Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/11/2021 às 16h00min - Atualizada em 20/11/2021 às 17h03min

Aparições em filmes e séries

Cameos de criadores, diretores, autores e pessoas reais.

Ana Carolina Dacioli - Editado por Fernanda Simplicio
Divulgação/Marvel Studios, Sony Pictures. Reprodução: Entertainment

Ao longo dos anos, a quantidade de filmes e séries tem crescido bastante, sendo remakes, adaptações de livros, histórias reais e originais. Os criadores e pessoas que inspiraram essas produções fazem pequenas aparições - cameos - nas obras, mesmo que o público geral não consiga identificá-los. Eles são os autores de seus livros favoritos, criadores de personagens ou até mesmo a pessoa que inspirou filmes com o “selo” baseado em fatos reais. Desde aparições rápidas e sutis, a grandes participações e alívios cômicos, confira algumas dessas aparições:

 

Stephenie Meyer - Crepúsculo e Amanhecer

 

A autora fez pequenas aparições em duas das adaptações da Saga Crepúsculo, a série de livros best-seller, que narra o romance entre Bella Swan e Edward Cullen até seu casamento e seu “felizes para sempre”. Em Crepúsculo, filme que iniciou a franquia em 2008, Stephenie Meyer pode ser vista escrevendo no balcão do pequeno restaurante local, onde Bella e seu pai, Charlie, jantam. Em 2011, a primeira parte da conclusão da franquia, Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1, durante uma das cenas do grandioso casamento, podemos ver Meyer entre os convidados do evento.

  

Lorraine Warren -  Invocação do mal

 

Uma das maiores franquias de terror da atualidade, criado por James Wan, que deu início ao universo compartilhado, com diversos filmes baseados nos casos investigados por Ed e Lorraine Warren. Em Inovação do Mal, de 2013, uma família se muda para uma casa, onde começam a ser atormentados por uma presença maligna e buscam o casal Warren para ajudá-los. Durante um seminário do casal sobre os 'Estágios de Possessão', a verdadeira Lorraine Warren aparece entre o público que assisti a explicação.

 

Stephan King - Adaptações de suas obras e outros

 

Um dos mais aclamados escritores de terror dos últimos tempos, Stephen King, teve grande parte de seus livros e contos adaptados para o cinema e a TV. King gosta de fazer cameos, baseados em suas criações ou não. Creepyshow 1 e 2, Cemitério Maldito (1989),  A Dança da Morte, O Iluminado e It: Capitulo Dois. Além disso, Stephen King também apareceu em séries como Under the Dome e Mr. Mercedes. Além de cameos em obras adaptadas, ele também apareceu em Sons of Anarchy e em Os Simpsons.

 

Joe Russo - UCM

 

Anthony e Joe Russo são os diretores de quatro dos principais filmes da saga do infinito, incluindo Vingadores: Ultimato, que encerrou a fase três do UCM - Universo Cinematográfico da Marvel. Além de dirigir e produzir, Joe Russo também fez aparições em alguns desses filmes, sua primeira cameo foi como médico da S.H.I.E.L.D em Capitão América e Soldado Invernal, produção que acompanha Steve Rogers em sua adaptação no mundo moderno, combatendo vilões e desenterrando segredos. Em 2016, Russo fez uma participação em Capitão América: Guerra Civil, que retrata a divisão dos vingadores, devido aos conflitos internos e políticos, onde aparece morto. Já em sua participação em Ultimato, ele é um dos membros do grupo de apoio do Steve para pessoas que estão com dificuldades para continuar suas vidas após o estalo.

 

Chris Gardner  - À Procura da Felicidade 

 

O longa protagonizado por Will Smith, retrata a história real de Chris Gardner, um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros, passando por momentos difíceis e se tornando um sem-teto enquanto cria um filho pequeno. Chris Gardner, se recuperou e tornou-se um palestrante motivacional e CEO. Na última cena do filme, podemos ver Gardner passando por Will Smith e Jayden, que interpreta o filho pequeno.

 

Jim Starlin - Vingadores: Ultimato

 

Esse é um nome reconhecido por fãs de carteirinha dos quadrinhos ou do Titã, Thanos. Jim Stalin é o criador de Thanos, cuja primeira aparição foi em uma HQ do Homem de Ferro e que se tornou o maior vilão do UCM. Em Ultimato, filme que segue os Vingadores originais tentando consertar o estrago do Titã Louco, Jim apareceu ao lado de Joe Russo em Vingadores Ultimato, reunião de apoio de Steve Rogers.

 

Jordan Belfort - Lobo de Wall Street

 

Um dos melhores filmes do Leonardo DiCaprio, dirigido por Martin Scorsese e  que gerou 4 indicações ao Oscar. Na história, baseada  em fatos reais, DiCaprio é Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores, que funda sua própria empresa, vive a sua versão de sucesso, que significa drogas e mulheres. Belfort teve um pequeno papel na cena final do filme, ele é o homem que apresenta o personagem de Leonardo em um seminário na Austrália, onde Belfort é um palestrante motivacional de destaque.

 

Stan Lee - Produções Marvel e outros

 

O lendário quadrinista, que criou diversos personagens que hoje fazem parte do UCM, tem feito cameos em filmes e séries do estúdio desde a década de 80. Servindo de alívio cômico, as participações de Stan Lee sempre divertem o público e são inúmeras.  Passando por filmes como, O Julgamento do Incrível Hulk, Saga do Infinito, Deadpool, X-men, Quarteto Fantástico 1 e 2, O Espetacular Homem Aranha 1 e 2,  Homem-Aranha, do Sam Raimi e Demolidor. Além disso, o quadrinista também aparece em algumas séries, como em Agentes da S.H.I.E.L.D e Agente Carter. Ele  também está presente em fotografias em diversas outras séries da Marvel. Mas Stan Lee não apareceu só em produções do estúdio, também fez aparições em Big Hero 6 e Teen Titans Go! O Filme.

 

REFERÊNCIAS : 

 

Conradt, S. 14 Movie Adaptations Where The Author Made A Cameo. Insider. Publicado em 28 de Fev.2012

Disponivel em https://www.businessinsider.com/14-movie-adaptations-where-the-author-made-a-cameo-2012-2

Acesso em 16 de Nov.2021

 

Kinane, R. 39 Author Cameos You Might Have Missed. Entertainment. Publicado em 04 de ago.2017. Disponivel em https://ew.com/books/author-cameos-you-might-have-missed/

Acesso em 16 de Nov.2021

 

Colussi, M. 16 Authors You Didn’t Realize Made Cameos In The Movie Adaptations Of Their Work. BuzzFeed. Publicado em 9 de jun.2021. Disponível em

https://www.buzzfeed.com/marycolussi/author-cameos-in-movie-adaptations-of-their-work

Acesso em 16 de Nov.2021

 

Plainse, J. 22 Authors And Creators Who Had Cameos In Their Own Adaptations. Ranker. Publicado em 23 de dez.2020. Disponivel em https://www.ranker.com/list/creators-authors-cameos-in-movies-tv-shows/josh-plainse

Acesso em 16 de Nov.2021

 

Sartore, M. Movies With Cameos From The Real People They Were Based On. Ranker. Publicado em 23 de set. 2021. Disponivel emhttps://www.ranker.com/list/movies-with-real-person-cameos/melissa-sartore

Acesso em 16 de Nov.2021

 

Meno, A; Botes, Z. 11 Ridiculous Cameos By Real People In Their Own Biopics. Cracked. Publicado em 24 de jun.2017. Disponivel em https://www.cracked.com/pictofacts-719-clever-ways-people-showed-up-in-movies-about-themselves

Acesso em 16 de Nov.2021

 

Kennedy, M. Every Stephen King Cameo in a Stephen King Adaptation. Screen Rant. Publicado em 13 de mar.2020. Disponivel em https://screenrant.com/stephen-king-cameos-movie-tv-show-adaptations/

Acesso em 16 de Nov.2021

 

Tv Tropes. Disponivel em https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/CreatorCameo

Acesso em 16 de Nov.2021

 

Tropedia. Disponivel em https://tropedia.fandom.com/wiki/Creator_Cameo

Acesso em 16 de Nov.2021


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »