Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/12/2021 às 21h16min - Atualizada em 12/12/2021 às 21h50min

Entenda por que Matrix ainda é relevante para o cinema

Porque Matrix é uma referência em ficção científica, além de ser um marco na cultura pop

Bruno Cunha - Editado por Fernanda Simplicio

Mas antes de falar dessa importância, vamos relembrar o que ocorre no filme de 1999.

Neo (Keanu Reeves) é um hacker que ao ser perseguido por agentes do governo, em especial o violento e pragmático Smith (Hugo Weaving), ele é procurado por dois revolucionários: Trinity (Carrie Anne Moss) e Morpheus (Laurence Fishburne), que lhe revelam que a realidade como ele conhece não passa de uma simulação gigante de computadores.

 

No mundo real, os humanos são cultivados e aprisionados em máquinas enormes, com a energia de seu corpo alimentando essa inteligência artificial. Em choque, Neo descobre que ele pode ser o Escolhido de uma profecia antiga, o único capaz de vencer a tirania das máquinas e libertar a raça humana. Hoje temos referências de produtos que contenham algo parecido, mas em 99, não tínhamos nenhuma. Matrix trouxe conceitos novos. 

 

E se você pensar quais elementos o longa utilizou para montar sua história, não são itens que normalmente convergem, temos filosofia "Simulacros e Simulação", de Jean Baudrillard, foi uma leitura obrigatória do elenco, cyberpunk, lutas retiradas de animes e algumas referências a quadrinhos, quanto a sociedades distópicas. 

 

As lutas que são um trabalho a parte, são do coreógrafo chinês Yuen Woo-Ping, que fez Lutar Ou Morrer, com Jet Li em 1994. Em Matrix, há um upgrade de filmagem apenas, que dá mais fluidez e os cenários em grandes escalas, dão uma plasticidade maior aos movimentos. Claro, os treinamentos dos atores, em diversas artes marciais, como Kung-Fu, fazem tudo parecer ‘fácil’. Para se ter uma dimensão disso, O Tigre E O Dragão (2000), de Ang Lee, considerado um dos melhores no gênero de luta, a ‘falta de gravidade’ em alguns momentos são feitos pelo mesmo coreógrafo. 

 

A fotografia também é um marco, seja pelos filtros escolhidos quando estamos na Matrix ou fora dela (Verde para um, azul para o segundo), as roupas que utilizam tons sérios e couro, além de serem reconhecíveis, não importando o momento do filme. Se aparecer um sobretudo preto, sabemos que é Neo, Terno e gravata para Morpheus e couro para Trinity. E sabe quem trouxe essa estética para seu filme, logo após Matrix? Bryan Singer, diretor de X-Men (2000). Até Steven Spielberg optou pela ficção científica de cores dessaturadas em Minority Report (2002) e em Guerra dos Mundos (2005).

 

E o termo bullet time que hoje é algo comum, e que jogos como Max Payne popularizaram tanto a forma de realizar a cenas de ação, que o termo foi criado a partir disso. A cena onde Neo desvia das balas em uma tomada de 360º graus com diversas câmeras, é uma referência nos cinemas. E são inúmeros filmes e séries que fazem suas versões dessa cena.

 

Quando Matrix foi lançado, a humanidade estava prestes a cruzar a fronteira do Novo Milênio, e a ansiedade coletiva (quem não se lembra do bug do milênio, ou das profecias de povos antigos sobre o Fim do Mundo) vivida à época do lançamento também contribuiu para que o contexto fosse bastante bem recebido.

 

A produção foi avaliada em US$ 60 milhões. Mesmo assim, essa quantia estava bem abaixo do que foi gasto em Batman & Robin de 1997, que custou a mesma Warner 160 milhões, era considerado baixo por ser um risco, afinal eram um filme difícil, mas como haviam poucas histórias originais sendo lançadas nos cinemas naqueles anos, a risco valia a pena.

 

Inclusive os diretores não haviam pensado em continuações, o longa tinha uma história fechada e com poucos espaços abertos para uma continuação, fazer um filme deste tipo e jeito era um desafio, e a equipe sabia disso. As sequências Matrix Reloaded e Matrix Revolutions vieram a partir do sucesso de público e bilheteria.

 

O quarto filme da franquia traz os personagens em um nova aventura dentro do universo criado, pouco foi divulgado sobre os assuntos que ele irá abordar, afinal Neo tem um final trágico no último filme. Então temos que esperar o dia 22 de dezembro para conhecer como iremos retornar ao universo.

REFERÊNCIAS

SADOVSKI, R
Como "Matrix" definiu o cinema do novo século há 20 anos UOL Disponível em: < https://entretenimento.uol.com.br/reportagens-especiais/20-anos-do-filme-matrix/#cover >. Acesso em 07 de dez. 2021. 






 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »