Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/12/2021 às 21h52min - Atualizada em 14/12/2021 às 12h29min

5 livros natalinos para as crianças

Recomendação de títulos natalinos voltados para crianças que transmitem ensinamentos sobre os valores da data de forma lúdica.

Judite Almeida - Revisado por Isabelle Marinho
(Foto: Reprodução / Wizard)

Muitas pessoas comemoram e seguem tradições diferentes no Natal, assim como variam as maneiras de passar a frente os ensinamentos e costumes natalinos para seus filhos.

Existem diversas possibilidades de celebrar e apresentar a data e seus valores para os pequenos, seja por meio canções, peças e, claro, boas histórias que acabam auxiliando não só a conhecer melhor sobre essa importante e significativa data comemorativa, como também os exemplos de solidariedade, amor e aquele toque de magia que podemos levar para sempre.


Criança e Papai Noel lendo. (Foto: Reprodução / Revista Crescer - Globo)

Criança e Papai Noel lendo. (Foto: Reprodução / Revista Crescer - Globo)

 

Pensando nisso, aqui vai uma pequena seleção de títulos educativos e clássicos que carregam o espírito natalino para as crianças e também faz os adultos curtirem.

 

Como o Grinch roubou o Natal – Dr. Seuss 

 

Um clássico da literatura americana! O livro de Dr. Seuss, que também inspirou o filme “O Grinch”, conta a história de um personagem verde e peludo que é famoso por odiar o Natal e tenta acabar com a festa. Porém, Grinch pode perceber que o verdadeiro significado do Natal vai muito além de comemorações e presentes. Essa história sobre o espírito do Natal é capaz de conquistar a todos independente da faixa etária.
 

Natal com Lua Cheia, Chuva Miúda e Perfume de Jasmim - Sonia Robatto

O livro conta a história de como preparar presentes para serem entregues na noite de Natal, como a mãe e a avó do enredo, mas as suas caixinhas são especiais porque guardam singelas e mágicas lembranças. É uma história que remete à memória da simplicidade do Natal para uma criança, e o valor dos pequenos gestos.


O Natal do Carteiro - Allan Ahlberg
 

Na época do Natal, além do Papai Noel, o carteiro também trabalha em dobro para entregar todas as cartinhas, votos de felicidade e alguns presentinhos. Nesta história, ele visita alguns personagens dos contos de fadas tradicionais para lhes entregar a correspondência natalina, mas a maior tarefa dele nessa época do ano é auxiliar a própria família Noel com os milhares de pedidos das crianças. Acompanhando a história do carteiro, as crianças podem entender melhor a importância e magia da tradição das cartinhas, apesar de toda a tecnologia disponível atualmente.

Rodolfo é um carneiro que usa uma enorme touca listrada, e tem uma grande amizade com o sapo Godofredo. Na véspera de Natal, ocorre um imprevisto com o trenó do Papai Noel, e Rodolfo se vê na missão de salvar o Natal com muita coragem, algum talento e esforço e assim acaba descobrindo uma maneira de manter aceso o encanto da data. Os pequenos leitores encontram diversão, inspiração e companheirismo nessa história.

 

A Árvore do Beto – Ruth Rocha 
 

Beto é um garoto querido por todos na vizinhança e todo Natal o menino acaba ficando triste, pois sua família não tem dinheiro para comprar uma árvore. Partindo disso, Beto resolve plantar a sua própria, porém ele fica na dúvida em relação de cortar a árvore que acabara de crescer, mas a narrativa dá sua reviravolta e traz ensinamentos sobre o cuidado com  natureza, empatia e solidariedade.
 

Esta obra, da escritora brasileira Ruth Rocha, pertence a um dos volumes da série “A Turma da Nossa Rua”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »