Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/12/2021 às 12h08min - Atualizada em 04/12/2021 às 10h14min

Acampamentos: uma imersão na natureza

Conheça 5 dos mais incríveis parques para acampar no Brasil

Thalita Vizioli - Editada por Victória Silva
Fonte: Freddy Duclerc
O campismo é uma das práticas milenares que acompanha o homem aonde quer que ele vá. Mas muito além de dormir em barracas, acampar é uma imersão completa na natureza que se inicia desde o montar até o desmontar das mochilas.

O contato com diversas formas de vida proporciona o encantamento pelo mundo. E basta desconectar dos eletrônicos para desenvolvermos maior atenção a nós e ao próximo, o que torna a experiência intensa, como se vivêssemos meses em dias, pois passamos a reconhecer nossas possibilidades e limites, exercitando nossa autonomia ao lidar com riscos.

O Brasil é um país com muito potencial para atividades de camping, por isso, apresentamos 5 lugares imperdíveis em território nacional para acampar:

 MONTE RORAIMA



O vasto campo herbáceo, combinado à abundante diversidade da floresta tropical, compõem o cenário do Parque Nacional, para que ao alto se destaque, com 2785 metros de altitude, o marco da tríplice fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima.

Protegido no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima, e no brasileiro, ao extremo norte de Roraima,  pelo Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio), é um dos destinos mais populares entre os praticantes de trekking. Em razão do longo percurso  de expedição pela montanha, são formados diversos pontos de acampamento ao longo do parque.

Antes do cume há 
quatro acampamentos bem estruturados, próximos a pontos de água, a rios e poços para banhos, e até mesmo a um pequeno bar onde é possível encontrar bebidas e dependendo da época do ano, alimentação.

Ao chegar ao cume, às 14 grutas, denominadas ‘’hotéis’’, abrigam as barracas dos visitantes. E essas, são verdadeiras instalações luxuosas, pois além de proporcionarem uma vista particular para o Planalto das Guianas, possibilitam presenciar as mais bonitas transições entre o dia e a noite.




SERRA DOS ÓRGÃOS



O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, assim denominado pelos portugueses que ali chegaram, por se assemelhar a um órgão musical, se estende a 20024 hectares nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro
.

A região possui a maior rede de trilhas do país, contabilizando mais de 200km em todos os níveis de dificuldade, entre 1955 a 2300 metros de altitude. Assim, o turismo na região é incentivado pela tradicional travessia do parque, que é concluída após 3 dias.

Desse modo, o parque estrutura unidades de campings para visitantes, com capacidade de até 70 barracas. São elas o Camping Teresópolis, Camping Jacu, Camping Araçari, Acampamento dos Castelos do Açu e o Acampamento da Pedra do Sino.

 

 

VALE DA UTOPIA



Localizado entre a praia da Pinheira e a praia da Guarda, na cidade de Palhoça/SC, o Vale da Utopia é o destino ideal para aqueles que não conseguem decidir entre acampar na montanha ou no litoral.

Desde a subida da trilha até o alcance do vale, o aspecto é de área rural, pois percorre propriedades privadas que abrigam vacas em pastoreio e plantações. Mas ao chegar  ao camping, percebe-se a transição entre a terra e o mar. O campo coberto por uma grama verdinha dá espaço à brisa litorânea da Praia do Maço, proporcionando um clima ideal para acampar.

Para pernoitar na região, os proprietários cobram R$20,00 por pessoa, e o valor custeia o uso de chuveiros com água doce para banho frio e um banheiro de uso coletivo.

Dentre as atividades proporcionadas pela localidade, está a trilha pelas pedras da praia até as piscinas naturais da Praia da Pinheira, enquanto contempla paisagens fantásticas.


PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ



Na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a Serra do Caparaó chama atenção para suas belezas naturais, atraindo turistas de todo o país, principalmente os adeptos ao montanhismo. Dentre elas, o Pico da Bandeira, com 2892 metros de altitude, é o terceiro ponto mais alto do país, chegando a registrar até -14°C no inverno e a oferecer um dos espetáculos mais bonitos do nascer do sol.

A geada capaz de congelar a vegetação, junto às trilhas, cachoeiras e piscinas naturais formadas nas montanhas, são um dos atrativos que te convidam acampar no Caparaó. Para isso, o parque dispõe de quatro áreas de acampamento: Tronqueira e Terreirão pela portaria de Alto Caparaó/MG, e Macieira e Casa Queimada pela entrada de Pedra Menina/ES. Todas bem estruturadas, com sanitários, cozinhas coletivas e estacionamento interno.



 
CHAPADA DIAMANTINA



No coração da Bahia nascem alguns dos principais rios da bacia hidrográfica baiana, que  ao longo de seus cursos percorrem os paredões rochosos erguidos sobre a mata atlântica, cerrado e caatinga, por uma extensão de 38 mil km², formando o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, compõem o território de seis cidades: Andaraí, Ibicoara, Iramaia, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.

A região é uma verdadeira demonstração da diversidade ecológica brasileira, pois além da vasta fauna e flora, é repleta de cachoeiras, poços de água transparente, grutas com formações raras, vales, cavernas e trilhas por paisagens grandiosas.

Apesar de nas cidades existirem diversos campings bem estruturados, para maior aproveitamento do passeio, é recomendado que se acampe no interior do parque em áreas acessadas pelas travessias, ainda que não possuem estruturas, ou próximo às casas das famílias residentes do parque, onde oferecem, espaço para higiene pessoal e alimentação.

Referências: 

CAMPING Vale da Utopia. Trilhas em SC. Disponível em:  . Acesso em: 30 de nov. 2021.

COMO são os acampamentos no Monte Roraima. Vidas sem Parede. Disponível em:
<
https://vidasemparedes.com.br/como-sao-hoteis-acampamentos-no-monte-roraima/> . Acesso em: 30 de nov. de 2021.

PARQUE Nacional do Caparaó. ICMBio. Disponível em: <
https://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/guia-do-visitante.html>
. Acesso em: 30 de nov. de 2021.

TUDO o que você precisa saber para acampar na Chapada Diamantina. Treme terra. Disponível em:
<http://blog.tremeterra.com.br/2017/09/25/tudo-que-voce-precisa-saber-para-acampar-na-chapada-diamantina/>. Acesso em: 30 de nov. de 2021.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »