Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/11/2021 às 10h25min - Atualizada em 22/11/2021 às 19h40min

5 livros que vão ativar sua habilidade criativa

Leituras compõem dicas práticas e reflexões sobre o desenvolvimento da criatividade na vida diária

Giovanna Macedo - Revisado por Isabelle Marinho
Criatividade é uma das habilidades que mais se busca desenvolver. (Foto/Reprodução: Daniel/Unsplash)

Criatividade é um tema recorrente entre estudantes, empreendedores e profissionais de criação atualmente. No dia 17 de novembro comemora-se o dia dessa habilidade tão valorizada, e a leitura é uma das ferramentas que mais a desenvolve.

No mercado editorial há diversos livros sobre o assunto, que prometem levar o leitor a refletir e estimular a habilidade de criar, para benefícios nos estudos e na área profissional.

Logo abaixo vai uma seleção de 5 leituras obrigatórias para quem quer desenvolver sua criatividade:

Nesse livro, o autor expõe maneiras práticas de ser você mesmo e deixar que a criatividade te abrace. “Roube como um artista”, é uma leitura leve, humorística e didática que ensina a se permitir criar através de referências e sobre aquilo que mais gosta. Um manual da criatividade que você precisa ter em casa, pode ser lido em poucas horas e consultado sempre que precisar de uma dose de coragem para criar.
 
“O melhor conselho que tenho a dar não é que você escreva [crie] sobre o que você conhece, é que escreva [crie] o que gosta. Escreva a história que você quer ler”. 
Austin Kleon
Onde encontrar: livrarias ou Amazon

2. Grande magia - Elizabeth Gilbert


Autora do best-seller “Comer, Rezar e Amar”Liz Gilbert apresenta em seu livro o segredo para se encher de coragem e viver criativamente. Através da própria história e experiências vividas por pessoas a sua volta, a escritora dá a quem lê um entendimento abrangente sobre a verdadeira forma criativa de ser: entregar-se ao sonho, ser curioso, tratar a inspiração como um tesouro e a nunca desistir.
 

“Uma vida criativa é uma vida mais ampla. É uma vida maior, mais feliz e muito, muito mais interessante. Viver dessa maneira - contínua e obstinadamente trazendo à tona as joias escondidas dentro de você - é uma arte em si.”
Elizabeth Gilbert

Onde encontrar: livrarias ou Amazon

3. Chamados para criar - Jordan Raynor


Em uma abordagem cristã, o autor fala sobre a criatividade na área empresarial e no propósito de vida. Utilizando diversas referências de pessoas influentes empreendedoras, Jordan Raynor afirma que o “criar” está no sangue do ser humano; é um propósito dado por seu criador, e essa criatividade pode (e deve) ser usado no mercado de trabalho. Leitura bem segmentada e clara, é uma nova perspectiva sobre a criatividade na vida diária e ensina a criar não por bem próprio, mas por algo maior.

 

“Crie de uma forma que claramente transmitirá a nós e ao mundo que o seu trabalho é um sacrifício por outro. Trabalhamos por aquele que nos chamou para criar.”
Jordan Raynor

Onde encontrar: Pilgrim, uma plataforma de audiolivros que também possui e-books e físicos para vender separadamente; ou Loja JesusCopy.
 
4. A Alma artesã - Erwin MacManus


Best-seller nos Estados Unidos
, o livro de MacManus revela como a vida precisa ser reconhecida como uma obra de arte, cuidada, esculpida e bela. Em “A Alma artesã”, o autor expõe a necessidade do ser humano de ser criativo, um artesão de ideias, histórias; e é isso que traz vida ao mundo.

 
“A verdadeira criatividade não vem facilmente; a criatividade nasce do risco e é refinada do fracasso”.
Erwin MacManus
Onde encontrar: Na loja online da Editora Chara ou Amazon. 

5. O caminho do artista – Julia Cameron


Intitulado como “a bíblia da criatividade”, o livro de Julia Cameron promete despertar o potencial criativo. O livro reúne diversas atividades, dicas práticas e faz pensar sobre como recuperar a coragem e quebrar o mal dos criadores: o bloqueio criativo. “O caminho do artista” traz inspiração e ajuda no autoconhecimento, além de mostrar que a jornada criativa requer persistência e aceitação.

 
 “Como seres criativos, nossas vidas se tornam nossas obras de arte.”
Julia Cameron
Onde encontrar: livrarias ou Amazon

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »