até mesmo se preparar para dormir. Inclusive, ela passou a ser aliada de muitos durante a pandemia, para aliviar as tensôes provocadas pelo isolamento social.

Porquê a música lo-fi relaxa?

Na maioria dos gêneros musicais, fica sempre a expectativa de quem ouve quando a música vai mudar de tom, como, por exemplo, atingindo o ápice com o refrão. Já com a música lo-fi isso não acontece, por ela ser estruturada de maneira que o subconsciente entenda como vai continuar à medida que escutamos. Por isso, se torna possível o foco em outras coisas ou no alívio de tensões, com a música sendo "pano de fundo".

A live (quase) infinita de lo-fi e a Lofi Girl

Muitas pessoas usam lo-fi para estudar ou relaxar ao redor do mundo. Uma coisa que acaba as unindo, independente do idioma que falam, é a Lofi Girl. Ela é protagonista de um canal homônimo no YouTube e consiste em uma animação de uma menina estudando ao som desse estilo musical.

O responsável pela criação do canal é o francês Dimitri (cujo sobrenome não foi revelado pelo próprio). Originalmente, ele se chamava ChilledCow e foi criado em 2015. Ele começou a fazer streamings de música lo-fi. No entanto, a live foi derrubada entre julho e agosto de 2017, por usar imagens vindas da animação Whisper of The Heart, de 1995. Quando a live retornou, veio com uma menina diferente estudando, mas tendo sido desenhada no modelo japonês.
 

Desde 2018, pôde-se ver a menina estudando de maneira initerrupta. No entanto, em 2020, a live foi novamente interrompida. Ela já acumulava 13mil horas, sendo um dos vídeos mais longos da história do YouTube. No entanto, dessa vez ocorreu um engano da plataforma, e a comoção fez com que não demorasse muito para a Lofi Girl retornar seus estudos até o momento.

 

A menina se tornou uma marca tão registrada, que Dimitri resolveu mudar o nome do canal. Em 18 de março de 2021, foi anunciado que o nome ChilledCow iria sair de cena e daria lugar ao atual. Hoje com mais de nove milhões e meio de inscritos, se tornou uma comunidade que quebra barreiras de fusos horários, idiomas e classes sociais, por todos estarem ali com objetivos parecidos: ouvir música para estudar ou até mesmo relaxar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »