13/12/2021 às 19h13min - Atualizada em 13/12/2021 às 18h49min

O sucesso do Booktok no mundo literário

O booktok é um nicho do Tik Tok onde criadores de conteúdo falam sobre o universo literário e está em grande ascendência no mercado

Beatriz Costa Rodriguez - editado por Larissa Nunes
Ilustração de livros e o símbolo do Tik Tok / Fonte:Fedecamaras radio

No Booktok o lado literário do aplicativo, os leitores fazem resenhas de livros, compartilham suas experiências, interagem entre si e, até, se vestem como os personagens, em curtos vídeos de até 1 minuto. A hashtag #booktok atualmente conta com 9,3 bilhões de visualizações, com vídeos que chegam a mais de 668 mil curtidas; o número crescente não foi somente em visualizações, mas também nas vendas de títulos indicados na plataforma.

 

Os livros que mais fazem sucesso no app são de romance, fantasia e young adult. Clássicos são muito citados (ainda mais em edições especiais), e indicações de autores nacionais são sempre bem-vindas. Além das indicações, o booktok é cheio de análises de livros, teorias, resenhas, fan art e comunidades muito unidas.
 

Outro aspecto que se destacou na comunidade booktoker, foi o destaque dado às discussões sobre representatividade nos livros que passaram a ser muito mais abordadas. Em agosto, o livro infanto - juvenil mais vendido na lista da Veja foi Vermelho, Branco e Sangue Azul, livro que ficou popular no TikTok pelo seu protagonismo LGBTQIA+. A hashtag do livro, sozinha, possui 60 milhões de visualizações no aplicativo. Na categoria de ficção da mesma semana, o topo da lista dos mais vendidos é ocupado por Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, que também viralizou na plataforma pelo protagonismo LGBTQIA+.

 

As recomendações nem sempre são novos lançamentos, podem ser livros que já foram publicados há muito tempo — como o hit “Mentirosos“, de E. Lockhart, publicado em 2014.

O sucesso dos booktokers tem feito até mesmo livrarias a criarem seções especiais entre suas prateleiras para divulgar obras analisadas em peso no TikTok.

Imagem de um stand de livraria com uma seção do Tik Tok / Fonte: via Twiter @michejaw 


Os sete maridos de Evelny Hugo -Taylor Jenkins Reid
 

O livro conta a história da celebridade de Hollywood Evely Hugo, famosa por seus filmes aclamados, pela sua sensualidade e seus sete casamentos. Prestes a completar 80 anos, ela decide contar sua história para a jornalista Monique Grant. O livro toca em assuntos como violência doméstica, racismo, xenofobia, sexualização precoce, machismo, homofobia e a podridão do estrelato.

Com o uso de uma narrativa oral em formato de entrevista, a obra revela as verdades a respeito da falsa história de vida da atriz; a autora tem uma escrita sólida e fluida, dando ainda mais vida para seus personagens.
 

Vermelho branco e sangue azul - Casey McQuiston
 

Esse new adult ganhou popularidade por ser um romance de leitura leve, engraçada e com aquela relação hate to love queridinha pelos leitores. A trama LGBTQ+ conta a história de dois adolescentes, o príncipe da Inglaterra e o filho do presidente dos Estados Unidos, que após se encontrarem em uma situação diplomaticamente embaraçosa, são obrigados a fingir uma amizade para a mídia, mas acabam se tornando mais que amigos.
 

Corte de espinhos e rosas - Sarah J. Maas
 

O primeiro livro da saga de romance do gênero hot fantasy, lançado em 2015 faz sucesso no Tik Tok e é conhecido no booktok como Acotar, que vem da sigla em inglês A Court of Thorns and Roses.

A obra literária retrata um mundo dividido por uma muralha mágica que separa duas espécies: os feéricos e os humanos. Feyre, uma caçadora humana, dispara uma flecha em um lobo e sem saber, que era na verdade uma criatura mágica. Ela é arrastada para além do muro por uma criatura bestial rumo à terra que ela só conhece por meio de lendas.
 

O príncipe cruel - Holly Black
 

É o primeiro livro da trilogia O povo do ar e se passa em um universo fantasioso, onde 3 irmãs mortais são levadas para viver no Reino das Fadas, após ter seus pais assassinados. No entanto, humanos não são bem-vistos nesse universo, e as irmãs passam a vida tentando se encaixar e sobreviver no meio das diversas intrigas, humilhações, traições e lutas por poder no mundo feérico.
 

A Canção de Aquiles (A aclamada releitura da Ilíada) - Madeline Miller
 

Grécia Antiga, o lar de deuses e reis. Pátroclo, um jovem príncipe, acaba exilado no reino de Fítia, após um acontecimento trágico. Em seu novo lar, ele encontra Aquiles e eles desenvolvem uma conexão profunda e se tornam inseparáveis. Baseada na “Ilíada”, de Homero é uma história sobre o poder do amor e a força do destino, mas também das grandes batalhas entre deuses e reis, de paz e glória, de fama eterna e dos segredos do coração humano.

Livros do Booktok / Fonte: clebrity.land
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »