Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/11/2021 às 20h41min - Atualizada em 24/11/2021 às 20h03min

O que não te contam sobre o Acre

Taise Magalhães - Editado por Matheus Da Fonseca
Fonte:Pinterest

O Acre é um estado do Norte do Brasil que é muito esquecido pelo restante do país, é apenas lembrado para o uso de memes que em sua maioria descrevem problemas sociais. Quem faz o meme sobre a dificuldade presente para uso da internet ou infraestrutura não pensa que está expondo um problema existente, trazendo assim visibilidade para algo que seja debatido em esfera pública ou privada. Mas, hoje não vamos falar sobre os problemas sociais e sim do desenvolvimento turístico que o estado vem adquirindo nos últimos tempos. Só no ano de 2018 teve um crescimento de 31,2% segundo o levantamento da Policia Federal (PF).  
O estado foi o último a fazer parte do Brasil, anteriormente pertencia a Bolívia que por sua vez não sabia o que fazer com as terras, já os brasileiros não perderam tempo e começaram a explorar a região em busca das seringueiras para a produção de borracha. Não demorou muito para que a Bolívia querer retomar o que era seu por direito, e pôr essa disputa de terra quem saiu ganhando foi o Brasil, não foi fácil, mas o Tratado de Petrópolis garantiu que as terras passassem a pertencer o Brasil definitivamente no ano de 1903. -Foi preciso apenas contrapartidas monetárias e comerciais por parte do Brasil. 

 

Talvez por ser o último estado conquistado o desenvolvimento demorou para começar, lentamente foi adquirindo o seu espaço, e por este motivo surge até os dias atuais alguns memes relacionados ao Acre, alguns faz comparações do estado a época dos dinossauros, outros sobre os meios de comunicação e que a instabilidade de internet é um déficit muito presente na região deixando a entender que o estado vive ainda “nos tempos primórdios”. Em contra partida o turismo nos últimos anos tem adquirido o seu espaço e demonstrado que o mesmo tem a capacidade de proporcionar boas férias e agregar ao conhecimento na cultura do país. 
 

O Acre tem uma culinária bastante diversa, pois foi formada através de pessoas de várias regiões destintas do país e de imigrantes que migravam dos seus países para trabalhar na extração do látex e que levavam consigo a culinária de origem. O que torna comum encontrar pratos tradicionais e a influência de outras cozinhas como: Síria, libanesa, paulista, nordestinas, indígenas e bolivianas que podem ser encontradas nos restaurantes e no dia a dia nas casas acreanas. Facilmente é possível se deparar com: quibe de arroz e mandioca, saltenha, tambaqui acreano, torta de cupuaçu dentre muitas outras variedades, entretanto os peixes sempre serão um dos principais pratos da região que é banhada por diversos rios. 
 

A capital Rio Branco é onde se concentra a maior parte da população acreana e também um dos centros históricos com vários pontos turísticos para conhecer a história do país. Alguns deles são: A Biblioteca da Floresta, Parque Chico Mendes, Museu da Borracha e Quixadá, a cidade cenográfica que foi construída pela Rede Globo para a gravação de uma minissérie e que se tornou um ponto turístico para a visitação e a entrada é totalmente gratuita.  

A cidade também conta com o calçadão da Gameleira, que fica nas margens do Rio Acre e foi a primeira rua da capital e onde se localiza a árvore centenária, sem contar que faz parte do tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru. 

Um das riquezas do Acre é casa de Chico Mendes

Um das riquezas do Acre é casa de Chico Mendes

Fonte: Planeta

Outra cidade que dispõe de uma riqueza cultural e de paisagens exuberantes é Cruzeiro do Sul, sendo a segunda cidade mais populosa do Acre abriga em seu território o Parque Nacional Serra do Divisor também conhecida como (Serra Môa) que possui mais de 800 mil hectares de terra e que conserva o bioma amazônico. Um lugar onde é possível viver uma verdadeira aventura, é necessário lembrar que para chegar em alguns lugares no interior do Parque só é possível pelo meio fluvial.  

Parque Nacional da Serra do Divisor

Parque Nacional da Serra do Divisor

Créditos: Emilson Cavalcante

Um dos principais atrativos do estado é o ecoturismo e a cultura indígena, onde é possível participar de alguns festivais como o do Povo Yawanawá que durante 6 dias celebram o reencontro dos povos na cerimônia  Nukuyra Nuruná. O intuito é relembrar como viviam os seus antepassados. 

O festival conta com vários atrativos, tais como: danças do mariri, rodadas de músicas antigas, histórias de antigamente, muitas brincadeiras da tradição indígena e rituais de Uni e Humê (cipó e rapé) com os pajés Yawanawá, além da culinária tradicional da tribo. 
 

O Acre além de proporcionar uma visão diferente do que vivemos, nos tira da bolha de viver com tudo “fácil”, não é apenas sobre a cultura ou turismo de um lugar é vivenciar e ter a experiencia de conhecer locais que fogem do “comum”. Existem diversos outros atrativos que faz do estado um ótimo lugar para um aprendizado de riquezas históricas e de um vasto conhecimento sobre a cultura e povo da região. Então quando ver memes sobre o estado do Acre ou qualquer outra cidade/estado/país pense além do meme e busque conhecer a história do lugar.  

Referências:

 

Porto Editora – História do Acre na Infopédia . Porto: Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/$historia-do-acre. Acesso em: 24/11/2021 

Estados e Capitais do Brasil. Culinaria do Acre,Diponível em:https://www.estadosecapitaisdobrasil.com/culinaria-do-acre/ Acesso:24/11/2021 

Quero Viajar Mais. Turismo no Acre. Disponível em:https://www.queroviajarmais.com/acre/ Acesso em:24/11/2021 

Visite o Brasil. Festival Indígena Yawa.Disponivel em:https://www.visiteobrasil.com.br/norte/acre/festas-populares/conheca/festival-indigena-yawa. Acesso em:24/11/2021 

XVIII Yawa 2021,Grupos de viagem Brasil. Disponível em:https://www.gruposdeviagem.com/festivalyawa Acesso em:24/11/2021 

Redação, Acre e o potencial ecoturístico: belezas que encantam,2016.Disponibel em:https://agencia.ac.gov.br/acre-e-o-potencial-ecoturistico-belezas-que-encantam/ Acesso em:24/11/2021 

CAMARGO,Lilia. Turismo no Acre cresce 31,2%, segundo pesquisa,2019. Disponível em:https://agencia.ac.gov.br/turismo-no-acre-cresce-312-segundo-pesquisa. Acesso em:24/11/2021 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »