Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/12/2021 às 12h41min - Atualizada em 09/12/2021 às 11h57min

Tradições de Natal ao redor do mundo

Nem todos os países comemoram a data do mesmo jeito; cada lugar possui suas próprias tradições

Isabella Abrão - Editado por Matheus Da Fonseca
Reprodução: Super interessante

Com a proximidade do Natal, filmes temáticos, luzes coloridas e decoração verde e vermelha invadem as casas das famílias brasileiras. Por aqui, a preparação para comemorar a data muitas vezes começa até antes mesmo de dezembro chegar. Embora vários países também comemorem o feriado, inclusive alguns que não possuem o cristianismo como religião principal, não são todos que celebram o Natal da mesma maneira que a nossa. Conheça as diferentes tradições natalinas ao redor do mundo:

1. AUSTRÁLIA
A Austrália também comemora o Natal no verão, assim como o Brasil. Contudo, no país não há ceia na véspera de Natal - o dia 24 de dezembro não faz parte do feriado e, por isso, as pessoas trabalham. A comemoração, no dia 25, ocorre durante o horário do almoço e no cardápio estão carnes assadas, pudim de ameixa e frutos do mar. As praias ficam cheias e são realizados diversos shows ao ar livre durante todo o dia. Outra tradição australiana é o boxing day (dia das liquidações), que acontece no dia 26. Após a festividade, as lojas oferecem até 70% de desconto nos produtos.

2. ESTADOS UNIDOS
A comemoração dos Estados Unidos é provavelmente a mais conhecida por ser bastante retratada nos filmes natalinos. O Natal norte-americano também é celebrado apenas no dia 25 de dezembro, durante o almoço ou jantar, e entre as tradições estão os pinheiros naturais, as meias nas lareiras, as bengalas de açúcar e os gingerbreads, famosos biscoitos feitos de gengibre. No cardápio, normalmente há presunto, pernil, receitas típicas da família e eggnog ou gemada. A decoração das casas também é levada muito a sério e várias cidades realizam concursos para premiar a residência mais bem enfeitada.

3. FRANÇA
Na França, cada região do país celebra o Natal de uma maneira. Entretanto, o ato de fazer as pazes, por exemplo, é comum entre todas elas. O feriado é voltado para o recomeço e, por isso, as pessoas procuram resolver desentendimentos. Outra particularidade francesa são os Marchés de Natal (mercados natalinos), que vendem produtos locais, artesanatos, comidas típicas, entre outras coisas. A ceia, que ocorre no dia 24 de dezembro, é chamada de reiveillon e em alguns lugares é tradição fazer 13 sobremesas para representar Jesus e seus apóstolos. Além disso, as crianças colocam seus sapatos perto do fogo com a intenção de que o Papai Noel deixe presentes.

4. ÍNDIA
Embora o hinduísmo e o islamismo sejam religiões predominantes na Índia, o país comemora sim o Natal, que acabou se tornando um feriado bastante comercial no mundo todo. As tradições indianas são bem parecidas com as brasileiras: enfeitar as casas, dar presentes, ceiar e ir à missa em família. Contudo, entre os meses de outubro e novembro também ocorre o Diwali ou festival das luzes, comemoração semelhante a do dia 25 de dezembro, mas que faz mais sucesso entre os indianos. O festival é caracterizado pelas luzes coloridas, casas decoradas e troca de presentes e doces. Também são colocadas velas e mandalas nas entradas das residências como um ato de boas-vindas.

5. INGLATERRA
Na Inglaterra, a família real faz uma transmissão no dia 25 de dezembro, refletindo sobre o ano que passou e falando sobre as expectativas para o que irá começar. O cardápio da ceia inglesa é composto por peru recheado, batatas assadas, couve de Bruxelas e molho gravy, feito de caldo de carne. Na sobremesa, servem pudim de ameixa ou christmas pudding, uma espécie de bolo de frutas com bebidas alcoólicas. As famílias costumam esconder uma moeda no doce e quem a encontra ganha sorte e pode fazer um pedido. Além disso, assim como ocorre na Austrália, o país também realiza o boxing day no dia 26.

6. IRLANDA
Na Irlanda, a ceia é servida com peru, ganso ou presunto e batata. De sobremesa, não podem faltar as mince pies (tortinhas doces com frutas secas e especiarias) e o Christmas Pudding. Mas uma das tradições mais marcantes do país acontece antes mesmo do dia 25: os “12 pubs of christimas”. Amigos passam por 12 pubs diferentes antes do Natal e bebem um pouco em cada local. Outra coisa levada a sério na comemoração irlandesa são os famosos Christmas Jumpers ou suéteres de Natal. Empresas até escolhem um dia no mês para que os funcionários trabalhem no suéter que irão usar, chamado de “Christmas Jumpers Day”.

7. JAPÃO
No Japão, a maioria das pessoas são budistas ou xintoístas. Ainda assim, o Natal também é comemorado no país, ainda que tenha mais valor comercial. Para os japoneses, a data é parecida com o nosso Dia dos Namorados, pois há troca de presentes com a pessoa amada e são realizados jantares românticos. Contudo, uma tradição bem peculiar destaca o Natal japonês dos demais: comer frango frito do Kentucky (KFC) na ceia. Algumas lojas também vendem o famoso “bolo de Natal”, que é basicamente um bolo de morango com creme. A procura pela sobremesa é devido as cores vermelha e branco, marca registrada do feriado.

8. MÉXICO
No país, há diversas festas e tradições natalinas para comemorar a data. Os eventos começam no dia 12 de dezembro, com a festa da “Nossa Senhora de Guadalupe”, e terminam em fevereiro. No dia 16, por exemplo, o México dá início as “Posadas”, festividade que dura até a véspera de Natal e é caracterizada pela encenação da história do nascimento de Jesus e por comidas típicas, como ponche quente, buñuelos (massa fria e doce) e piñatas. Os mexicanos também trocam presentes e comem Rosca de Reis no dia 6 de janeiro, lembrando dos três Reis Magos.

Referências:

BECATTINI, Natália. “Como é o natal na Índia”. 360 meridianos, 2012. Disponível em: https://www.360meridianos.com/2012/12/o-natal-na-india.html. Acesso em: 08 dez 2021.
DUÉK, Ana. “Cinco tradições de Natal no México”. Viajar verde, 2015. https://viajarverde.com.br/cinco-tradicoes-de-natal-no-mexico/. Acesso em: 08 dez 2021.
GIROTTO, Vitória. “Curiosidades e tradições de natal ao redor do mundo”. Viajar é vida, 2020. Disponível em: https://www.viajarevida.com.br/curiosidades-e-tradicoes-de-natal-ao-redor-do-mundo/. Acesso em: 04 dez. 2021.
“Natal na Inglaterra - descubra como é comemorado!”. World study, 2020. Disponível em: https://www.worldstudy.com.br/noticia/natal-inglaterra. Acesso em: 08 dez 2021.
NOGUEIRA, Ellen. “10 fatos sobre o natal na Irlanda”. Seda college, 2019. Disponível em: https://seda.college/blog/br/10-fatos-sobre-o-natal-na-irlanda/. Acesso em: 08 dez 2021.
“Tradições de Natal em algumas regiões da França”. Conexão Paris, 2018. Disponível em: https://www.conexaoparis.com.br/tradicoes-de-natal-nas-regioes-francesas/. Acesso em: 08 dez 2021.
KAWANAMI, Silvia. “Como o Natal é celebrado no Japão?”. Japão em foco, 2013. Disponível em: https://www.japaoemfoco.com/como-o-natal-e-celebrado-no-japao/. Acesso em: 08 dez 2021.
 “5 curiosidades sobre o Natal na Austrália”. BRaustralia, 2015. Disponível em: https://braustralia.com/2015/12/15/5-curiosidades-sobre-o-natal-na-australia/. Acesso em: 08 dez 2021.
“15 Curiosidades sobre o Natal nos Estados Unidos”. Authentic, 2021. Disponível em: https://casasavendaorlando.com.br/curiosidades-sobre-o-natal-nos-estados-unidos/. Acesso em: 08 dez 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »