Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/11/2021 às 20h26min - Atualizada em 25/11/2021 às 19h50min

7 lugares para ver a Aurora Boreal

Assistir ao fenômeno é o sonho de muitos viajantes, mas para observar as luzes coloridas é preciso estar disposto à “caçá-las”

Isabella Abrão - Editado por Matheus Da Fonseca
Fonte: Eranda Ekanayake/Reprodução: Dreamstime
Você provavelmente já ouviu falar sobre a Aurora Boreal. Trata-se daquelas luzes coloridas que aparecem no céu noturno em determinadas partes do mundo. O fenômeno atrai a atenção por ser um verdadeiro espetáculo da natureza, sendo muito procurado por viajantes, os “caçadores de Aurora Boreal”.

Assim como outros fenômenos naturais, a Aurora Boreal depende de alguns fatores para acontecer e poder ser vista. As atividades solares, as condições meteorológicas e o nível de escuridão, por exemplo, influenciam bastante na sua formação. Isto porque as luzes ocorrem quando partículas do sol carregadas eletricamente, chamadas de plasma, interagem com os campos magnéticos dos polos da Terra. Além disso, para visualizá-las bem, é preciso um céu limpo e muito escuro.

Embora nem sempre seja possível contemplar a Aurora Boreal, milhares de pessoas buscam essa experiência todos os anos. O turismo organizado com foco na caçada às luzes costuma ser popular, uma vez que sem o planejamento adequado pode-se levar várias noites para que o viajante inexperiente encontre algo, mesmo com a ajuda da tecnologia.

As melhores regiões para apreciar o espetáculo ficam no Hemisfério Norte do planeta, mas o fenômeno também pode aparecer no Hemisfério Sul e, quando isto ocorre, recebe outro nome: Aurora Austral. Além do fato de estarem em lados opostos, a principal diferença entre as auroras está na forma como as luzes se movimentam, pois enquanto a austral se move em direção ao Sol, a boreal se move no sentido contrário.

 
Confira os melhores lugares para ver a Aurora Boreal:

1. FAIRBANKS, ALASCA (EUA)
Sendo uma das cidades mais setentrionais dos Estados Unidos, próxima ao Círculo Polar Ártico, Fairbanks é uma das melhores bases para caçar a Aurora Boreal. Localizada no interior do Alasca, a melhor época para ver o fenômeno é entre setembro e março.

2. YELLOWKNIFE, CANADÁ
Mesmo com temperaturas que podem chegar a 40ºC negativos, Yellowknife é o local perfeito para quem gosta de acampar e não se incomoda em aguardar a Aurora Boreal aparecer. As melhores épocas para visitar o local e assistir ao fenômeno são de outubro a março.

3. NELLIM, FINLÂNDIA
Na região da Finlândia, as chances de ver as luzes coloridas são de 90%. Para melhorar a experiência do turista, alguns hotéis possuem até teto de vidro e acionam um alarme quando a Aurora Boreal está perto de aparecer no céu. Em Nellim, o melhor período para vê-las é de setembro a outubro e de fevereiro a março.

4. SISIMIUT, GROENLÂNDIA
Por ter uma população pequena, a baixa poluição luminosa tornou Groelândia o local ideal para contemplar as luzes do norte. Sisimiut é apenas uma das cidades da ilha que oferecem a melhor vista para o fenômeno. O período para contemplar a Aurora Boreal é de setembro até início de abril.

5. JOKULSARLON, ISLÂNDIA
É possível contemplar a Aurora Boreal em toda a Islândia, mas Jokulsarlon é o destino mais procurado por ser um lago glacial, que reflete as luzes coloridas. Para ver o espetáculo, o melhor período é entre o outono e inverno do Hemisfério Norte, porém é importante ficar atento às mudanças climáticas, pois a neve pode atrapalhar a experiência.

6. TROMSØ, NORUEGA
A cidade de Tromsø está localizada no norte da Noruega, dentro do Círculo Polar Ártico - exatamente no meio da região em que a Aurora Boreal ocorre. O local também tem uma temperatura mais amena do que a das cidades vizinhas, facilitando a caçada pelo fenômeno. O melhor período para visitar a região é de outubro a março, quando as noites são mais escuras.

7. ABISKO, SUÉCIA
Na Suécia, o local mais recomendado para encontrar a Aurora Boreal é Abisko. Na vila encontra-se a Aurora Sky Station, uma estação de observação construída longe das luzes da cidade para permitir melhor visualização do fenômeno. Visitar a região entre dezembro e março é ideal para quem quer assistir ao espetáculo.

BÔNUS: AURORA AUSTRAL
A Aurora Austral pode ser observada em várias partes do Hemisfério Sul, como na Antártica, Austrália, Nova Zelândia e Ushuaia, por exemplo. A variação de cores das luzes costuma ser maior do que no Hemisfério Norte, devido ao seu posicionamento geográfico. Apesar de aparecer durante o ano todo, a melhor época para assistir ao fenômeno é durante o inverno, quando as noites são mais escuras.

Referências:
“Auroras Boreais ou Luzes do norte”. Rove, 2021. Disponível em: https://rove.me/pt/to/greenland/northern-lights. Acesso e: 24 Nov. 2021.
“Aurora boreal em tromsø”. Vamos para onde, 2018. Disponível em: https://vamospraonde.com/aurora-boreal-tromso-noruega/. Acesso em: 24 Nov. 2021.
“Aurora boreal na Finlândia”. Leroy viagens, 2021. Disponível em: https://www.leroyviagens.com.br/blog/finlandia-aurora-boreal. Acesso em: 25 Nov. 2021.
CENTAMORI, Vanessa. “Aurora boreal 8 curiosidades sobre o fenômeno”. Revista Galileu, 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/12/aurora-boreal-8-curiosidades-sobre-o-fenomeno.html#:~:text=As%20part%C3%ADculas%20seguem%20as%20linhas,muito%20bonito%E2%80%9D%2C%20explica%20Filho.. Acesso em: 24 Nov. 2021.
“Fairbanks: uma das melhores bases de caçada à Aurora Boreal no mundo”. Borealis Expedições, 2021 Disponível em: https://borealisexpedicoes.com.br/post/fairbanks-uma-das-melhores-bases-de-cacada-a-aurora-boreal-no-mundo?gclid=CjwKCAiAv_KMBhAzEiwAs-rX1BvdB1dI7VNyoq6xH26wEBD-WVLKytNf2s0ZdxlR9gpTOvgZ81I0RRoCpjYQAvD_BwE. Acesso em: 24 Nov. 2021.
MATTHIESEN, Mirella. “Aurora boreal no canadá – onde ver e quando ir”. Viajoteca, 2021. Disponível em: https://www.viajoteca.com/aurora-boreal-no-canada/. Acesso em: 25 Nov. 2021.
RENNE, Monique. “Aurora Boreal na Islândia: dicas para você realizar esse sonho!”. Melhores destinos, 2020. Disponível em: https://www.melhoresdestinos.com.br/aurora-boreal-islandia.html. Acesso em: 24 Nov. 2021.
“Você conhece a Aurora Austral? Veja cinco destinos onde observá-la”. Go outside, 2020. Disponível em: https://gooutside.com.br/voce-conhece-a-aurora-austral-veja-cinco-destinos-onde-observa-la/. Acesso em: 25 Nov. 2021.
“11 melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal”. Dicas de viagens, 2020. Disponível em: <https://www.dicasdeviagem.com/melhores-lugares-do-mundo-para-ver-a-aurora-boreal/>. Acesso em: 19 Nov. 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »