24/11/2021 às 16h46min - Atualizada em 24/11/2021 às 16h57min

Quadrinista, responsável por produções na Marvel e DC Comics, morre nessa sexta-feira

Klebs Júnior lutava contra o câncer desde 2017

Tailane Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Klebs Júnior e esposa. Fonte: Instagram / Reprodução
Morre, na última sexta-feira (19), aos 55 anos, Klebs de Moura Júnior, quadrinista brasileiro com passagens em editoras como Marvel e DC Comics. O desenhista lutava contra o câncer desde 2017, mas não resistiu e acabou vindo a óbito, em São Paulo.

Sua morte foi confirmada por meio de uma postagem no Facebook oficial do artista, pela equipe da escola de arte Instituto HQ, local fundado por Klebs Júnior em 1998 e onde trabalhava atualmente como diretor. Acompanhe a transcrição da publicação oficial:

"Lamentamos muito informar que nosso diretor, Klebs Júnior, nos deixou na noite de ontem, 19 de novembro, após uma heróica batalha contra o câncer desde 2017.
Fica seu eterno legado para o quadrinho nacional e para sua paixão pelo desenho.
Informamos que o estúdio está de luto, mas dará seguimento aos trabalhos normalmente. Continuando o sonho de nosso amado diretor.
Com pesar,
Família IHQ STUDIOS."


Klebs Júnior nasceu em 02 de dezembro de 1966, em Rio Claro, no estado de São Paulo. Formado em Comunicação Visual pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, o desenhista ingressou no mundo dos quadrinhos em 1987, e, desde então, segue colecionando trabalhos e prêmios nas mais diversas revistas e jornais nacionais e internacionais por onde passou.

No Brasil chegou a publicar nas revistas Metal Pesado e Brasilian Heavy Metal, além de outras como a Veja e a Época. Além disso, também fez algumas postagens em grandes jornais, como Folha de São Paulo e Estadão. Internacionalmente, participou de produções para as editoras Marvel, DC Comics, Valiant e Malibu.

E não para por aí! Também publicou uma minissérie de quadrinhos intitulada Pátria Armada, a qual rendeu para ele o Troféu HQ Mix, na categoria de “Melhor minissérie” do ano de 2016.

Para a Marvel Comics, auxiliou na produção de algumas edições de revistas, entre elas “Excalibur, “Citizen V and the V-Battalion: The Everlasting, “Nova Annuale “New Mutants.

Klebs Júnior deixa para trás a esposa Sabrina e os filhos Mariana, Bruno e Dante, além de alunos, amigos e fãs em todo o Brasil, que admiram e amam seu trabalho.


REFERÊNCIAS
PEREIRA, Eduardo. Klebs Júnior, quadrinista com passagens por Marvel e DC, morre aos 55 anos.  Omelete, 2021. Disponível em: https://www.omelete.com.br/quadrinhos/klebs-junior-obituario. Acesso em 20/11/2021.

Klebs Junior. Wikipedia. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Klebs_Junior. Acesso em 22/11/2021

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »