Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/12/2021 às 08h58min - Atualizada em 06/12/2021 às 09h04min

Os 5 melhores Doramas lançados em 2021

Do terror ao romance, os K-dramas foram além da Dramaland, se tornando líderes no streaming

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte : TvN / Reprodução : IMDb

As séries asiáticas, conhecidas como Doramas ou Dramas, contemplam os principais gêneros do entretenimento audiovisual em produções de temporadas (geralmente) únicas, compiladas em 16 a 32 episódios de 30 a 50 minutos, transmitidas semanalmente pelas principais emissoras de televisão aberta. 

 

Inicialmente, o termo Dorama — drama, em japonês —, se referia unicamente às produções desenvolvidas e exibidas no Japão. No entanto, à medida que estas produções foram ganhando popularidade dentro e fora da Ásia, a palavra começou a ser usada para indicar também, as séries chinesas (C-drama), coreanas (K-drama) e tailandesas (T-drama).

 

Apesar da sua abrangência, o conceito Dorama se relaciona constantemente com o termo K-drama, que se refere às séries originadas na Coréia do Sul, que se popularizaram após a explosão do pop coreano (K-pop) com o comeback do grupo BTS com Blood Sweat and Tears, em 2016. 

 

Além disso, a conquista da Palma de Ouro e dos quatro Oscars do filme coreano Parasita, em 2020, incentivou a procura pelos K-dramas, que antes disso, já haviam sido licenciadas para a Netflix, que não só incluiu o gênero em seu catálogo, como também, investiu em produções originais, que quebraram a regra das temporadas únicas, como é o caso de Love Alarm (2019) e My First First Love (2019).

 

Logo, considerando que os Doramas se tornaram tendência entre o público Ocidental — principalmente, nos tempos de pandemia —, elegemos cinco K-dramas como os Melhores do Ano, em memória às emoções, surtos e teorias que estas séries provocaram durante o ano que se termina.

 

5° LUGAR: DOOM AT YOUR SERVICE


O romance de fantasia sobrenatural de 16 episódios transmitidos pela TvN, protagonizado por Park Bo Young e Seo In Guk, ganhou o público pela narrativa melancólica e reflexiva, que acabou resgatando, em certos momentos, lembranças de Goblin (2016), por trazer para as telas, uma estória que encontra equilíbrio entre o drama e a doçura. 

 

Os protagonistas cativantes e a química envolvente entre os atores principais foram cruciais para o sucesso da série, que obteve audiência média de 3,027% na Coréia. No entanto, é o desfecho positivo e raro entre os Dramas do gênero, que faz Doom At Your Service ser um dos melhores de 2021. 

 

4° LUGAR: O REI DE PORCELANA 


Lançada pela Netflix e contracenada por Park Eun-bin e Ro Woon, Rei de Porcelana reinventa os clichês dos romances históricos enquanto evidência o empoderamento feminino; apesar da complexidade da estória, a série se desenvolve de maneira leve e delicada, sem deixar pistas sobre os eventos que se sucederão. 

 

Com a exibição do 20° e último episódio previsto para 14 de dezembro, Rei de Porcelana esteve em sexto lugar no Top 10 Brasil da Netflix após o lançamento dos episódios nove e dez; por enquanto, ela promete surpresas e teorias antes do seu encerramento. Assim, a série garante desde já, lugar entre os melhores Doramas do ano. 

 

3° LUGAR: MINE


A trama de 16 episódios da TvN apresentou uma estória de mistério e reviravoltas para solucionar um conflito de uma família rica, que conta com mulheres determinadas e fortes, que se unem para enfrentar os empecilhos e medos que as impedem de conquistar a liberdade para concretizar os seus objetivos.
 

Considerando, não só, os papéis femininos e o bom roteiro, Mine garante lugar entre os melhores do ano pela representatividade livre de estereótipos à comunidade LGBTQIAP+, feita através da personagem Seo Hyung, apresentada em um abordagem pouco vista em K-dramas. 

 

2° LUGAR: VINCENZO


A comédia ácida criminal de 20 episódios produzida pela TvN e distribuída pela Netflix, tornou-se popular na Dramaland ao investir na reflexão sobre corrupção, desigualdade social, disputa de poder e senso de justiça, em um enredo de dois cenários (Coréia e Itália) norteados por personagens cativantes e divertidos.

 

Durante o seu período de exibição, Vincenzo rendeu a TvN a terceira maior audiência de estreia ao registrar 7,7% na Coréia. A série obteve também, a 16ª maior classificação no streaming. Logo, considerando a popularidade e a proposta da trama, Vincenzo não poderia estar de fora da nossa lista dos melhores Doramas de 2021. 

 

1° LUGAR: ROUND 6 (SQUID GAME)


A produção da Netflix — que reúne drama, suspense e terror em nove episódios de 60 minutos —, se destacou por criticar o capitalismo a partir de um contexto colorido e (a primeira vista) despretensioso, que relaciona a espontaneidade das brincadeiras de infância com o extremo do senso competitivo de forma irônica.

 

Ganhador do prêmio Breakthrough Series - Long Format no 41st Gotham Awards, Round 6 (Squid Game) tornou-se o primeiro em audiência no streaming de 90 países, sendo o primeiro K-drama a chegar ao topo do Top 10 Mundial da Netflix. Logo, pelo seu marco memorável, a série garante por direito, lugar entre os melhores do ano na nossa lista. 

 

REFERÊNCIAS:

CAMILO, Allan. Por que as produções asiáticas crescem na Netflix brasileira?. Bitniks, 21 de jul. de 2021. Disponível em: < https://bitniks.com.br/por-que-os-doramas-crescem-na-netflix-brasileira/ >. Acesso em: 3 de dez. de 2021.

 

DE MAZZI, Milena. Doom At Your Service: a melancolia está de volta. TecMundo,  23 de jun. de 2021. Disponível em: < https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/219805-doom-at-your-service-melancolia-volta-critica-serie-coreana.htm >. Acesso em: 3 de dez. de 2021.

 

DIAS, Tiago. Todo mundo só fala de 'Parasita' -- e não é só por causa do Oscar. Uol, 15 de fev. de 2020. Disponível em: < https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/02/15/todo-mundo-so-fala-e-ve-parasita-mas-o-que-isso-diz-sobre-o-mundo-hoje.htm >. Acesso em: 3 de dez. de 2021.

 

KELEN, Vivian. Resenha: Mine. Coreanas de Taubaté, 22 de ago. de 2021. Disponível em: < https://www.google.com/amp/s/coreanasdetaubate.com/2021/08/22/resenha-mine/amp/ >. Acesso em: 3 de dez. de 2021.

 

MAIA, Ludmilla. CRÍTICA | “Round 6” traz os piores extremos da humanidade em uma história que consegue te entreter. Tribernna, 21. de set. de 2021. Disponível em: < https://www.tribernna.com/2021/09/21/critica-round-6-traz-os-piores-extremos-da-humanidade-em-uma-historia-que-consegue-te-entreter/amp/ >. Acesso em: 4 de dez. de 2021.

 

O QUE TEM NA NOSSA ESTANTE. Vincenzo [Crítica do Dorama]. 4 de mai. de 2021. Disponível em: < https://www.oquetemnanossaestante.com.br/2021/05/vincenzo-critica-do-dorama.html?m=1 >. Acesso em: 4 de dez. de 2021.

 

RAVIZZINI, Izabella. Afinal, o que é um dorama? A gente te explica exatamente do que se trata!. Pure Break, 9 de abr. de 2021. Disponível em: < https://www.purebreak.com.br/noticias/dorama-o-que-e-entenda-o-conceito-e-veja-onde-assistir/97887 >. Acesso em: 3 dez. de 2021.

 

SULBARÁN, Patrícia. 'Parasita': por que o filme sul-coreano está fazendo história em Hollywood. BBC News, 22 de jan. de 2020. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/geral-51188315 >. Acesso em: 3 de dez. de 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »