Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/12/2021 às 21h09min - Atualizada em 11/12/2021 às 18h21min

[LISTA] 10 animações para curtir com a família neste fim de ano

Entrou de férias ou vai curtir um período de descanso? Assistir uma animação com os familiares pode ser uma boa pedida

Luann Motta Carvalho - Editado por Ana Terra
Chegamos em dezembro e estamos terminando um longo e difícil 2021. O último mês também reserva um período para relaxar após muito esforço por todo o ano. Sejam férias ou apenas um “leve descanso”, como alguns costumam classificar, é o momento para pensar em planos de diversão nesse fim de ano.

Já que falamos em se divertir e relaxar, podemos dar uma dica para conseguir as duas coisas ao mesmo tempo: assistir filmes de animação.

As animações são uma escolha excelente de diversão e repouso, além de serem produções que podem ser acompanhadas com toda a família. Ou seja, um bom plano para aproveitar o lazer e o clima das festas de fim de ano – com os parentes que você ainda tem contato!

Além disso, alguns filmes de animação possuem enredos tão bons quantos os filmes tradicionais que costumamos consumir. Histórias que divertem, mas que também promovem ensinamentos e aprendizados para pessoas de qualquer faixa etária, não apenas as crianças.

Pensando nisso, vamos trazer algumas indicações de filmes de animação para curtir com a família neste fim de ano, algumas figurinhas carimbadas, outras nem tanto. Chama todo mundo e vem conferir a lista!


Napo
Uma produção da nossa terra! Não há maneira melhor de começar uma lista de animações. Napo é um curta-metragem brasileiro que ilustra a relação de um garotinho com o avô que sofre de Alzheimer. Nesse contexto, o neto procura ajudá-lo por meio de desenhos que recordam memórias do passado do avô.

Napo foi reconhecido em vários festivais de diferentes países em 2020. Com um estilo de animação que lembra os filmes da Pixar, o curta traz uma história impactante e que retrata a realidade de muitas famílias. Vale a pena demais conferir.

Onde assistir: Youtube, pelo canal da produtora Miralumo Films.
 

O Presente
Mais um curta-metragem para a lista e mais uma indicação emocionante. O Presente tem 5 min de duração, mas consegue impactar como grandes filmes de Hollywood, ao trazer a história de um garoto que é supostamente viciado em videogames. A vida do menino muda após um presente da sua mãe: um cãozinho de três patas.

O Presente, aliás, é baseado em uma história em quadrinhos do quadrinista brasileiro Fábio Coala, publicada no site Mentirinhas. O diretor do curta, Jacob Frey, descobriu a história de Fábio após ver uma versão em inglês no site 9GAG.

Onde assistir: Youtube, pelo canal The Present.
 

Up – Altas Aventuras

A tradicional Pixar tem vários exemplos e muitas animações poderiam estar aqui na lista. Entretanto, Up - Altas Aventuras sempre se destaca como um grande clássico do estúdio da Disney.

Carl Fredricksen é um senhor de idade e que após a morte da sua esposa Ellie, perde a residência através de ações judiciais. Mas para escapar da situação, Carl faz com que a casa levante vôo por meio de balões e parte em direção ao Paraíso das Cachoeiras, lugar no qual Ellie sonhava morar. Contudo, ele descobre que Russell, um garoto de 8 anos, estava escondido na casa. Com isso, os dois irão encarar longas aventuras durante essa inusitada viagem e no distante local do destino.

Amizade, companheirismo e união. Tudo isso é retratado na obra da Pixar. É possível esperar lágrimas e sorrisos ao assistir o vencedor do prêmio de Melhor Filme de Animação do Oscar 2010.
 
Onde assistir: Disney +
 

A Viagem de Chihiro
Os filmes do Studio Ghibli sempre deveriam marcar presença nas listas de animações. E com isso, vamos falar da animação mais popular do estúdio japonês, produzida pelo aclamado diretor Hayao Miyazaki.

A Viagem de Chihiro retrata a história de uma menina de dez anos chamada Chihiro, que está se mudando para outra cidade junto de seus pais. Na exploração de um local misterioso, a garota descobre um mundo com formas mágicas e completamente inusitadas, onde seus pais são enfeitiçados. Assim, Chihiro inicia uma jornada para recuperá-los daquele universo enigmático.

Embora a trama se assemelhe com outras obras de fantasia históricas, o filme traz temas bastante aprofundados e possui aspectos visuais encantadores. Caso queira saber mais sobre a animação, temos um texto que analisa A Viagem de Chihiro com alguns pontos abordados por Miyazaki: confira aqui!

Onde assistir: Netflix
 

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Sucesso de crítica e público, A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas é uma das grandes produções nos últimos anos da Sony Pictures, um estúdio que só vem crescendo.

Katie Michell e seus familiares são os protagonistas da animação. A garota é entusiasta de cinema e consegue ingressar na faculdade dos seus sonhos. Durante a viagem da família até a universidade de Katie, uma revolução robótica se inicia e os Mitchell devem se unir para terem a chance de salvar o mundo.

Essa produção se encaixa perfeitamente com a nossa lista, afinal, é um filme que retrata uma família com a união assegurada pela construção dos laços amorosos entre pais e filhos, que passam por longas aventuras e desafios. Além disso, a obra traz várias questões reflexivas sobre a tecnologia atual do mundo.

Onde assistir: Netflix
 

Homem-Aranha no Aranhaverso
Tendo o Amigão da Vizinhança, o filme é quase uma garantia de sucesso e diversão, já que se trata de um dos super-heróis mais populares de todos os tempos.

Pois bem, Homem Aranha no Aranhaverso é mais um exemplo dessa popularidade. Nessa animação, o jovem Miles Morales é o protagonista e luta para atender às expectativas do pai, o policial Jefferson Davis. Como é tradicional nas histórias do Teioso, uma aranha radioativa pica Miles, que ganha poderes e ao longo da trama, se torna o Homem-Aranha.

Misturando dimensões paralelas e diversas versões do Homem-Aranha, o filme da Sony Pictures é uma das melhores animações dos últimos anos e vencedora da estatueta de Melhor Animação no Oscar 2019. Além disso, a obra contém uma temática étnico-racial, sendo um grande produto de representatividade.

Onde assistir: Telecine Play
 

Meu Amigo Totoro
Citamos uma obra do Studio Ghibli na lista e vamos trazer outro exemplo, desta vez com o personagem que é o mascote do estúdio japonês: Meu Amigo Totoro.

As irmãs Satsuke e Mei se mudam para uma casa no interior do Japão. O pai delas é um professor de faculdade e a mãe está doente, em um hospital. No quintal da casa, as garotas encontram uma passagem secreta que leva ao místico espírito da floresta chamado Totoro, que só pode ser visto por crianças. Assim, elas descobrem algumas realidades da vida e ao mesmo tempo, conhecem um mundo fantástico.

Sendo outra produção de Hayao Miyazaki, Meu Amigo Totoro também possui a capacidade de tratar de temas complexos com leveza, assim como ocorre em A Viagem de Chihiro. Detalhe válido de ressaltar: Totoro foi lançado nos anos 80 e Chihiro é da década de 2000. Obras atemporais.
 
Onde assistir: Netflix
 
A Jornada de Vivo
E temos musicais na lista! A Jornada de Vivo é mais uma animação da Sony Pictures e que conta com a maestria de Lin-Manuel Miranda na dublagem do jupará Vivo. O ator é conhecido por ser o produtor de Hamilton, outra produção musical e que fez um enorme sucesso.

O filme traz um clima latino, representado pelo cenário visual de Cuba e pelas canções do próprio Lin-Manuel Miranda, que é de origem porto-riquenha. No enredo, o jupará Vivo precisa levar uma carta de Andrés, seu antigo dono, para a cantora Marta Sandoval. Nessa missão, o bichinho vai contar com o companheirismo da aventureira Gabi, sobrinha-neta de Andrés.

A trilha sonora é o ponto alto da animação. Com isso, A Jornada de Vivo é uma boa indicação para se divertir com as músicas e acolhe o espectador com um roteiro simples e direto.

Onde assistir: Netflix
 

O Gigante de Ferro
A Warner Bros também não podia faltar na nossa lista, com uma animação subvalorizada e que não é repercutida como deveria ser.

Ambientado nos anos 50, em plena época de paranoia da Guerra Fria, o enredo de O Gigante de Ferro traz a história de Hogarth Hughes, um garoto que vive numa pequena cidade dos EUA e que em uma de suas aventuras, encontra um gigante robô desconhecido. Logo, os dois formam uma grande amizade, mas que está em risco devido a um agente do governo estadunidense, que deseja a destruição do Gigante.

Apesar de apresentar alguns clichês, a animação constrói bem a sua trama. O laço de amizade entre Hogarth e o Gigante é o ponto alto nessa jornada para provar que o robô tem um 'bom coração'.

Onde assistir: HBO Max
 

Viva – A Vida é uma Festa
Como dito anteriormente, a Pixar tem um longo catálogo de excelentes animações. No entanto, Viva – A Vida é uma Festa merece a menção por trazer temas familiares e abordar um pouco da cultura do México, além de ser uma das melhores produções do estúdio nos últimos anos.

No filme, o jovem mexicano Miguel sonha em se tornar um grande cantor, apesar da reprovação da família, que abomina a música. No meio do desespero para provar o seu dom, o garoto é transportado até o mundo dos mortos e para retornar aos vivos, ele precisa encontrar seu trisavô: um homem que foi um músico de sucesso.

A animação foi indicada em duas categorias do Oscar 2018 (Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original), conquistando a estatueta em ambas as nomeações.

Onde assistir: Disney +


REFERÊNCIAS:
MONTEIRO, Gabriela. “40 filmes de animação que vão encantar sua família”. DICAS DE MULHER. Disponível em: <https://www.dicasdemulher.com.br/filmes-de-animacao/>. Acesso em 7 de dez. de 2021.
LISBOA, Yasmin. “8 animações para assistir em família”. ESTANTE VIRTUAL. Disponível em: <https://blog.estantevirtual.com.br/2020/11/10/8-animacoes-para-assistir-em-familia/>. Acesso em 7 de dez. de 2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »