Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/11/2021 às 21h39min - Atualizada em 24/11/2021 às 20h51min

5 Cidades entre as mais antigas do Brasil para você visitar

Venha conferir lugares que te façam viajar no tempo

Ketllyn Brenda - Editado por Matheus da Fonseca
Salvador (BA) / Fonte: iStock
Visitar cidades antigas é fazer uma viagem no tempo, mais precisamente ao início do século XVI… O início de tudo com certeza todo mundo já sabe: lá pelos anos de 1500 as caravelas portuguesas apontaram no nosso litoral, crentes que estavam descobrindo um lugar que na verdade já existia, já tinha seus habitantes, sua cultura, sua língua e seus hábitos. Mas daí se acharam no direito de invadir e foram, aos poucos, destruindo para construir.

A partir de então foram surgindo os primeiros povoados, novas pessoas chegando, transitando para desbravar novos territórios e dando origem às primeiras cidades do Brasil. A grande parte das cidades mais antigas do país ficam no litoral. Além de possuírem ricos centros históricos, estas primeiras cidades guardam as mais fascinantes histórias do nosso país e paraísos naturais com praias de tirar o fôlego!
  • São Vicente (SP)
Uma praia do litoral de São Paulo, foi fundada em 1532 também por Martim Afonso de Sousa, já com o status de vila e foi o primeiro lugar habitado regularizado administrativamente por Portugal no Brasil – por isso muitos confundem e dizem ser a primeira cidade do Brasil, mas Cananéia já existia antes.

São Vicente é um destino de praia muito procurado. Fica na região da Baixada Santista e foi lá, também em 1532, que foi realizada a primeira eleição em todo o continente americano, para escolher os oficiais da Câmara (equivalente hoje ao cargo de vereador). E durante quase 200 anos foi a capital do estado. De lá saiam as expedições rumo ao interior, inclusive a que começou a povoar São Paulo.

Com belas praias, é considerada uma das estâncias balneárias do litoral paulista e se desenvolveu principalmente no século XX devido ao turismo. Entre seus destaques históricos estão a Bica da Fonte do Povoado, atualmente conhecida como Biquinha, uma fonte que era o local onde padre José de Anchieta catequizava os índios; e a Casa Martim Afonso, Marco Zero do Brasil – mesmo já havendo uma segunda construção no local, parte dela ainda é preservada.
  • Salvador (BA)

Muitos pensam, erroneamente, que Salvador encabeça a lista das cidades mais antigas do Brasil! Mas na verdade ela é uma das últimas, entre as mais antigas. A cidade só foi fundada por Thomé de Souza em 1549 e o nome dado inicialmente foi São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Porém, já foi fundada como a primeira capital do Brasil Colônia (depois do Império, posto que ocupou até 1763), motivo que talvez gere a confusão.

Na época, a Bahia era a região mais rica do país – graças à exploração de mão de obra escravizada, com pessoas que vieram de diversos países da África. Ser a região que mais exportava açúcar fez com que a cidade prosperasse e o que também gerou alguns conflitos comerciais com outros países ao longo da história.

Hoje a arquitetura colonial portuguesa em Salvador ainda pode ser vista no Pelourinho, com muitas casas coloridas, ladeiras e igrejas antigas. É declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e faz parte do centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Outros lugares que valem uma visita são a Igreja e Convento de São Francisco, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, a Praça Castro Alves, o Mercado Modelo, o Farol da Barra e as muitas praias. Um dos meus lugares preferidos no Brasil.
  • Olinda (PE)
Fundada em 1535 pelo português Duarte Coelho, que encontrou um lugar ideal no alto de uma colina e banhada pelo mar. A frase dita por ele “Ó linda situação para se construir uma vila” foi que deu origem ao nome da cidade.

Por muito tempo foi um dos mais importantes centros comerciais do Brasil colônia e dos lugares mais ricos, sendo comparada ao luxo e à ostentação da nobreza em Lisboa.  E foi a capital do estado até meados do século XIX.

Além das belezas naturais, ainda é cheia de atrativos históricos, como a Basílica de São Pedro, o Elevador Panorâmico, o Convento de São Francisco, a Praça do Carmo e várias igrejas. Na cultura, o destaque é para o Carnaval, com seus bonecos gigantes.

Olinda é considerada como uma das cidades coloniais mais bem preservadas do Brasil e tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.
  • São Paulo (SP)

A maior cidade do Brasil e da América do Sul começou, em 1554, com um colégio de jesuítas para catequizar os índios, funcionando em um barracão no alto de uma colina.

Para visitar essa região que marca a fundação de São Paulo, você deve ir ao Pateo do Collegio, um antiquíssimo complexo localizado bem no centro da metrópole, um local que reúne e preserva construções do período colonial português.

Outros pontos compreendidos pelo chamado Triângulo Histórico (no Centro Histórico de São Paulo), que têm a maior concentração de história por metro quadrado da cidade, rememoram o começo de tudo. São eles: Praça da Sé e os largos São Bento e São Francisco.
  • Vila Velha (ES)

Os 32 km de litoral já seriam motivos suficientes para visitar esse destino capixaba. No entanto, Vila Velha, fundada em 1535, também abriga uma boa diversidade de construções históricas, como a charmosa Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Convento Nossa Senhora da Penha, um dos principais cartões-postais do Espírito Santo.

Outro destaque da cidade é a Festa da Penha, o terceiro maior evento religioso do Brasil, que acontece na cidade geralmente oito dias depois do domingo de Páscoa. Em 2020, em função do coronavírus, o evento foi transmitido online.

Vila Velha está a 15 km de Vitória, capital do estado, onde você consegue facilmente chegar de avião. Para seguir até Vila Velha, uma alternativa pode ser alugar um carro em Vitória, assim você consegue fazer os passeios com maior autonomia e segurança.

OBS: há algumas controvérsias em relação às datas, oficializações e nomenclaturas, mas, de modo geral, podemos considerar estas como algumas das cidades mais antigas do Brasil! Conhece ou gostaria de conhecer alguma delas?


REFERÊNCIAS:

BUENO, Mariana. Você sabe quais são as 10 cidades mais antigas do Brasil?. Mariana Viaja, 2020. Disponível em https://marianaviaja.com/brasil/cidades-mais-antigas-do-brasil/. Acesso em: 24/11/2021.

O Viajante. As cidades mais antigas do Brasil e do mundo. Skyscanner, 2020. Disponível em: https://www.skyscanner.com.br/noticias/inspiracao/as-cidades-mais-antigas-do-brasil-e-do-mundo. Acesso em: 24/11/2021.

As 10 cidades mais antigas do Brasil e suas praias mais encantadoras. Maiores e melhores. Disponível em: https://www.maioresemelhores.com/cidades-mais-antigas-brasil/. Acesso em: 24/11/2021.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »