Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/12/2021 às 22h01min - Atualizada em 14/12/2021 às 20h17min

Mais que uma festa, uma TRADIÇÃO: O São João

Algumas curiosidades sobre o festejo mais famosos do Nordeste

Alessandra Barbosa - editado por Larissa Nunes
Ilustração da festa junina com fogos. Arte: Conexão Escola

As famosas festas juninas são comemorações que acontecem no mês de junho em todo país. E por ter um peso religioso, são festejados em nome de três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Santo Antônio (13 de junho), o tão falado santo casamenteiro, ao longo do ano tem seu nome colocado em diversas simpatias, mas é no mês de junho que essa prática se intensifica, já que segundo a lenda, as moças solteiras pedem para que o santo interceda por um casamento, e seguindo algumas “regras”, as moças acreditam que podem ser atendidas e o tão esperado casamento pode acontecer.

São João, esse que carrega o nome da festa, é considerado um santo festeiro, e foi um dos que sempre esteve mais próximo de Jesus Cristo, pois participou de seu batizado as margens do rio Jordão, e sua data é comemorada no dia 24 de junho.

O último, mas não menos importante, é São Pedro, comemorando sua data no dia 29 de junho, finalzinho do mês, onde é o “encarregado” de encerrar a festa.


Quando o assunto é comida típica, o milho é matéria prima principal e está presente em quase todas as receitas, como: munguzá, pamonha, canjica e pipoca...Mas, outros alimentos também brilham nos festejos juninos e tem uma grande simbologia, como é o caso da maçã do amor, que é uma maçã vermelha envolvida no caramelo, e há quem diga que é o alimento dos casais apaixonados. Paçoca, tapioca, broa e pé de moleque também são responsáveis por abrilhantar as mesas juninas e fazer com que a época se torne ainda mais apetitosa.
 


As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre que povoou principalmente o nordeste do Brasil e pode-se encontrar muitíssimas semelhanças no modo de vestir antigamente com a atual maneira. E em se tratando de moda, esse período do ano tem uma aliança celada com o xadrez, qualquer pessoa que curte o São João tem ao menos uma peça desse tipo no guarda-roupa, já que esse tipo de modelo é considerado marca registrada nas festas, e não importa a tonalidade, o quadriculado já caracteriza tudo.























 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »