Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/12/2021 às 18h21min - Atualizada em 02/12/2021 às 11h47min

O que ninguém sabe sobre a Jamaica

O país é lembrado principalmente pelo raggae, mas sua cultura vai muito além do estilo musical

Isabella Abrão - Editado por Matheus Da Fonseca
Reprodução: Caribbean News Digital
Localizada em meio ao mar do Caribe, a Jamaica é cada vez mais procurada como destino turístico. O interesse pelo país, conhecido como a terra do reggae, tem aumentado principalmente por conta de suas praias paradisíacas. Contudo, muitos decidem visitar a região sem procurar saber mais sobre a ilha e sua cultura. Nesta matéria, selecionamos algumas curiosidades sobre a Jamaica para você conhecer. Confira:
 
1. CENÁRIO DE FILMES FAMOSOS
Com sua beleza natural, o país atraiu a atenção de Hollywood e diversas cidades jamaicanas acabaram sendo usadas como locações para filmes famosos. Como exemplo dessas obras, temos “Kingston”, “Ocho Rios”, “Falmouth” e “Lagoa Azul”, clássico da Sessão da Tarde. “Dr. No” e “Viva e Deixe Morrer”, adaptações dos livros sobre o agente 007, também foram gravados na região. E, é claro, também há diversas produções jamaicanas que utilizaram a ilha de cenário, como "Holding On To Jah" e "Rockers"Para quem gosta de turismo cinematográfico, é possível fazer passeios organizados pela Jamaica e conhecer lugares marcantes e pontos turísticos que apareceram no cinema.
 
2. A MACONHA NÃO É TOTALMENTE LEGALIZADA
Muitos associam a Jamaica com o consumo livre da maconha, chamada de ganja no país. Entretanto, foi somente em 2015 que aprovaram uma lei que permite o cultivo de até cinco plantas para uso pessoal, desde que a pessoa seja maior de idade, e o porte de até 57 gramas da substância, desde que com prescrição médica ou licença científica e religiosa. Em pequenas quantidades, a posse da erva passou a ser uma pequena infração, isto é, o usuário recebe somente uma notificação dos policiais. A ideia de que a maconha faz parte da identidade do país ocorre porque muitos jamaicanos realmente têm contato com a substância, mesmo antes da descriminalização. Religiões como o rastafarianismo, por exemplo, incentivam o uso para fins medicinais e espirituais.

3. 
A JAMAICA TEM LIGAÇÃO COM A MONARQUIA BRITÂNICA
Com a assinatura do Tratado de Madrid, em 1670, a Jamaica deixou de ser colônia da Espanha e foi reconhecida a soberania inglesa sobre o país. Em 1962, a ilha conseguiu sua independência. Apesar de ser uma ex-colônia, a Jamaica ainda apresenta vestígios da influência britânica em sua cultura, como o uso do idioma inglês, por exemplo. Além disso, o país é uma monarquia constitucional parlamentar da rainha inglesa, com um chefe de governo jamaicano. Por isso, integra a Comunidade Britânica (Commonwealth), organização intergovernamental que conta com 53 países como membros independentes.
 
4. VESTIMENTA TRADICIONAL MARCANTE
A cultura rica da Jamaica é muito bem representada pela vestimenta tradicional do país. Inspirado na África, o estilo jamaicano incorpora bastante as cores da bandeira da Etiópia: vermelho, verde e dourado. Além disso, os tecidos vibrantes são inspirados na natureza tropical da ilha, sendo a maior parte das roupas feita à mão pela população local, que utiliza fibras naturais. As mulheres costumam usar vestido ou saia com babados, muitas vezes adicionando um lenço na cabeça para manter os cachos presos. Os homens usam uma calça ou bermuda com uma camisa de manga curta. Outro item marcante é o chapéu de crochê, chamado de “tam”, e o chapéu de palha, que pode ser enfeitado com frutos tropicais.

5. O SIGNIFICADO DAS CORES DA BANDEIRA
A bandeira da Jamaica foi adotada em 1962, junto com a independência do país. É a única bandeira no mundo que não possui as cores branco, vermelho ou azul, preferindo dar destaque ao verde, amarelo e preto. O tema para a elaboração da bandeira foi a frase “dificuldades existem, mas a terra é verde e o sol brilha”. Com isso, a cor verde representa a esperança e a riqueza de recursos agrícolas; o amarelo representa a luz solar e a riqueza de recursos naturais; e o preto representa a força e a criatividade do povo jamaicano.
 
Referências:
CARDO, Ana Beatriz. “11 curiosidades que você não sabia sobre a Jamaica”. Viajali, 2021. Disponível em: https://www.viajali.com.br/curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-jamaica/. Acesso em: 01 dez. 2021.
LIGIA, Ana. “Significado da bandeira da Jamaica”. Estudo prático, 2016. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/significado-da-bandeira-da-jamaica/. Acesso em: 01 dez. 2021.
QUICK, Rhiana. “A vestimenta tradicional da Jamaica”. Ehow Brasil, 2021. Disponível em: https://www.ehow.com.br/vestimenta-tradicional-jamaica-sobre_32675/. Acesso em: 01 dez. 2021.
TETAMANTI, Guilherme. “11 curiosidades da Jamaica: história, hábitos e costumes”. Quero viajar mais, 2021. Disponível em: https://www.queroviajarmais.com/curiosidades-da-jamaica/. Acesso em: 01 dez. 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »