Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/12/2021 às 12h49min - Atualizada em 02/12/2021 às 11h50min

5 Países do Oriente Médio para viajar

Destinos deslumbrantes com muita história e cultura

Ketllyn Brenda - Editado por Matheus Da Fonseca
Fonte: Seguros Promo

O Oriente Médio é uma área no oeste da Ásia, bem na divisa com o ocidente (Europa e África). Ele é muito importante historicamente por ser o berço da civilização, das principais  religiões monoteístas e, hoje, o principal pólo petrolífero mundial. É um local muito sensível a conflitos religiosos, econômicos e territoriais que permanecem até hoje.

Mas vale a pena conhecer uma cultura totalmente diferente da nossa, aprender uma nova língua, entender melhor a religião islâmica, as suas paisagens, o seu clima, os sabores da culinária, a riqueza histórica dos países e suas belezas.
Por isso, te indico 5 países para você conhecer:
A Arábia Saudita é um país tradicionalmente fechado ao turismo. Pelo menos ao turismo tal como o entendemos, porque as peregrinações a Meca e a Medina trazem ao país milhões de pessoas por ano, mas tratam-se de peregrinações de carácter religioso.

A sua natureza conservadora leva-a a reduzir os contactos com o exterior ao mínimo, especialmente no que toca ao mundo ocidental.

É um dos países do mundo para os quais era praticamente impossível viajar em turismo, especialmente para uma viagem independente, mas surgem agora notícias de uma abertura controlada.

O herdeiro ao trono pretende dinamizar o turismo na Arábia Saudita, fala da abertura de novos resorts e de rivalizar com os vizinhos Emirados Árabes Unidos nesta frente. Mohammed Bin Salman pretende que 2030 visitem o seu país 30 milhões de turistas. Para já as autoridades criaram um sistema de e-vistos que agilizará o processo, dentro do possível, de obtenção de autorização de entrada no país.
  • Emirados Árabes Unidos
Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes, possuindo maior extensão territorial (67 mil km²) dentro deles. É lá que reside o seu líder político.
Uma cidade de bela infraestrutura, com espaços amplos de cultura e esporte, entre eles, alguns quilômetros livres para ciclismo à beira mar! Olha, que luxo para quem aprecia um passeio revigorante desse!

A arquitetura de Abu Dhabi é um espetáculo à parte. Com museus de artes, edifícios antigos bem preservados e pequenas mesquitas que contrastam com arranha-céus futuristas.

Visite o Palácio dos Emirados Árabes, um resort famoso criado especialmente para o turismo. Lá você pode escolher entre 14 opções de restaurantes, além de SPA e bares!

Vá ver o Ferrari World, um complexo que exibe a trajetória da Ferrari e de carros de corrida e conta com simuladores. Vale muito a pena conhecer!

Ah, não deixe de visitar também o Parque Aquático Yas: há mais de 40 piscinas, praias artificiais e tobogãs. Tudo isso com uma estrutura impecável para os turistas.
  • Israel
Jerusalém a capital de Israel, sagrada para os Judeus, Islãs e cristãos, movimenta uma parte considerável da economia da cidade, por causa do turismo religioso do Oriente Médio.

A capital já foi muito contestada politicamente e é um destino que abriga pontos significativos do contexto espiritual, como o Muro das Lamentações (um vestígio do Templo de Herodes) e a cidade Antiga, os locais mais visitados em Israel.

Vá ao Monte das Oliveiras, também sagrado para os cristãos, judeus e muçulmanos. Ele possui ladeiras íngremes, que podem dificultar um pouco o acesso.

Se preferir, pegue um transporte até o topo e prossiga o caminho de lá! O monte proporciona uma vista maravilhosa da Cidade Velha, Monte Zion e do Mercado Mahane.
  • Síria

A Síria foi, em tempos, um destino de férias surpreendente e apaixonante. Hoje, os edifícios estão em ruínas, milhões de pessoas fugiram das suas casas e mesmo os locais históricos foram destruídos, tanto por bombardeamentos militares, como pela mão do Estado Islâmico.

Damasco já não é o que era, Aleppo desmoronou-se, o património histórico desapareceu, milhares de vidas perderam-se ao longo dos quase sete anos de guerra – que se arrastam sem fim à vista.

Ainda assim, as autoridades sírias esperam que os visitantes estrangeiros já sejam capazes de olhar para lá da devastação.

Os funcionários do Ministério Sírio do Turismo afirmam que a nação está a passar por um nível mínimo de estabilidade – o governo recuperou o controlo de grande parte do território, perdido nos últimos anos para os rebeldes.

Antes do início do conflito, em 2011, a Síria era berço de uma série de marcos turísticos, desde a cidadela de Aleppo às ruínas romanas da Palmyra, e o setor do turismo era uma parte importante da sua economia. Muitos desses lugares foram, no entanto, danificados ou destruídos pela guerra. A insegurança generalizada durante o conflito levou a que a maioria dos governos tenham aconselhado os seus cidadãos a não viajarem para a Síria.

Mas o país tenta mudar a situação, começando por marcar presença na Fitur, em Madrid, na esperança de atrair visitantes de volta à Síria.
  • Turquia
Por séculos, a grande ameaça que vinha do leste, o poderoso império otomano, tirou o sono dos reinos cristãos da Europa. Eles penetraram pelos Bálcãs, conquistaram a Hungria, chegaram às portas de Viena. Mas hoje eles querem ser invadidos.

Desde 2010, quando a Turkish Airlines passou a voar direto de São Paulo a Istambul, ficou muito mais fácil chegar até a Turquia. E nós, que não somos bobos, estamos aproveitando.

Os turistas brasileiros chegaram com tanta força que, só em Istambul, já há algumas dezenas de guias especializados em turistas brasileiros, que falam um português fluente recém-aprendido. Além disso, a Turquia possui boa infraestrutura turística e segurança, o que conta muito na hora de escolher a próxima viagem.

O sucesso turco entre nós é fácil de entender. Antes de mais nada, o povo é afetuoso e receptivo, o que torna a viagem uma experiência humana inesquecível.

 Além disso, eles têm uma das metrópoles mais interessantes do mundo em Istambul, praias belíssimas à beira do Mediterrâneo, uma comida deliciosa.

 
REFERÊNCIAS:

Redação Beduka. Oriente Médio: resumo com tudo o que é importante! Beduka.com, 2021. Disponível em: https://www.google.com.br/amp/s/beduka.com/blog/materias/geografia/oriente-medio/%3famp. Acesso em: 02/12/2021.

Seguros Promo. segurospromo.com.br, 2021. Turismo no Oriente Médio: cidades e destinos mais visitados. Disponível em: https://www.segurospromo.com.br/blog/turismo-no-oriente-medio/. Acesso em: 02/12/2021.

Glicia. 10 razões para você visitar os países árabes. Superprof, 2019. Disponível em: https://www.superprof.com.br/blog/motivos-para-conhecer-a-cultura-islamica/. Acesso em: 02/12/2021.

MAGRINI, Mafalda. Síria promove o turismo, apesar da devastação provocada pela guerra civil. Volta ao mundo, 2018. Disponível em: https://www.google.com.br/amp/s/www.voltaaomundo.pt/2018/01/29/siria-promove-o-turismo-apesar-da-devastacao-provocada-pela-guerra-civil/noticias/261248/amp/. Acesso em: 02/12/2021.

Arábia Saudita. Visitar a Arábia Saudita. arabia-saudita.org. Disponível em: https://www.arabia-saudita.org/visitar-arabia-saudita/. Acesso em: 02/12/2021.

Turquia. viagemeturismo.abril.com.br, 2018. Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/paises/turquia-8/. Acesso em: 02/12/2021.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »