Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/12/2021 às 22h46min - Atualizada em 07/12/2021 às 12h45min

Eventos culturais em espaços públicos de Fortaleza voltam a ser realizados depois de período pandêmico

"São diversos os espaços que recebem as programações, que haviam sido pausadas devido aos cuidados para a não disseminação da Covid-19. Teremos agenda em locais muito queridos da Cidade, em um momento importante para nossa Cultura", relatou o secretário de cultura da capital sobre o retorno.

Lívia Nogueira - Revisado por Márcia Nascimento
Apresentação de dança já na retomada das atividades. (Foto: Thiago Matine/Divulgação: Secult)

Após quase dois anos de enfrentamento das consequências do surto pandêmico do novo coronavírus, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, Secultfor, retoma o planejamento de eventos gratuitos em espaços tradicionais da capital. Os primeiros eventos oficiais começaram a ocorrer a partir do dia 19 de novembro. Essas festividades são populares e agregam valor cultural ao cenário cearense, proporcionando espaço de expressão aos artistas locais e entretenimento à população.

Para esse retorno, a gestão da Secultfor apontou a parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará, Sesa, a fim de garantir que “estão sendo programados os primeiros eventos-testes, cumprindo todas as normas sanitárias de prevenção à pandemia de Covid-19, e respeitando os protocolos de segurança vigentes, orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Governo do Estado do Ceará”, afirmou o secretário de cultura, Elpídio Nogueira, em nota oficial. As programações, segundo ele, serão realizadas com, no máximo, 2 mil pessoas em locais abertos e, de acordo com as recomendações sanitárias, com a exigência de utilização de máscara, mantimento do distanciamento social e apresentação de certificado de vacinação.

O Giro Cultural, por exemplo, é um festival artístico realizado pela Secretaria que estava suspenso em decorrência da pandemia, mas que foi retomado com programações em diversos equipamentos da Prefeitura, como Anfiteatro da Beira-Mar, Mercado dos Pinhões, Mercado Cultural dos Pinhões, Passeio Público e Teatro São José. Composto por apresentações de música, dança e gastronomia, por exemplo, conta também com a realização de oficinas de produção artística, e ocorrerá até janeiro em todos esses espaços citados.

 

Além desse festival, diversas outras programações culturais gratuitas estão previstas para ocorrer entre quartas-feiras e domingos, e têm como objetivo atender a diversos públicos, contemplando as mais variadas faixas etárias. Por isso, inclusive, várias ações serão executadas durante o período de férias, a fim de disponibilizar programas para as crianças e os adolescentes da capital.

Confira a programação da Secultfor para os dias 06 a 12 de dezembro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »